Você sabe quantas pessoas no Brasil usam a internet? Pode chutar. Mas chuta alto, porque é um montão de gente.
Segundo o IBGE, em 2016, eram quase 65% dos brasileiros acima dos 10 anos que usaram a internet. Isso equivale a 116 milhões de pessoas. Isso mesmo: um mundo de possíveis clientes disponíveis para você divulgar o seu negócio. Além disso, o tempo gasto navegando pela internet no Brasil é de 9h14min.
E aí? Ainda tem dúvidas de que estar na internet é importante? Se aquela pulga atrás da orelha teima em não sair. Segue com a gente e confere, aqui embaixo, 3 motivos que vão te fazer entrar em desespero para se jogar nesse mundo cheio de possibilidades que é a internet.
1 – Internet é fonte de pesquisa pré-compra
Se antes as pessoas usavam as saudosas listas amarelas para encontrar uma empresa que oferecesse o serviço ou produto que precisavam, hoje elas recorrem à internet, onde encontram muito mais do que o número de telefone e endereço, não que esses dois não sejam importantes, mas os consumidores vão além em suas buscas.
Quase metade dos 116 milhões dos consumidores com acesso a internet, usam-a como fonte de pesquisa antes de efetuar uma compra, segundo do SPC Brasil. Entre as três informações mais buscadas estão:
- preço
- informações sobre o produto ou serviço
- opiniões de usuários
Então, até pode ser que você não tenha pretensão de fazer vendas on-line, mas isso não quer dizer que sua empresa não precise dar as caras lá, certo? Ou você vai querer perder essa oportunidade de ter mais clientes?
2 – Conhecer o seu público e descobrir novos: com a internet é possível
Talvez uma das coisas mais importantes para qualquer tipo de negócio é ter o pleno conhecimento de seu (ou seus) público alvo, ou seja, o seu cliente. Você sabe quem ele é? Do que ele gosta? De onde ele vem? Qual a idade e gênero? Não? Então tá na hora de pensar seriamente em ficar por dentro deste assunto tão importante para o seu negócio.
Nesse ponto, a internet será sua grande aliada. Existe hoje no mercado uma infinidade de técnicas e estratégias que conseguem mapear os clientes, identificando quem ele é: idade, gênero, de onde vem, o que mais chama a atenção dele. A partir disso, forma-se um público específico, semelhante ao encontrado nas pesquisas, para divulgar o seu negócio. Isso irá aumentar a visibilidade dos produtos e serviços, pois as ações serão entregues àqueles que estão realmente interessados.
Legal, né? Então, venha se aventurar nesse mundo de muitas possibilidades.
3 – Você e seu cliente: um relacionamento blindado
Falar e ser escutado é quase que uma necessidade básicas do ser humano. E o seu cliente é o que? Um ser humano. Então ESCUTE SEU CLIENTE e mais, responda ele adequadamente e no tempo certo.
Aí você diz: “Eu já faço isso, na minha loja todos os dias.” Ok! Muito bem, continue assim, mas aproveite a internet para expandir essa comunicação cliente – empresa / empresa – cliente. Ultrapasse as paredes de seu estabelecimento.
Na internet você pode estar disponível 24h por dia, 7 dias por semana. E quem não quer ter suas dúvidas atendidas, logo que fizesse uma pergunta? E uma comunicação facilitada que blinda qualquer relacionamento, inclusive o seu e o do seu cliente. Ele não vai mais precisar esperar sua loja abrir para conseguir uma informação, na internet estará tudo disponível e será devidamente explicado.
E sabe qual é a melhor parte de tudo isso? Você nem precisa estar on-line no mesmo tempo do cliente. Mágica? Não. Tecnologia digital. Sim existem meios de automação que auxiliam, deixando os relacionamento entre empresas e clientes super fortes. Acredite. Com a internet tudo é possível.
O que você achou? Vamos investir na internet?
Trabalhar sua presença digital é essencial e, como vimos até agora, isso vai além de ter um site ou uma página em uma rede social como facebook ou instagram. É preciso saber onde e como fazer, com quem falar e em que hora postar.
E nisso tudo, sabe quem pode te ajudar? Essa baleinha azul aqui que vos fala 🐋!
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