Quem nunca se inspirou em um filme? Ou então, quem nunca achou que sua vida estava sendo retratada em uma sessão de cinema ou uma maratona de séries? É a vida imita a arte ou a arte imita a vida, disso temos certeza.

É tanta a nossa inspiração em filmes que resolvemos compartilhar com vocês os que mais gostamos e que tiramos muitos insights para investir em negócios e entregarmos resultados aos nossos clientes.

Inspire-se você também. Caso não tenha assistido ainda, #ficaadica. Depois nos conte o que achou, ok?

Fyre Festival: Fiasco no Caribe

Quando um promotor de eventos e um rapper resolvem criar um festival para lançar um novo aplicativo que vai mudar a forma de contratação de artistas e celebridades, a certeza que se tem é que tudo dará certo, né? Mas foi só usar de maneira errada as redes sociais, sem qualquer tipo de planejamento que um sonho de festival luxuoso, em uma ilha paradisíaca, se tornou um completo fracasso, gerando US$ 100 milhões.

O que aprendemos…

Qual o ensinamento que o filme deixa para a saúde de qualquer projeto? Que redes sociais são decisivas para o crescimento ou fracasso dele. Um negócio pode falir do nada somente por uma postagem de mau gosto ou mal feita. LEMBRE-SE a credibilidade da sua empresa é avaliada a todo o momento, pelas redes sociais.

Diretor: Chris Smith

Gênero | Ano | Duração: Documentário | 2019 | 97min

Walt Before Mickey

O que o mundo mágico da Disney tem para nos contar sobre negócios? Muito. Podemos começar pela história do seu idealizador: Walt Disney. É sobre as dificuldades que um ilustrador amador enfrentou para seguir o seu sonho, que o filme Walt Before Disney fala. Baseado em fatos reais, você irá perceber que entre você e Walt Disney há muito mais semelhanças do que possa imaginar. Afinal, qual empreendedor não passa por adversidades até conquistar seu lugar ao sol?

O que aprendemos…

Além da identificação, você terá grandes sacadas para reinventar o seu negócio, sempre que for necessário. Walt foi um mestre em inovação, sempre com o objetivo de alcançar o sucesso. E não é o que todo mundo quer? Aqui na Mobidick vivemos  isso na pele. Estamos sempre buscando formas diferentes para divulgar sua empresa para que você venda mais. E você, como está inovando? Sinta a vibração desse filme inspirador!

Diretor: Khoa Le

Gênero | Ano | Duração: Biografia, Drama | 2015 | 107min

A Corrente do Bem

Imagine receber o seguinte desafio: “tenha uma ideia para mudar o mundo e coloque-a em prática”. O prêmio: além de mudar o mundo, ser reconhecido como a pessoa que fez a diferença. O que você faria? Um menino de 11 anos cria uma corrente do bem. A ideia simples gira em torno de três boas ações realizadas para três pessoas. Cada favor recebido deve ser retribuído a três outras pessoas. Em estilo de pirâmide, a corrente do bem vai se formando. E por que não?

O que aprendemos…

Com um roteiro que emociona do início ao fim, você vai entender que pequenas ações podem fazer uma grande diferença. Isso vale tanto para a vida, como para os negócios. Até porque, se a sua empresa não tem um propósito para existir, conquistar o coração e a mente dos seus consumidores é tarefa impossível. Saiba o que você faz e, principalmente, por que você faz. Destaque dos demais. Para isso proponha-se a fazer a diferença. Você não precisa mudar o mundo. Mudando o seu negócio, já é um bom começo.

Diretor: Mimi Leder

Gênero | Ano | Duração: Drama | 2000 | 123min 

Mad Men

Uma série que traz muitos insights para o marketing empresarial, esse é o principal motivo para você começar hoje mesmo a assistir Mad Men. O dia a dia de uma agência de publicidade nos anos 60, mostra o processo criativo das campanhas, desde o briefing, passando pelas fases de pesquisa, indo até a apresentação para o cliente. Para quem quer se inspirar e, também, conhecer um pouco dos Anos Dourados da Publicidade, essa é uma série imperdível.

O que aprendemos…

Entre os inúmeros ensinamentos que Mad Men pode nos oferecer, os que achamos mais importantes são:

  • Conheça seus clientes 🗣: para isso, converse com eles. Dados da internet são super importantes, mas, como você verá na série, um bate-papo com algumas pessoas de seu público-alvo é muito mais proveitoso, pois você vai descobrir mais a fundo as necessidades e os desejos deles, as formas como se comunicam e a relação que eles têm com as empresas.
  • Faça pesquisa de campo 🕵‍♂: tem um produto inovador? Que tal testar ele com quem realmente irá usar? Por mais que você conheça todas as técnicas e confie no potencial da sua criação, é só após as pessoas usarem ele que você conseguirá afirmar que o objetivo foi alcançado.
  • Tenha ideias criativas 💡, mas dê tempo para elas chegarem ⏳: se na década de 60 pensar fora da caixa era necessário, agora então nem se fala. Então, inove nas formas de comunicação e diferencie-se dos demais. No entanto, não tenha pressa, avalie se a estratégia está de acordo com o negócio.

Agora: bora dar o play e curtir essa série inspiradora! Assista o trailer para ter uma ideia.

Diretor: Matthew Weiner

Gênero | Ano | Duração: Drama | 2007 – 2015 | 7 temporadas, 92 episódios.

Game of Thrones

Sabe aquele tipo de série, que apesar de não tratar diretamente de negócios, traz muitas inspirações para novos e velhos negócios? Game of Thrones é uma delas. Centrada nas disputas travada entre sete reinos para ver qual deles irá ocupar o trono de ferro, e ter o poder para governar os outros sete. Alianças e conflitos dão o tom de toda a série, algo que muito lembra o mundo dos negócios, não? É exatamente por isso, que trouxemos essa série como uma das indicações para você assistir e se inspirar.

O que aprendemos…

Para direcionar melhor o seu olhar, já que com tanta informação é possível que os ensinamentos possam se perder, separamos alguns que nós aqui da Mobidick percebemos. Vem descobrir👇

  • Conheça seus concorrentes. Preste atenção no personagem Lorde Varys, o Aranha, como é conhecido. Deixando de lado a forma como faz, que não é honesta, digamos assim, ele está sempre por dentro do que acontece, ficando um passo à frente dos seus oponentes, conquistando a lealdade de quem precisa.
  • Escutar os clientes é um dos grandes ensinamentos que a Daenerys Targaryen nos dá nesta série. Também buscando conquistar o Trono de Ferro, ela procura escutar os problemas dos súditos dos reinos que conquista, procurando, sempre que possível, atender as demandas, em troca disso ganha a confiança do povo.
  • Nunca se acomode. Se numa luta com somente sete reinos, sentir-se confortável é um perigo. Imagina em um cenário competitivo como é o mundo dos negócios?

Se achar outras referência de Game of Thrones para ser usada nos negócios, nos conte aqui que atualizamos esse texto rapidinho!

Criadores: David Benioff e D. B. Weiss.

Baseado na obra: A Song of Ice and Fire, de George R. R. Martin

Gênero | Ano: Ficção | 2011 – 1ª temporada

Vingadores Ultimato

Não iremos dar spoiler, até porque não vamos falar do filme em si, mas sim falar como ele conseguiu atingir a segunda maior bilheteria em menos de 15 dias. Isso mesmo, foram mais de 2 milhões arrecadados em poucos dias de exibição. Já pensou se você tivesse um produto que vendesse assim? Você deve estar aí dizendo, mas eles são a Marvel. E a gente diz, sim eles são, mas não é só isso. Veja abaixo.

O que aprendemos…

Além de um baita filme Vingadores Ultimato é um case inspirador para o marketing. Aprenda com eles como fazer sucesso no seu negócio:

  • Conte uma história e crie expectativas, a Marvel fez ao todo 22 filmes até chegar ao Vingadores Ultimato, porque você não poderia criar alguns cards conectados um com os outros para ser postado pré-campanha?
  • Não importa a quantidade de marketing, importa mesmo é a qualidade dele. A divulgação de Vingadores Ultimato foi escassa em quantidade, mas certeiro em conteúdo e investimento, incluindo desde trailers digitalmente alterados, deixando ainda mais mistérios na história final, até parceria com outras marcas.
  • Campanha diversificada e preocupação com os públicos, com investimento em torno dos US$ 200 milhões. Tudo isso para celebrar cada um dos públicos dos filmes que se expandem por meio dos personagens e das história ao longo dos anos, assim como falou o vice-presidente de marketing da Disney.

Diretor: Anthony Russo e Joe Russo

Gênero | Ano | Duração: Aventura | 2019 | 182min

Moneyball – O Homem que Mudou o Jogo

Como fazer um time ser vitorioso, sem precisar investir fortunas para isso? Essa foi a missão dada a Beane, o gerente geral do time de baseball Oakland. Você agora vai perguntar: o que um time de baseball tem a ver com marketing? Quando desde a seleção dos jogadores, até o treinamento do time é feito com base em dados, o marketing e o esporte passam a ter muito mais incomum do que a simples razão possa compreender. É isso mesmo, assim como Beane fez, para montar as melhores estratégias para atrair os consumidores e se destacar é preciso estar atento aos dados que o mercado apresenta. Somente analisando as informações que os públicos oferecem todos os dias é possível sair vitorioso.

O que aprendemos…

Moneyball é um filme didático, nele a gente pode aprender que:

  • dados são os melhores amigos na hora de se montar uma estratégia vencedora;
  • mais do que ter dados em mãos, é preciso interpretá-los;
  • para ter as respostas certas, as perguntas certas devem ser feitas;
  • depois de tudo planificado, ações são necessárias e principalmente é preciso de uma equipe motivada e inspirada.

Diretor: Bennett Miler

Gênero | Ano | Duração: Drama | 2011 | 133min

O Lobo de Wall Street

Esse é um daqueles filmes que assistir é necessário, pois ele tem muito a ensinar sobre vendas e marketing. Amoral e insano na maior parte do tempo, para muitos ele é um filme repugnante. Baseado a história real de Jordan Belfort, um dos corretores mais malucos dos anos 80, quebrando a banca de uma forma não muito ortodoxa, mas que o levou a marca de quase 50 milhões de dólares aos 26 anos de idade. Nossa dica é: assista-o mesmo que for para odiá-lo. Vamos te mostrar 5 ensinamentos que aprendemos com o Lobo de Wall Street, os quais lhe darão mais motivos para dar o play e conferir as 3 horas desse filme um tanto inspirador para o seu negócio.

O que aprendemos…

Tirando as excentricidades e as ilegalidades que Jordan Belfort, O Lobo de Wall Street é um filme didático, nele a gente pode aprender que:

  • antes de apresentar os atributos de um produto, crie a necessidade por ele, ou seja, mostre primeiro os benefícios que ele trará para o seu cliente (cena que um dos futuros funcionários de Jordan lhe vende uma caneta);
  • seja um líder que mantém a equipe motivada, para isso conheça quem trabalha com você e, quando falar com eles, fale com o coração (são inúmeros os discursos motivacionais no palquinho improvisado do Lobo de Wall Street);
  • treinamento de equipe é fundamental e se o líder conduzir esse treinamento é melhor ainda, pois servirá como exemplo, fazendo com que todos entendam que ele sabe o que está fazendo (o script para contato com o cliente criado por Jordan, ajudou toda a sua equipe ter sucesso);
  • saiba que tipo de cliente você quer conquistar, depois conheça-o, saiba do que ele gosta, o que pensa, só assim você vai encontrar uma forma de comunicação que irá despertar a confiança do seu cliente em você e sua empresa;
  • reconheça o marketing como um excelente aliado, divulgue a sua empresa e como ele pode melhorar a vida do seu público-alvo, criando neles uma necessidade de algo que eles nem sabiam que precisavam.

Diretor: Martin Scorsese

Gênero | Ano | Duração: Drama Biográfico | 2014 | 180min

O Rei Leão

A nova versão do clássico Rei Leão traz uma série de inspirações para o seu negócio, pode acreditar. Após 25 anos do lançamento do primeiro filme que conta a história de Simba, a Disney alça mão da tecnologia e transforma a animação em 2D de 2004 em um live-action de orçamento bem pomposo. Como era de se esperar a reestreia repaginada da história do retorno de um leão para ocupar o seu lugar de direito no ciclo da vida foi um sucesso, batendo a bilheteria do filme original. Adultos e crianças competiram por espaço para assistir a mais essa versão do longa-metragem que continuará encantando gerações. Tendo em vista todo esse sucesso, separamos alguns ensinamentos que o Rei Leão pode trazer para o mundo dos negócios. Segue lendo para descobrir.

O que aprendemos…

Deixando de lado a nossa preferência entre as versões dos filmes, o Rei Leão nos ensina que:

  • tem produtos que perpassam o tempo, saber como relança-los é super importante, principalmente se eles fazem parte do imaginário das pessoas;
  • como Mufasa disse para o Simba: lembre-se quem você é. Você deve ter bem claro qual é a missão, visão e valores da sua empresa, definindo bem o posicionamento dela no mercado;
  • defina bem seu público-alvo, pois se a sua meta é alcançar o leão, não é focando nas hienas que você vai conseguir cumprir a sua meta;
  • assim como a vida, as vendas são um ciclo sem fim. Você vende, prospecta hoje, vende amanhã, faz pós venda depois e dali quinze dias;
  • está lembrando a cliente que tem que voltar a comprar novamente;
  • por fim, uma dica do que NÃO FAZER. Hakuna Matata é, provavelmente, o lema mais conhecido, mas não seria o mais indicado para o seu negócio, pois os problemas precisam ser enfrentados e não deixados de lado ou esquecidos, ok?

Diretor: Jon Favreau

Gênero | Ano | Duração: Drama, Live-action, Musical | 2019 | 118min