Vai demorar para esquecermos 2020, não é mesmo? Um ano marcado por mudanças devido a pandemia do Covid-19, que ainda deixam marcas nas áreas da saúde, economia e política. E também nos trouxe grandes mudanças comportamentais, quando falamos de jornada de compra e adaptações tecnológicas para o comércio devido ao “novo normal”. 

 

Chegamos ao fim deste ano em que inúmeros planos e estratégias foram forçadas a ganharem novos rumos para conseguir se equilibrar na corda bamba da incerteza da economia e do comércio. É chegado o momento (mais do que na hora) de pensar e estruturar um bom planejamento comercial para o novo ano que está batendo na porta, por isso separamos algumas dicas valiosas para você!

Definição de objetivos

 

Primeiro pense: Quais os seus planos para 2021? (Muita calma nessa hora, sabemos que são muitos). Quer aumentar as vendas? Aumentar a taxa de conversão? Melhorar o processo escalável? São questionamentos que você pode fazer como ponto de partida em seu planejamento. 

Quais KPI’s vai seguir?

 

Os dados estão aí para nos ajudar a manter o foco no planejamento. Esse assunto já foi visto por aqui, e você pode rever ele completo nesse link. São os KPI’s que deverão basear a execução de suas ações. Com as métricas definidas você poderá ao final do próximo ano avaliar o que funcionou ou não em sua estratégia. É importante sempre ficar de olho nelas.

 

Definição das estratégias 

 

Definidos os objetivos, vamos traçar as estratégias para alcançá-los. Lembrando que para cada modelo de negócio existem diferentes estratégias, pois isso varia de acordo com o público que você atende atualmente, o que você busca atrair e o seu produto ou serviço.

  • Conheça o seu cliente: A melhor maneira de entregar um produto ou serviço satisfatório e com wow moments para o seu cliente é estudando o seu comportamento. Saber as suas preferências em diversos setores vai ajudar você a definir o perfil de cliente ideal para o seu negócio.

  • Espie a concorrência: Prática saudável quando o assunto é planejamento é dar aquela espiadinha no que a concorrência está fazendo. Quais promoções e produtos estão divulgando, etc.

  • Alinhe a sua equipe: Você e sua equipe devem estar alinhados para entregar o melhor aos seus clientes em busca dos objetivos que traçamos lá no primeiro item citado neste texto.

Outros pontos importantes a serem levados em consideração ao planejar estratégias para 2021 é referente às experiências vividas pelo consumidor em 2020. O seu modo de comprar mudou e esse comportamento deve ser mapeado com atenção.

 

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Fontes:
rockcontent

runrun.it