Facebook ou Instagram ou Linkedin ou Twitter ou YouTube… são realmente muitos “ous” na hora de escolher a rede social para divulgar sua empresa. É por isso que estamos aqui, para te ajudar nesse caminho. Segue a gente e aprenda como escolher a melhor rede social para o seu negócio.
Todo processo de escolha da ou das redes sociais ideais para o seu negócio parte de uma questão: Qual é a rede social que o meu cliente usa com mais frequência?
Não que essa seja uma pergunta fácil de ser respondida, mas um esforço deve ser feito para identificar qual é o gosto do cliente. Afinal, não adianta em nada você estar em uma rede social e todas as pessoas para quais vocês quer vender estarem em outra, né? A ajuda de um bom profissional é bem-vinda nesse caso.
Mapeadas as redes sociais que seu público alvo mais usa, parte-se para uma análise minuciosa de cada rede para:
- Identificar se ela atinge às necessidades do seu negócio
- Conhecer a linguagem da rede social
- Inteirar-se das regras de usos, ou seja, o que é e o que não é permitido
Abaixo vamos apresentar as 7 redes sociais que acreditamos serem as mais importantes para a sua empresa. Avalie, anote as que achar mais interessante e depois nos conte qual pensa em usar. Combinado?
1 – Facebook

Visto os números, estar presente no facebook não é uma opção é uma necessidade. Afinal, se seguirmos as pesquisas, estima-se que quase a metade dos seus clientes brasileiros acessam essa rede, certo?
Com uma linguagem voltada para a interação com o usuário, pelo Facebook é possível fazer publicações em diversos formatos: só texto ou imagem, texto e imagem, vídeos gravados e ao vivo, áudios e gifs.
E, ainda, existe a opção de fazer publicidade diretamente pela plataforma, a um custo beeeemmmm menor. Você é livre para montar a estratégia que bem entender, mas cuidado para não exagerar. Conte sempre com um profissional para te indicar o melhor caminho.
2 – Instagram

O instagram é visual, funciona como um catálogo multimídia para seus produtos e serviços. A regra aqui é: “uma imagem vale mais que mil palavras”. Então, dê atenção especial para as fotos que estão sendo postadas, elas tem que encher os olhos do usuários, fazendo com que ele pare e leia a mensagem, a qual deve ser curta e fácil de se entender. Olha, até vender já é possível pelo Instagram. Um pequena desvantagem dessa rede é que links só são clicáveis mediante patrocínio, ou seja, pagar para aparecer para mais pessoas, fato que não nos opomos.
3 – Twitter

Estar presente no Twitter é uma questão de estratégia da empresa, devido a sua característica de mais informal e super rápida é preciso avaliar, muito mais do que qualquer outra rede social, se você deve ou não estar nela. E, principalmente, se você tem condições de estar nela, pois sendo uma rede social que apresenta as postagens em ordem cronológica, se você não tiver uma rotina de publicações, seu conteúdo, por mais legal e interessante que seja, vai ser suplantado por várias outras postagens.
4 – Google +

O funcionamento do Google Plus é muito semelhante ao do Facebook, aceitando a publicação de textos, imagens e vídeos. Mas o “plus” do Google Plus, é que TODO MUNDO que tem uma conto no Google (gmail, drive e afins) terão um perfil pessoal na rede social em questão. Ok! Nem todo mundo usa, mas estar lá é preciso, principalmente se você quiser aparecer nas buscas do Google. Partiu fazer sua conta AGORA!
5 – Pinterest

Outra funcionalidade bem legal do Pinterest é que as imagens compartilhadas possuem por escrito o site de onde elas vieram, direcionando para lá quando forem clicadas. Isso quer dizer que o Pinterest é uma boa forma de aumentar o tráfego para o seu site.
Gostou? Quer começar a usar? Por ser uma nova ferramenta, o ideal é falar com um profissional para que ele lhe ajude a construir uma estratégia eficiente, definindo bem as categorias para cada imagem publicada, as formas de publicação.
6 – Youtube

O primeiro fator a se considerar ao criar uma conta para sua empresa no YouTube é: “tenho alguma coisa a dizer?”. Se a sua resposta a primeira pergunta foi sim, então partimos para a outra: “terei condições de produzir vídeos de qualidade para inserir na plataforma?”. Também disse sim a essa questão? Partimos então para o último ponto: “meu público alvo é usuário recorrente do YouTube?” Sim? Partiu começar as produções, então!
7 – Linkedin

Ufaaaa…chegamos ao fim, mas só ao fim dessa parte. Há muito mais o que desbravar neste mundo chamado internet, com o sobrenome de redes sociais. Mas vamos resumir o que aprendemos até aqui:
- a resposta de qual a melhor rede social virá sempre do seu público. Sua empresa deve estar onde eles estão;
- não há uma rede social específica para cada tipo de negócio, tudo irá depender da sua estratégia de negócio e muita análise;
- a ajuda de um profissional na hora de escolher os caminhos a serem seguidos é sempre a melhor opção.
A Agência Mobidick, com sua baleinha azul 🐋, está aqui te esperando para se aventurar nesse oceano de possibilidades. E olha, de oceano azul a gente entende 🤩.
Vem falar com a gente.