Antes de tudo quero fazer uma simples pergunta: quantas pessoas você conhece que possui conta no facebook? Muitas, né? As que não tem, devem ter alguém bem próximo que mostra o que acontece por lá, certo? Há pesquisas que indicam que o facebook é muitas vezes confundido com a própria internet.

Para as empresas, estar no facebook não é mais uma questão de escolha, é necessidade. Mas e aí, vamos de perfil ou de página?

Vamos por partes, porque a baleinha azul 🐋 aqui quer dar uma de Jack, sim ele mesmo, O Estripador (hihi). Primeiro vamos definir o que é página e o que é perfil. Confere aqui em baixo 👇

Marketing Digital

 

Perfil: é usado por pessoas SEM fins comerciais. É uma forma de interação entre usuários e páginas. Em um perfil, a pessoa posta fotos, compartilha postagens tanto de amigos como de páginas, pode marcar pessoas e empresas, faz check-in nos lugares. No entanto, há um limite máximo de amigos que um perfil pode ter.

Página: é usado por empresas ou figuras públicas, que possuem intenção de fazer negócios por meio de suas publicações. Com ela você irá apresentar a sua empresa, fazer divulgações e até promoções, podendo ser de forma orgânica, sem investimento, ou com patrocínio (anúncio pago). A quantidade de curtidas e seguidores é ilimitada, ao estilo Buzz Ligthyear: ao infinito e além 🚀.

Tá! Agora vem a pergunta: “porque não posso criar um perfil para minha empresa? É só eu criar vários e vou ter a quantidade de amigos que eu quiser, podendo marcar eles em todas as minhas publicações”. Não é tão simples assim. Abaixo meia dúzias de motivos para escolher uma página ao invés de um perfil.

 

Pare tudo e preste atenção!

1 – O facebook NÃO deixa você ter um perfil! Mark Zuckberg, o dono do facebook, descobre que sua empresa tem um perfil, e manda te prender. Brincadeira, não chega a tanto. Mas no mínimo suspende a conta, o que vai dar um trabalho e tanto 😵, não queira saber a dor de cabeça que dá e quantidade de negócios que você vai perder .

2 – Estatísticas, números, informações de usuários… com a página é possível ter acesso a uma série de dados que com o perfil não é possível. Com eles em mãos, é possível tomar decisões estratégicas que vão favorecer a sua empresa como um todo e fazer as suas vendas darem um salto para cima 🤑.

3 -Somente com página é possível que as pessoas marquem a sua empresa em comentários e fotos, sem precisar de autorização. Além disso, se sua loja tem um espaço físico, todas as vezes que uma pessoa estiver na sua loja, ela pode fazer check-in, avisando a todos os amigos dela onde ela está. Baita divulgação 📢📢📢, né?

4 – Sempre quis investir em publicidade, mas achava muito caro? Com uma página, qualquer dinheiro é dinheiro. Você vai poder divulgar sua empresa de forma otimizada, atingindo muito mais resultados do que com anúncios tradicionais. E dizemos mais: resultados são excelentes 🤩!

5 – Personalize sua página como quiser. Isso mesmo, você tem o controle do que estará em destaque. Usando as guias do facebook, você pode ordená-las como achar melhor. Se acha seus vídeos incríveis e quer fazer com que apareçam antes das fotos, você pode. Tem muitos eventos? Dá destaque para eles então. Assim você direcione o olhar do seu cliente, fazendo com que ele dê mais atenção ao que é mais importante em relação à sua empresa 👀.

6 – Para fechar com chave de ouro 🗝 e provar que uma página é muito melhor para uma empresa, apresentamos os botões call-to-action. Com eles você facilita a vida do seu cliente e a sua também, pois ao chamá-lo para a ação, ele é instigado a falar com a sua empresa, fazendo com que o movimento aumente. E se não ficou claro, os call-to-actions só são possíveis para páginas.

E aí? Tá convencido de que uma página é a melhor solução? Agora vai me dizer: mas como eu vou conseguir fãs, se não tenho como convidar ninguém? A resposta é: com uma construção de uma estratégia para redes sociais que esteja bem alinhada aos objetivos do seu negócio, indo certeiro ao público-alvo 🎯.

A certeza que temos é que o Facebook é um excelente canal de divulgação de empresas. Basta saber como usá-lo. Nesse último ponto, conte com a gente 🐋.