Tem um livro que inspirou o seu negócio? E para gerenciar sua empresa, qual o seu livro de cabeceira? Ou em tempos de tecnologia, qual livro é o favorito no seu Kindle®? Ok! Você pode não ter nenhum desses, mas pode ter certeza que isso vai mudar.

A Mobidick encarou essa missão e vai vai te apresentar uma série de livros que vão te fazer entender melhor o mundo empresarial, do marketing, das pessoas. Tudo para te ajudar a ter cada vez mais sucesso.

Veja nossa lista. Te convidamos a provar dessas leituras e nos contar depois o que aprendeu ou colocou em prática. Se, algum deles você já leu, coloque nos comentários, como foi essa experiência.

E vamos à leitura… ops… à lista!

O PODER DO HÁBITO.

Saber como os hábitos funcionam ajuda em seu sucesso profissional e pessoal. É claro, que o autor não irá falar de qualquer hábito. Ele tratará daqueles que são os mais corretos para você alcançar resultados positivos, ser mais produtivo, ter estabilidade financeira e, por que não, aumentar a sua felicidade.

Autor: Charles Duhigg
1ª Edição:  2012
Editora: Objetiva
Onde comprar:
Saraiva, Amazon, Livraria Cultura

GRANDE MAGIA: VIDA CRIATIVA SEM MEDO.

Nesse livro, você vai entender que ser criativo tá muito mais ligada à curiosidade do que a um dom, como tanta gente acha. A autora vai te mostrar qual é a “grande magia” que acontece quando você vai atrás das sua curiosidade. Ela oferecerá muitos insights para você se inspirar e ir atrás dos seus sonhos.

Autora: Elizabeth Gilbert
1ª Edição:  2015
Editora: Objetiva
Onde comprar:
Saraiva, Amazon, Cia das Letras

A ARTE DA INOVAÇÃO.

Você quer aprender com a empresa que projetou o mouse da Apple? Então esse livro deve ser lido. Ele conta a história da empresa norte-americana IDEO, que além no famoso mouse, também projetou mais de 5 mil produtos. Conduzindo o leitor aos bastidores dessa empresa altamente criativa e revelando suas estratégias e segredos, para mostrar como se ter sucesso no mundo dos negócios por meio do pensamento criativo e inovador.

Autor: Tom Kelley
1ª Edição:  2001
Editora: Futura
Onde comprar:
Estante Virtual

LEIA ISTO SE QUER TER MUITO SUCESSO NO INSTAGRAM.

Como está sua conta no Instagram? Quer ter mais sucesso nela? Uma baita inspiração para você arrasar nos posts dessa rede social super imagética é este livro. Nele você vai aprender sobre técnicas fotográficas, legendas, códigos de conduta, tudo para corrigir o seu feed e atrair cada vez mais seguidores e, por consequência, mais negócios. De qualquer forma, pode contar com a equipe Mobidick, aqui esse é um dos livros de cabeceira.

Autor: Henry Carrol
1ª Edição: 2017
Editora: Gustavo Gili
Onde comprar:
Amazon, Livraria Cultura, Saraiva

A CAUDA LONGA

Lucrar com a fragmentação dos mercados, é uma das formas de gerar mais lucros. Neste best seller, Chris Anderson identifica nichos que, mesmo não recebendo a devida atenção, podem ser tão atrativos quanto os produtos de massa, ou seja, os hits, aquele pequeno número de produtos que vende muito, mas que também tem muita concorrência. E você, foca somente em hits ou aproveita as oportunidades que os nichos lhe apresentam? Inspire-se com as grandes ideias da Cauda Longa. Nós investimos bastante tempo estudando ela. Se precisar de ajuda, é só chamar, ok?

Autor: Chris Anderson
1ª Edição: 2006
Editora: Elsevier / Alta Books
Onde comprar:
Amazon, Livraria Cultura, Estante Virtual

O EFEITO FACEBOOK

Esse não é um livro só sobre a história do Facebook, ele fala sobre os sentimentos que giram em torno dele, traz dados e informações pertinentes para tornar-se um relato completo sobre essa rede social de grande sucesso. Por meio de uma análise da impacto do Facebook na vida social das pessoas, o autor mostra como um jovem empreendedor muitas vezes abriu mão dos lucros para não comprometer suas ideias. Você pode até ter ressalvas com o Mark Zuckerberg e a sua maior criação, mas saber mais sobre essa história é inspiração pura para o seu negócio. Delicie-se com o texto fácil de Kirkpatrick e se precisar de qualquer ajuda para adentrar no mundo digital, basta nos chamar!

Autor: David Kirkpatrick
1ª Edição: 2011
Editora: Intrínseca
Onde comprar:
Amazon, Saraiva, Estante Virtual

PENSAR COM TIPOS

Mais que um livro sobre tipos (fontes, letras, lettering), esse é um livro de como usá-los para que seu projeto alcance o objetivo de comunicação a que se propôs. Se você é daqueles que acha que os tipos se dividem em Times New Roman e Arial, esse livro é essencial para abrir seus horizontes. Desde tipos móveis, letras de metal, acrílico ou talhadas em madeira, até a fluidez e flexibilidade das fontes do meio digital, com esse livro você saberá como dar forma a mensagem que quer transmitir. Além disso, jogos de tamanho e composições são tratadas pela autora, que por sinal é uma das principais referências da área do design. Vale e muito o passeio por esse livro, com uma diagramação única, dando leveza a um assunto tão caro à criatividade.

Autor: Ellen Lupton
1ª Edição: 2004
Editora: GG
Onde comprar:
Livraria Cultura, Saraiva

MARKETING DE A a Z

O pai do marketing moderno, Philip Kotler, apresenta de forma clara e organizada os 80 principais conceitos dessa disciplina que nos é tão cara. Com um linguagem viva e estimulante ele apresenta, em ordem alfabética, conceitos de discussões sobre clientes, criatividade, força de vendas, lucros, preço, propaganda, vantagem competitivas e mais 72 termos que fazem parte do nosso dia a dia, mas que muitas vezes não pensamos neles a fundo. Então, se você quiser criar excelentes estratégias de ativação de vendas, ter em mãos esse livro é essencial. Aqui na Mobidick já temos o nosso, caso você precise de ajuda.

Autor: Philip Kotler
1ª Edição: 2003
Editora: Elsevier
Onde comprar:
Americanas.com, Saraiva, Amazon

NÃO ME FAÇA PENSAR [atualizado]

Sabe o que faz um site ter sucesso? Usabilidade. Quem entende muito bem disso é Steve Krug. A ideia dele é que os sites tenham uma navegação tão fácil, que o usuário não vai precisar pensar ao acessá-lo. Apresentando desde princípios da navegação intuitiva e do design informativo, até exemplos práticos e cases do dia a dia, esse livro torna-se obrigatório para quem quer desenvolver sites maravilhosamente usuais. Além de tudo isso, o livro é divertido, fazendo você rir dos erros básicos que muitos sites comentem e complicam a sua vida. Aqui na Mobidick esse livro está sempre apostos, mas não termos dúvida que os caminhos que seguimos estão voltados para uma melhor usabilidade. Vem ler com a gente!

Autor: Steve Krug
Edição: 2014
Editora: Alta Books
Onde comprar:
Saraiva, Amazon, Submarino

 

CRIATIVIDADE S.A.

Quando a criatividade vira um negócio de sucesso, conhecer a sua história é mais que interessante, é essencial. Essa é a missão do Ed Catmull. Ao contar a trajetória da empresa que fundou, ao lado de Steve Jobs e John Lasseter, a Pixar, o autor irá lhe inspirar e mostrar como se constrói uma cultura criativa para criar a sua empresa. Você irá entender como a Pixar foi gerada, desde às sessões de brainstorm. Talvez um dos mais importantes ensinamentos de Catmull seja o de que a tecnologia jamais deve estar acima de uma boa história. Já a dica principal é: “cercar-se de gente mais inteligente que você torna o ambiente mais propício à inovação”. Forte essa colocação, não é não? Partiu ler e se motivar a ser cada dia mais criativo.

Autor: Ed Catmull e Amy Wallace
1ª Edição: 2014
Editora: Rocco
Onde comprar: Americanas.com, Saraiva, Amazon

 

Mapeamento de Experiências

Já pensou o quantas vezes as pessoas tiveram uma experiência ruim com os seus produtos ou serviços? Muitas vezes os responsáveis nem se dão conta disso, pois estão muito envolvidos nos processos comerciais. O livro Mapeamento de Experiências vem exatamente para te ajudar em todo esse processo. É um livro prático que vai ensinar você a usar diagramas de alinhamento para transformar todas as observações dos clientes em ideias e ações, fazendo o cruzamento dos objetivos do negócio com as expectativas dos clientes. Para donos de empresas, especialistas em marketing e gerentes de produtos e marcas, esse é um livro essencial.

Autor: Jim Kalbach
1ª Edição: 2017
Editora: Alta Books
Onde comprar: Amazon, Saraiva, Livraria Cultura

A Psicologia das Cores: Como as cores afetam a emoção e a razão.

O Livro A Psicologia das Cores aborda a relação entre as cores e o ser humano de uma maneira abrangente, dividido em treze completos capítulos que correspondem a treze cores diferentes. A autora cria uma analogia entre os nossos sentimentos e as cores, demonstrando que tal não se combina por acaso e que são associadas não apenas por questão de gosto mas sim, por experiências universais.

Toda cor tem o seu significado e efeito determinado perante um contexto. Eva Heller consultou 2 mil homens e mulheres na Alemanha questionando-os sobre a relação das cores com sentimentos e qualidades.

“Conhecemos muito mais sentimentos do que cores. Dessa forma, cada cor pode produzir muitos efeitos, frequentemente contraditórios.Cada cor atua de modo diferente, dependendo da ocasião.”

Para todos os amantes das cores, esse livro é uma ferramenta indispensável para artistas, terapeutas, designers gráficos e industriais.

Autor: Eva Heller
1ª Edição:2013
Editora: Ggili
Onde comprar: GgiliEditora, LivrariaCultura , Amazon

Coisas bem legais para ser muito feliz

O Livro Coisas bem legais para ser Muito Feliz trata-se de um mergulho surpreendente em páginas recheadas de frases positivas acompanhado de lindas, coloridas e divertidas ilustrações e fotografias que nos envolve em uma leitura leve, relax e super convidativa.

O livro é dividido em 10 capítulos:

  1. Aproveite ao máximo as pequenas grandes coisas;
  2.  Erre e aprenda a se perdoar;
  3.  Seja você mesmo, do seu jeito; 
  4. Ame como se não houvesse amanhã;
  5. Dedique mais tempo  ao que faz você realmente feliz; 
  6. Seja valente e vá em frente; 
  7. De vez em quando, faça o que lhe der na telha; 
  8. Ria muito e, se for de você mesmo, melhor ainda; 
  9. Organize sua vida e depois vire-a de pernas para o ar; 
  10. Mesmo que a coisa esteja mais preta que carvão, seja otimista.

“Coisas bem legais para ser Muito Feliz é o livro menos livro do mundo: É uma experiência, um sorriso, é como um espelho, um presente, é caderno e um álbum”.

Os autores tratam os temas em uma diagramação de fácil e rápida leitura. Ótima dica para quem aprecia um design lúdico e interativo com adesivos, páginas para colorir e completar.

Autor: Mr.Wonderful (Angela Cabal e Javier Aracil)
1ª Edição:2015
Editora: L&PM Editores
Onde comprar: Saraiva , LivrariaCultura, L&PM

Roube como um artista (10 dicas sobre criatividade) 

Um ótimo livro de cabeceira para pessoas que buscam inspiração criativa na era digital. O autor Austin Kleon descreve de maneira bem humorada e simples sobre como é saudável buscarmos referências para inspirar novas ideias.

A questão central do livro nos leva para o questionamento sobre como é praticamente impossível criarmos algo novo e totalmente original, independente do segmento. Roube como um artista traz – 10 dicas de criatividade traz páginas divertidas e diagramadas com infográficos interessantes para exemplificar ao leitor algumas teorias do autor, tornando a leitura bem fácil e rápida.

“Você não precisa ser um gênio, só precisa ser você mesmo.”– Austin Kleon

Tópicos abordados no livro:

  • Roube como um artista;
  • Não espere até saber quem você é para começar;
  • Escreva o livro que você quer ler;
  • Use suas mãos;
  • Projetos paralelos e Hobbies são importantes;
  • O segredo: Faça um bom trabalho e compartilhe-o com as pessoas.
  • A geografia não manda mais em nós;
  • Seja legal. O mundo é uma cidade pequena;
  • Seja Chato.É a única maneira de terminar um trabalho;
  • Criatividade e Subtração.

Autor: Austin Kleon
1ª Edição:2015
Editora: Rocco
Onde comprar: Saraiva , LivrariaCultura, Amazon

HIT MAKERS – Como nascem as tendências. 

Você está sendo influenciado, e não é de hoje…
Já parou para pensar como uma determinada coisa se torna viral? Seja uma arte, música, filme, livro ou aplicativo. Esse livro conta como foi a ascensão de cada um deles, revela a psicologia por trás de por que gostamos do que gostamos e as dinâmicas econômicas do mercado cultural que molda nossas vidas.

 

Além disso o livro é recheado de informações que vão fazer você pensar, refletir e ter aquele momento de “huuum, isso faz muito sentido”.
Ele explica sobre a familiaridade e como somos tendenciosos a gostar daquilo que já vimos antes. Uma ideia familiar é mais simples de ser processada e colocada no mapa mental.

 

” O poder de exposição é penetrante, desde a arte e a música até a política e as marcas, mas sua origem é difícil de ser captada. Como a familiaridade se metamorfoseia em prazer, de modo que “eu comparo isso com alguma outra coisa” vire “eu gosto disso”? “

 

Como diria Derek Thompson, ninguém tem “bom gosto” e a qualidade não é o suficiente para o sucesso. Vem conhecer esse livro para entender sobre os sucessos de Monet, minecraft, spotify e muitos outros.

Autor: Derek Thompson
1ª Edição: 2018

Páginas: 368
Editora: HarperCollins

Idioma: Português
Onde comprar: Americanas, LivrariaCultura, Amazon