Falar sobre o quanto vale uma indicação é falar sobre uma das mais velhas formas de marketing: o boca a boca. Ok! Com a internet, essa prática evoluiu (e muito!). Afinal, quantas vezes você deu um google antes de comprar um produto ou contratar um serviço?

Hoje vamos desvendar um pouco mais sobre referral marketing. Aí você pergunta: o que é referral marketing? Não íamos falar sobre indicação? Calma, a gente vai explicar.

Referral marketing é o marketing de indicação, eles são sinônimos. Ele é um processo orgânico, ou seja, pode acontecer independente do seu envolvimento. Quando os seus clientes passam a falar sobre o seu negócio para outras pessoas, como amigos e familiares, o marketing referral está acontecendo.

Por mais que você não tenha controle sobre a ação do seu cliente, há técnicas que fazem com que você instigue as pessoas a praticar o referral marketing.

Isso quer dizer que hoje você vai conhecer essas técnicas para arrasar e fazer com que seus clientes pratiquem cada vez mais o ato da indicação. Vem com a gente!

 

Entenda quanto vale uma indicação.

Quem aqui nunca pediu uma opinião sobre algum produto ou serviço que estava adquirindo, que levante a mão 🧐. Fato: todo mundo consulta avaliações de outras pessoas antes de efetuar uma compra. Essa procura pode ser feita tanto na internet ou cara a cara com aquele seu amigo, irmão, parceiro.

Em ambos os casos, a indicação de um produto ou outro foi um dos grandes decisores na hora de comprar. No entanto, o segundo caso, a avaliação de um conhecido, tem muito mais peso se comparada com a indicação de um estranho. O que estamos querendo dizer com isso: invista nos seus clientes e na rede de contatos que eles têm.

A indicação de um cliente traz as seguintes vantagens:

  • a quantidade de leads quentes 🔥 vai aumentar, pois seu cliente normalmente vai indicar o seu serviço ou produto para quem realmente precisa;
  • a qualidade da sua empresa estará validada 🔝🔝🔝;
  • os custos 💰e o tempo⏳ para fechar novos negócios diminuem;
  • você vai se tornar autoridade na sua área de atuação 🤓.

Show isso, né? Mas você deve estar se perguntando: o que posso fazer para que os clientes passem a me indicar mais? Dá uma olhadinha aqui embaixo e descubra!

 

Como montar uma campanha de indicação?

Que a opinião honesta de uma pessoa sobre um produto ou serviço é muito mais eficiente do que qualquer ação de marketing que se venha fazer, isso já é pauta aceita. O que  se precisava fazer agora é internalizar essa máxima é colocar a mão na massa ✍, para transformar clientes em embaixadores da marca.

Até agora tudo ok. Máxima internalizada. Vamos então saber por onde começar. Conheça o nosso passo a passo para montar uma campanha de indicação:

Passo 1: Mantenha seus clientes fiéis à sua empresa. Sempre mostre o quanto eles são importantes para você 🤗. Se necessário implante programas de vantagens, como por exemplo: produção de conteúdos exclusivos, assistência diferenciada, assessoria individualizada, entre outros que estejam ligados ao seu negócio e sejam um diferencial por ele ser quem ele é: seu cliente.

Passo 2: Invista em ações de indicação. Afinal se 86% dos consumidores 😮 confiam em indicações de outros usuários, você está fazendo o que, que ainda não voltou os seus esforços para o marketing de indicação? 🙄

Passo 3: O que NÃO fazer? Não invente em cima do seu produto. Não dá para dizer que você vende um produto qualidade A, quando na verdade seu produto é da linha B. As pessoas identificam esse tipo de artimanha e o feitiço vai virar contra o feiticeiro de uma forma que, nem pagando seus clientes, você vai conseguir indicações. Muito pelo contrário, eles vão deixar negociar com você, para negociar com outras empresas 😭.

Então seguimos, para conseguir indicações excelentes.

5 ações de indicações para usar em seu negócio.

Separamos aqui as 5 ações que acreditamos (e testamos) serem as mais eficientes para se conseguir indicações de grande valor.😍🤩😍

1 – Transforma seu cliente em embaixador da sua empresa.

A primeira pessoa que você deve pensar na hora de fazer uma ação de indicação é o seu cliente. Se ele já consome os seus produtos ou serviços e gosta, transformá-lo em embaixador da marca será fácil e super eficiente.

Pedir para cada um dos seus clientes escrever um depoimento sobre sua empresa, produtos ou serviços é uma ação simples e ótima para começar o processo de indicação. O nome dele estará atrelado ao seu. Aquele lhe procurar em busca de informações, já vai saber quem são as pessoas que atende e o que elas pensam sobre o seu negócio. E isso é uma baita referência.

IMPORTANTE: seus clientes são a melhor e mais eficiente equipe comercial que você terá.

2 – Cliente que indica, ganha desconto.

Quantas vezes seus clientes já indicaram outras parcerias para você? Dessas, quantas fecharam? E o seu parceiro, o que ganhou com isso? Esperamos sinceramente que você tenha retribuído de alguma forma. Caso não, está na hora de rever sua estratégia.

Faça dessas indicações espontâneas uma rotina. Crie um sistema, onde cada indicação de cliente que vire um negócio, gerará um desconto para aquele que indicou (seu cliente).

Às vezes um simples desconto, que não fará diferença ao seu orçamento, pode ser a vantagem que seu cliente estava esperando para se tornar um divulgador da sua empresa.

3 – Presente para os amigos de cliente.

Aqui temos uma ação que pode ser complementar à anterior ou pode ser usada sozinha.

Ela consiste em dar aos seus clientes uma oportunidade de presentear quem ele acha que pode ter interesse nos seus serviços ou produtos. Esse presente pode ser teste de um produto, desconto em mensalidade, algo que seja atraente para o indicado entrar em contato.

Se quiser usar ela atrelada à ação de cliente que indica, ganha desconto, você irá informar que se a pessoa que ganhou o presente fechar negócio com sua empresa, ele ganhará um desconto, por um período de tempo ou para uma demanda exclusiva, o que estiver mais alinhado às necessidades de negócio.

4 – Sorteios e concursos atrelados a indicações.

Aqui você deverá criar uma ação de indicação, onde não precisa necessariamente que a pessoa seja cliente. O principal objetivo é que ela divulgue a sua empresa para o maior número de pessoas que ela puder. Como? Vamos te contar.

Vamos supor que você seja uma empresa de viagens. Você pode presentear a pessoa que lhe indicar para o maior número possível de pessoas, com um fim de semana incrível em um hotel 5 estrelas com tudo pago. Ou então, a cada 5 pessoas indicadas, é gerado um cupom para o indicador concorrer às diárias no hotel.

Já pensou em quantos contatos novos você vai ter na sua base? Se quiser a Mobidick ainda te ajuda a validar esses contatos antes de gerar o cupom.

5 – Ações de indicação em redes sociais

Aqui voltamos com a ideia dos depoimentos. Pedir para as pessoas deixarem seus testemunhais nas suas redes sociais é muito importante.

Pedir, explicitamente para as pessoas compartilharem seus posts com amigos, pode ser uma forma legal, talvez não tão eficiente, mas aqueles que gostam mesmo dos seus serviços ou produtos irão compartilhar, comentar e curtir e sua postagens. Para isso, foque nos seus clientes mais fiéis e que são seus verdadeiros fãs.

Mas aí você pergunta: e se eu fizer aqueles posts de “curta, compartilhe e comente”, vai funcionar? 🤔🤔🤔

Olha, há muitas empresas que fazem essas ações, principalmente no Facebook, mas pelas regras da própria rede social, isso não é muito legal. Dá uma olhadinha nesse texto aqui, você vai entender melhor sobre os perigos de se usar essas iscas de engajamento.

PORÉM, quem nunca curtiu, compartilhou e indicou 3 amigos nos comentários, para participar de um sorteio de algo que estava querendo muito? 🙋‍♂🙋‍♀

O fato é: avalie se, naquele momento, essa ação é válida. Qualquer coisa teste, mas não abuse. Não transforme sua timeline em uma máquina de sorteios em troca de contatinhos, ok?

Gostou do que leu? Que tal dividir esse conteúdo com os seus amigos?

É fácil e prático. Escolha a rede por onde deseja compartilhar e pronto.

Para criar campanhas de indicação eficiente, chama a Mobidick. Juntos construiremos a melhor estratégia para você aumentar os seus leads.

Quais são as estratégias que você usa para atrair mais clientes? Conta nos comentários para inspirar mais pessoas 🙂

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