Levante a mão quem não abre um sorriso quando encontra aquele produto de desejo em promoção? Tá, ok! Nem precisa ser algo que você já estava procurando, basta ler a palavra mágica, que já bate uma vontade de aproveitar a chance. Não é não?

Agora imagina o seu cliente como fica quando vê as promoções que você faz? Esse é o principal motivo que faz com que promoções sejam uma ação muito importante para as empresas, mas para executá-las é preciso tomar alguns cuidados.

Vamos falar sobre tudo isso? Vem com a gente!

 

A importância da promoção para empresas.

Talvez uma das dúvidas dos empresários é: vale a pena fazer promoção? A nossa resposta é categórica: SIM, VALE! Seguem três motivos que mostram a importância de uma ação promocional.

Liberar estoqLiberar Estoque Para Nova Coleção

 

Trocas de estações são os motivos mais comuns para se fazer uma promoção. Afinal, como colocar a coleção nova para dentro da loja, se ainda tem peças da antiga que não foram vendidas? Porém, não é só isso.

Pensemos o seguinte: o produto parado na sua loja, traz algum dinheiro para o seu caixa? Não, né? Então, diminua um pouco a margem de lucro para você não perder dinheiro com produto estocado, envelhecendo.

 

Aumentar o Conhecimento da Sua Marca

 

Se você é daqueles que pensa que promoção só existe para vender, lamentamos informar que sua percepção está totalmente equivocada. Nem só de dinheiro vive uma promoção, tem algumas ações que a motivação é aumentar o conhecimento de marca. E olha, há vantagem em fazer esse movimento.

Nesse tipo de ação promocional, pode-se usar os clientes que já te conhecem para divulgar para seus amigos e, com isso, ganhar algum benefício, que normalmente estará atrelado a sua próxima compra. Com isso, além de aumentar o conhecimento da sua marca, você ainda pode fidelizar o seu cliente já cativo.

 

Potencializar o lucro

 

Leve 3 tênis e ganhe 1, claro que será o mais barato. Ou, nas compras acima de R$ 400,00 ganhe mais um produto. Quantas vezes você se deparou com essa promoção?

Aqui, o cliente tem a sensação de estar tendo vantagem, o que é uma verdade, pois ele podia comprar a mesma coisa e não ganhar nada. E você vai ver o seu ticket médio aumentar consideravelmente. Por consequência, seu lucro aumenta também.

Motivos para promover, você já tem. Agora partimos para “o quando fazer”.

 

Quando investir em promoção?

O primeiro ponto que se deve considerar é: tenha consciência da saúde financeira da sua empresa, antes de lançar qualquer promoção. Identifique se, financeiramente, a promoção não vai deixar suas economias em maus lençóis.

Verificado que dá, que uma promoção ao invés de aumentar o déficit, vai aumentar o lucro, então está na hora de determinar quando colocar a promoção para rua. Vem que vamos te mostrar.

Promoções sazonais. 🌞⛄

Primavera / Verão e Outono / Inverno, para o varejo de moda, essas são datas bem conhecidas, pois a troca de coleção exige que as peças antigas deem lugar aos novos produtos. Existem outros mercados que se valem desse período. No entanto, para investir em ações de promoção, você tem que avaliar bem se faz sentido para você e o seu negócio.

Por exemplo, o período de voltas às aulas é muito mais importante para o setor de material escolar, do que as anteriormente citadas. Mas a volta às aulas também pode ser uma data promocional para o setor de moda, principalmente para o setor infantil e juvenil.

Datas comemorativas. 🐰🎅

Natal, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia das Crianças, Páscoa são datas muito importantes para as ações promocionais. Por si só elas já movimentam e muito o mercado, mas se a sua empresa oferecer uma vantagem para o consumidor, a chance do seu lucro ser maior aumentam.

Apesar dessas datas serem bem importantes, as promoções nesses períodos são muitas e nos mais diversos setores. Sendo assim, pensar em datas comemorativas exclusivas para a sua empresa ou tipo de negócio, pode ser um bom período para fazer promoções e se destacar, frente aos consumidores. Por exemplo, o dia dos professores e dos estudantes são datas super interessantes para papelarias e livrarias.

Promoções perenes / contínuas. 📣

Sabe aquele popup que pula na tela oferecendo 10% ou mais de desconto para sua primeira compra? Então, esse é um tipo de promoção perene ou contínua, que não tem uma data específica para terminar e a ideia é aderir cada vez mais clientes.

As promoções perenes podem ser usadas por todos os setores da economia. Se o seu negócio é um restaurante, você pode fazer um cartão de pontos, ao completar a cartela, ganhe um almoço. Mas caso seja uma loja de roupas, você pode oferecer desconto na primeira compra. Em todos os casos, é importante deixar as regras sempre claras, mas sobre isso vamos falar logo aqui embaixo, segue a leitura.

 

Estratégias para uma promoção arrasadora.

Já sabemos o porquê e o quando as promoções devem fazer parte da estrutura do seu negócio. Agora, então, vamos entender mais quais são as melhores estratégias para uma promoção arrasadora!

✔ Tenha um objetivo claro.

O que você quer com a sua ação promocional? Vender mais? Tornar sua marca mais conhecida? Lançar um produto? Com uma motivação em mente, fica muito mais fácil traçar um plano e fazer com que ele dê certo.

Somente depois de definir seu objetivo inicial que você deve partir para o planejamento e, literalmente, colocar a mão na massa. É o objetivo que irá determinar as ações mais indicadas para sua promoção.

O que você precisa ter em mente é que fazer uma promoção, não é só reduzir o preço dos produtos e pronto. Há muitas outras alternativas promocionais.

✔ Divulgue, mas NUNCA minta.

Para que sua promoção tenha sucesso, você deve ter uma boa estratégia de divulgação dela. Muito mais que produtos ou serviços, você terá que divulgar todos os valores agregados que o cliente estará levando ao negociar com a sua empresa. Além de apresentar a empresa e seus valores.

Por falar em valores, mentir, omitir ou não deixar clara as regras da sua promoção é um tiro no pé, pois ao ser descoberto, as pessoas irão denunciar a sua falta de caráter. LEMBRE-SE os clientes estão cada vez mais informados, tentar enganá-los não pode nem passar pela sua cabeça.

Então, sempre que resolver se aventurar em uma promoção, tenha consciência de que: (1) terá condições de atender a todos os clientes que se interessarem por ela; (2) todas as regras estão claras e não deixaram nenhuma dúvida quando as pessoas participarem.

✔ Use da persuasão, não desista no primeiro não.

Nem sempre as promoções fazem sucesso logo que são colocadas no ar, algumas precisam de um tempo ou de muita lábia, ou seja, estratégia. Vem com a mobidick, vem?

O primeiro ponto então é criar o desejo nas pessoas, para que quando a campanha entre no ar o consumidor pense: “eu preciso disso, agora!”. Então, fazer a pré-divulgação da campanha, a fim de criar desejo, é essencial, ok?

Já com a campanha no ar, usar de técnicas de persuasão é uma boa ideia. Assim, ao invés de dizer: “Sapatos com 20% de desconto”, e esperar que o cliente se convença a vir comprar com você. Seu dever é mostrar a eles que há muito mais motivos para aderir a sua promoção. Perceba a diferença: “Sapatos lindos e confortáveis para você caminhar por aí com a confiança que você merece, aproveite e leve agora para casa pagando 20% a menos”. Percebeu a diferença? O cliente também percebe.

 

Assim como no mar, remar é necessário. Para a sua empresa prosperar, fazer promoção é essencial. Contar com uma equipe especializada para te ajudar nesse processo, pode facilitar muito o seu trabalho.
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