A importância da sua empresa ter uma presença digital já é fato. Se ainda tem dúvidas clique aqui e fique convencido.

Selecionar as redes sociais mais alinhadas com o seu público foi bem explicado, mas você pode ver de novo e de novo e de novo, quantas vezes quiser na verdade. O que ainda não falamos é sobre como se portar nas redes sociais e isso é SUPER IMPORTANTE. Vem descobrir com a gente os 5 maiores pecados cometidos nas redes sociais.

 

TIRE PRINTS, MANDE PARA O GRUPO DA FAMÍLIA, MAS NÃO PERCA ESSAS DICAS

 

ERRO 1: Misturar pessoal com profissional

 

Já falamos aqui sobre as diferenças entre página e perfil, lembra? As formas como você vai agir na internet também se diferencia.

A REGRA BÁSICA É: a sua vida pessoal NÃO SE MISTURA com sua vida profissional.

SE LIGA AQUI EM COMO FUGIR DESSA TENTAÇÃO:

Curta e responda todos os comentários que tiver na sua página. EVITE reações mais pessoais, como ❤😆😮😡.

➡ Sempre que for dar uma resposta, use o pronome NÓS. Afinal, você + seus funcionário são uma única empresa, então a resposta dada por uma única pessoa tem que se remeter ao coletivo.

NUNCA deixe sua opinião pessoal transparecer em suas postagens ou respostas. Sua empresa tem uma identidade formada, é isso que tem que transparecer na sua interação na internet.

➡ Sabe a máxima: futebol, política e religião não se discute? Ela é válida para a sua empresa. Pense muito, mas muito mesmo, se vale a pena para o seu negócio entrar em discussões polêmicas. Ter uma posição sobre um assunto é válido, mas entrar em discussões pode ser desgastante.

Não deixe de responder feedbacks, principalmente os negativos! Aquela pessoa que está reclamando pode ter muito mais a dizer para você do que quem só elogia. Afinal, se ela está questionando, pode ser que algo esteja errado e você não percebeu.

 

Tenha em mente que: se na vida responder a elogios é fácil e agradável, na internet é a mesma coisa, o bicho pega mesmo é quando se tem que responder alguma crítica. Para manter a paz, não leve NUNCA para o pessoal. A pessoa está falando da sua empresa, não de você.

 

Sempre ESCUTE com atenção e RESPONDA todos. Muito importante, responda a pessoa por onde ela fez o contato. Se foi um comentário em uma postagem, primeiro responda por ali, depois, se necessário, convide a pessoa para continuar a conversa por outro meio de comunicação, e-mail, mensagem, o que for.

 

Com essa questão de pessoal e profissional, temos apenas uma RESSALVA. Sendo você um empresário, cuide o que compartilha na internet, o que posta nas redes sociais. Uma opinião mal dada, mesmo que em perfil pessoal, pode respingar em sua empresa, e para isso te dar uma dor de cabeça daquelas basta só um print. SEJA COERENTE, sempre. afinal não adianta sua empresa estar fazendo uma campanha de conscientização sobre o trânsito e você fazer uma postagem falando mal da lei seca, por exemplo.

 

ERRO 2: Posts demais ou posts de menos.

 

Que dúvida cruel: um post por dia? Mais? Menos? As respostas para essas perguntas vão depender de duas outras:

1 – Quanto de conteúdo ou de produtos sua empresa tem para ser divulgado?

Se sua resposta for muito, pois tem muito produto e também muita coisa para contar. Nesse caso, pode ser que mais de uma postagem por dia seja necessária. Caso contrário, pelo menos uma vez por semana é o que recomendamos, para começar.

2 -Você tem condições de criar esse conteúdo?

Tanto de pessoal, como técnicas, equipamentos e ferramentas para criar os materiais a serem divulgados. Você sabe que tem um monte de conteúdo, mas de nada adianta se não tiver como produzir. Para isso temos solução: chama a gente que te ajudamos!

 

Em qualquer um dos casos, pouco ou muito conteúdo, é muito importante não fazer overpost, em redes como o Facebook ou Instagram. Quer saber o que é overpost? É fazer postagens repetidas que poluem o seu feed, como aquelas de bom dia, boa tarde e boa noite. Reserve as suas redes para fazer publicações elaboradas voltadas para despertar o interesse do seu público.

 

ERRO 3: Fazer só propaganda

 

Você é daqueles que pensa que é só fazer uma promoção que vai chover cliente para a sua empresa? Saiba que você está redondamente enganado. Na primeira ou segunda vez até pode dar certo, mas com o tempo as pessoas cansam de ver só isso e vão procurar outras marcas que dão mais conteúdo para elas.

“Encante sua audiência com um conteúdo que proporcione experiências.” Robert Rose.

Não estamos aqui dizendo que você não pode fazer promoção. Somos muito a favor delas, desde que estejam alinhadas a uma estratégia que entregue também conteúdo. Às vezes, só o que as pessoas precisam para fechar um negócio é uma boa ideia, uma boa explicação, uma inspiração. Vai dar desconto em um produto, aproveita e conta mais sobre ele no seu site, dê dicas de uso. É simples, mas precisa de esforço para ser bem feito.

 

Agora uma DICA ESPECIAL da baleinha azul 🐋 para você:

Não polua o feed do instagram e do facebook da sua empresa com promoções e mais promoções. Para isso, faça sua publicação como Dark Post, que é um tipo de um post “escondido”. Qual é a mágica desse negócio? É que além de não aparecer na sua timeline, você pode fazer com que ele aparece para uma público selecionado, o que pode dar muito mais resultado, certo?

 

Resumindo: a ideia principal é vender, mas na internet para atingir esse objetivo é necessário dialogar com o seu público, dar a eles conteúdos interessantes que vão fazer você se tornar referência quando ele for procurar por algum produto ou serviço.

 

ERRO 4: Não dar a atenção devida ao que é postado

 

Quantas vezes você entrou em contato com uma empresa por causa do conteúdo que ela posta? E o contrário, quantas vezes deixou de seguir devido à péssima qualidade das divulgações? Algumas muitas, né?

 

Então, isso mostra que para o sucesso de sua empresa na internet é vital dar uma grande atenção para o que está sendo postado. Os principais pontos a serem cuidados, você confere a baixo 👇.

 

PRESTE ATENÇÃO NESTES PONTOS:

 

Imagens: na internet as imagens são muito importantes, mas não basta ter uma imagem bonita e pronto, tá tudo ganho. Ela precisa ter apelo, ou seja, chamar atenção, e principalmente estar alinhada com o seu público-alvo.

Hashtags: a função delas é fortalecer a sua marca ou sua campanha, mas não dá para usar elas de forma indiscriminada. Uma hashtag bem criada pode substituir várias outras que são só modinha e atraem um público que nem é o seu alvo. #mobidicas

Português: cuidar os erros de português pode até parecer que não é assim tão importante para a sua estratégia de divulgação, mas acredite é, e muito. Palavras com erro de digitação, concordâncias que não são aceitas nem no coloquial e erros de pontuação podem fazer as pessoas se afastarem. Em caso de dúvidas, os revisores de texto do Google e do Word podem te ajudar, assim como consultar dicionários físicos ou on-line, tanto faz.

Repetições: a gente até entende que a repetição faz a pessoa aprender, mas na publicidade ou na comunicação repetir muitas vezes a mesma coisa é no mínimo chato. Para o público não enjoar do seu conteúdo, faça variações dos assuntos, mesmo que seja para falar de um único produto.
Por exemplo, 
você trabalha com venda de vinho, então explique para as pessoas:

  • como fazer um jantar harmonizado
  • como escolher o melhor vinho para o primeiro encontro
  • quais as diferenças entre vinho branco e tinto

Viu? Três conteúdos diferentes e todos sobre um único produto. Seja criativo. Inove. Envolva seus clientes.

 

ERRO 5: Falta de estratégia

 

Adentrar no mundo da internet não é brincadeira não. Cada dia mais as pessoas estão recorrendo a ela, para tanto avaliar o desempenho das empresas, como para formar opinião sobre as marcas. Não basta só fazer, tem que saber por que fazer, onde fazer e como fazer. Tudo isso se chama ESTRATÉGIA. Sua empresa já tem uma?

 

Cada canto na internet tem características próprias e, por isso, as formas de atuar em cada uma são diferentes, assim como os públicos que elas atingem. A mensagem, o tom da linguagem e a imagem devem ser adequadas ao espaço onde serão divulgadas.

 

Ao traçar a estratégia para sua empresa usar a internet como meio de divulgação, você terá condições de definir ações integradas, de forma que os diferentes espaços onde sua empresa irá comunicar fará parte de um plano maior, onde cada ação dá suporte a outra e todas respeitarão a “personalidade” de cada meio de divulgação.

 

A internet é um mundo de possibilidades. Pensar estrategicamente é a melhor forma de alcançar o sucesso e evitar os erros que falamos aqui.

 

Como está a sua presença digital? Estamos aqui a sua disposição, ADORAMOS esse mundo. 😍💙