Primeiro, não importa se a sua empresa não vende pela internet, estar lá é essencial para todo e qualquer tipo de empreendimento. Não acredite em quem diz o contrário. A gente até já falou sobre isso aqui no texto “Uma vitrine chamada internet” .
Vamos agora dar mais um passo ao sucesso. Vem com a gente aprender a se destacar nesse mundão da internet.
ARRUME-SE NA CADEIRA. APERTE O CINTO. E EMBRANQUE NESTAS DICAS.
Use o Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio é uma FERRAMENTA GRATUITA, onde as empresas podem gerenciar sua presença on-line no Google. Com ela é possível colocar o endereço da sua loja, o número do telefone, o horário de funcionamento, o site (se já tiver um), fotos do interior, do exterior, dos produtos e até da equipe.
Os usuários, além de lhe encontrar com mais facilidade, também poderão fazer avaliações e você pode interagir com as respostas. Você pode colocar fotos, para as pessoas te identificarem melhor.
E mais, usando essa ferramenta, automaticamente você já aparecerá no Google Maps. Show, né? 🚘📍
Todas as dicas que virão são importantes, mas essa é ESSENCIAL. Sua empresa PRECISA estar no mapa, se for do google melhor. Só deixando claro: a ferramenta é GRATUITA.
Crie uma página da sua empresa no Facebook
E quem não está no Facebook? Seu concorrente provavelmente está. E você vai ficar de fora dessa?
Mas, antes de adentrar nesse mundo, CRIE UMA ESTRATÉGIA de conteúdo que seja relevante para o seu negócio e também para o seu cliente. Com o Facebook é possível compartilhar novidades, criar relacionamento e até vender.
Muitas empresas investem primeiro no facebbok e depois vão entrando nas outras redes. Até mesmo o site fica para uma ação futura. Uma plataforma não exclui a outra. Antes, você já deve estar fazendo uso do Google Meu Negócio, ok?
Tenha um site lindão e todo seu.
Tanto o Google Meu Negócio, como o Facebook dão resultados, mas não dá para deixar eles com a cara da sua empresa. A solução: um site. E mais, tenha também um blog corporativo. Quer saber o porquê de um site e um blog? Siga lendo 👨💻👩💻…
Com um site, você terá a oportunidade de reforçar a sua identidade de marca com muito mais liberdade. O site da sua empresa terá as características dela, você terá mais espaço para contar a sua história, para falar dos seus produtos, mostrar depoimentos de clientes, disponibilizar um chat para atendimento e, o mais importante, trabalhar com Inbound Marketing.
Nas redes sociais você está a todo momento competindo com outras empresas, então, muitas vezes, você deixa de dizer algo importante só para não encher o usuário de informação e fazer com que ele perca o interesse. Você tem que priorizar os conteúdos.
Agora imagina se você tem um outro espaço para falar mais e melhor com o seu cliente. É para isso que serve um site: dar aquela informação que não pôde ser dita na rede social. Digamos que o post será a isca para aproximar o peixe, ops, o cliente da sua empresa. Se o seu empreendimento atua no digital essa técnica é ainda mais necessária.
E qual é a importância de se ter um blog corporativo dentro do seu site? Entre as muitas funções dessa ferramenta, destacamos as 3 principais:
- transformar a sua empresa em uma autoridade quando assunto envolve o seu produto ou serviço, fazendo de você uma referência;
- conduzir o cliente pelo funil de vendas, ajudando ele a identificar suas necessidades e eleger o seu produto ou serviço como a solução;
- filtrar, entre tantos interessados, os usuários que possuem maior chance de ser convertido em cliente.
AQUI OS PRINCIPAIS MOTIVOS PARA INVESTIR NA DUPLA SITE + BLOG:
- para as pessoas encontrarem sua empresa com mais facilidade;
- para sua empresa ser uma referência no mercado;
- para expandir seu negócio, afinal a internet é um mundo;
- para ter uma relacionamento mais próximo com o seu público-alvo;
- e, por último, mas não menos importante, para vender mais.
Se para atrair os clientes que passam na rua você investiu em uma boa fachada, com o site a ideia é a mesma, sua empresa vai atrair e ser encontrado no meio online. Acreditamos que, hoje em dia, a tela menor e digital é mais importante, principalmente para levar o seu cliente até seu espaço físico.
Invista em Google AdWords e SEO
Antes que você pergunte o que são esses monstrinhos aí em cima, a baleinha azul 🐋 explica.
TOME NOTA!
Google Adwords: é a plataforma de anúncios do Google, com ela você pode vir a aparecer entre os primeiros nos resultados de busca.
SEO (Search Engine Optimization): traduzindo livremente, SEO é um conjunto de técnicas e estratégias que irão fazer a otimização do seu site, de forma a melhorar o seu posicionamento em resultados orgânicos, ou seja, não pagos em sites de buscas, como o google.
Imagina sua empresa aparecendo no primeiro lugar pago e também no primeiro lugar orgânico. Ia ser uma lindeza que só!
Não imagine mais: FAÇA! Embarque agora nessa jornada.
Encerramos essa semana linda do comerciante. O que você achou? Por onde vamos começar? Ou já começou? Em qualquer um dos casos, pode contar com a gente, viu?