Mídia programática é, resumidamente, uma propaganda de mídia que é comprada por meio de um software, sem que uma pessoa tenha que mediar a negociação. No que isso é bom para a sua empresa? É isso que vamos responder aqui. E mais, também vamos mostrar como usar esse tipo de mídia a seu favor.

Segue lendo e desvende mais essa oportunidade para vender mais.

 

Como funciona a mídia programática?

Para explicar melhor como funciona a mídia programática, vamos usar um exemplo mais alinhado ao seu dia a dia, ok?

Supomos que você quer comprar um vinho. Você irá usar a internet para encontrar o produto que caiba no seu bolso, que chegue na data que você deseja e sem cobrar um horror por isso. Com certeza você vai encontrar o vinho perfeito, sem ter que falar com nenhum vendedor. Na mídia programática a lógica é a mesma, você irá contratar a mídia que melhor se encaixa aos seus objetivos sem ter que falar com um executivo de mídia, por exemplo.

IMPORTANTE: mídia programática faz a venda de mídia digital, ok? E ele tem inúmeras vantagens frente a mídia tradicional, mas para contratar essa última ainda é necessário o intermédio de um executivo, pelo menos por enquanto.

 

Vantagens da mídia programática?

Como pincelamos antes, a mídia programática tem muitas vantagens se comparada à mídia tradicional. E nós vamos ver isso juntos e agora 👇👇👇

 

Publicidade mais assertiva.

A máxima da mídia programática é: atingir a pessoa certa, no momento certo com a mensagem certa. Como ela faz isso? Por meio de dados, muitos dados.

Os softwares que vendem mídia programática fazem acompanhamentos em tempo real e de forma automatizada, a fim de identificar as preferências dos públicos, entregando os anúncios às pessoas que têm maior chance de converter, ou seja, comprar, tornar-se um lead, ler um texto. Tudo vai depender do objetivo do anunciante.

 

Maior velocidade nos resultados.

Na mídia programática os valores dos espaços publicitários são definidos de acordo com a capacidade que eles têm de entregar resultados efetivos, conforme avaliações feitas pelo acompanhamento em tempo real, como falamos antes.

Dessa forma, você escolhe o público-alvo para o seu anúncio, e o software irá entregá-lo somente para as pessoas que têm interesse. Isso faz com que os resultados cheguem de forma muito mais rápida.

 

Monitoramento e aprimoramento constantes.

Se nas mídias tradicionais, medir o retorno do investimento era um dos grandes problemas, na mídia programática a realidade é bem diferente. Ao contratar mídias digitais, você poderá acompanhar minuto a minuto os resultados que a campanha está apresentando.

Com esse acompanhamento é possível identificar o número de visualizações, a quantidade de cliques no anúncio e quantos se transformaram em vendas ou leads qualificados. Caso algo não esteja ao seu gosto, dá para aprimorar toda a estratégia e ajustar os anúncios.

 

Recursos melhor gerenciados.

Existem duas formas de comprar mídia programática:

  • Valor fixo:  quando paga por um número de impressões, ou seja, quantidade de vezes que seu anúncio irá aparecer.
  • Leilão: nesse caso, a mídia programática é comprada por meio de leilão, ou seja, você irá dizer quanto quer pagar para que seu anúncio apareça. Dessa forma, o valor investido será condizente com a capacidade econômica do anunciante, tendo possibilidades para todos os tamanho de verbas.

No segundo caso é fácil fazer o ajuste do investimento. Se em algum momento você quiser potencializar suas campanhas, basta atualizar o valor que quer pagar para que o anúncio apareça. Assim, você pode ir otimizando suas campanhas. É esse o modelo de compra que traz os melhores benefícios para o anunciante, mas tudo isso dependerá da sua estratégia.

Então, vamos falar sobre estratégias. Segue o fluxo da leitura!

 

Estratégias de mídia programática

Que a mídia programática é a evolução das formas de publicidade, porém, contudo, todavia, entretanto elas devem estar alinhadas à estratégia de marketing da sua empresa, ok? De nada adianta você investir em mídia programática, se não sabe onde quer chegar.

Vamos, então, conhecer algumas estratégias de mídia programática:

 

Tenha um objetivo de campanha claro.

O que você quer com o seu anúncio? Converter pessoas em leads? Ter mais visitas no seu site? Vender mais?

O objetivo escolhido vai determinar todos o próximos passos para construir sua campanha com mídia programática.

 

Defina seu público-alvo.

Saiba quem você quer atingir? Além das informações demográficas básicas: sexo, idade, por exemplo, defina que tipo de conteúdo o seu público alvo gosta de navegar na internet. Assim vai ser muito mais fácil aparecer para quem você realmente quer, rendendo cada vez mais negócios.

 

Use criativos alinhados à estratégia.

As imagens ajudam muito na obtenção do objetivo, mas para isso são necessários seguir algumas regras:

  • Sigas as especificações de cada plataforma corretamente. Elas são passadas para você no momento da contratação.
  • Utilize a mensagem correta para atingir o público correto. Ou seja, não escreva para homens, quando você quer atingir mulheres, ok?
  • Na mesma linha do ponto anterior: personalize mensagens para cada tipo de público.
  • Caso desenvolva essa campanha em outras plataformas, faça com que sua mensagem seja contínua, ou seja, mantenha identidade semelhante em todos os lugares de divulgação.

Entregue o que seu usuário busca.

Está divulgando um produto, a página de destino do seu anúncio deve ser esse produto. Quer que ele se cadastre em sua newsletter, faça uma landing page intuitiva para ele chegar e de cara já encontrar onde deve colocar as informações.

A regra para o sucesso é: facilite a vida do usuário, para ele lhe dar o que você quer.

 

Os relatórios são teus melhores amigos.

Avalie. Reavalie. Olhe mais uma vez. Todos os relatórios gerados são de suma importância para os sucesso da sua campanha.

É por meio dos relatórios que você irá identificar se a sua campanha está tendo sucesso ou se é preciso modificá-la. Por ele, também, é possível levantar insights para novas campanhas. Pode acreditar: relatórios valem ouro em mídia programática.

 

Aqui na Mobidick acreditamos e muito na mídia programática. Ele tem um entrega muito mais efetiva, por esse motivo estamos sempre atentos ao que há de novo e, principalmente, validando os espaço disponíveis para não corrermos o risco de cair em nenhuma plataforma fraudulenta que que entrega resultados falsos.

Para investir em mídia programática, conte com a experiência de quem sabe. Conte com a Mobidick 😉.

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EXTRA: dicionário de mídia programática

  • Ad Network: junta os dados de audiência de diversos veículos em um só lugar, compilando os assuntos de cada um. Com o Ad Network, os anunciantes conseguem um alcance maior dos seus anúncios.
  • Ad Exchange: são as redes de leilão de mídias programáticas, ou seja, é onde se compra, diretamente, determinado perfil de audiência.
  • RTB (Real-time bidding): relacionada às compras de mídia baseado na ideia de leilão em tempo real.
  • DSP (Demand-side platform): é a plataforma na qual o anunciante tem acesso e onde ele poderá fazer pesquisas nas Ad Exchanges e nos Ad Networks.
  • SSP (Sell-side platform): É o “espelho” da DSP, ou seja, é a plataforma que é acessada pelo publisher. Aqui, ele será capaz de visualizar todas as praças do mercado e conferir a cotação atingida pelos espaços que ele disponibiliza.
  • ATD (Agency Trading Desks): é a agência que faz a transação de compra dos espaços, mas elas podem ser substituídas por mesas de compra diretas as  trading desks.