Adolescente. Está aí uma palavra que gera uma certa preocupação. Seja por ser a fase da vida que os processos de transformação estão latentes, seja pela falta de entendimento que, de forma geral, se tem dessa geração que muda constantemente. Agora a pergunta que não quer calar é: quais são as melhores formas para se trabalhar o marketing para adolescentes? É ela que tentaremos responder aqui hoje. Vem com a gente!

Adolescentes que consomem.

Aqueles que nasceram no fim da década de 90 e início dos anos 2000 estão fazendo a transição entre a adolescência e a fase adulta, que trabalha e passa a ter dinheiro para consumir. Será que a sua marca está preparado para atendê-los?

Se comparados com as outras gerações, os adolescentes e os jovens adultos de hoje fazem parte da Geração Z, a qual é marcada pela transformação nas maneiras de pensar, agir e consumir cultura. É a geração do DIY, ou seja, faça você mesmo. Então, na falta daquilo que é do seu gosto, ele vai lá e produz por conta própria.

As formas como os adolescentes consomem está muito atrelada a maneira como eles pensam e como se comportam em sociedade. A pergunta é: como a sua empresa irá atrair esses novos consumidores? Como o marketing para adolescentes deve ser feito? Vamos descobrir logo aqui em seguida.

O propósito dos adolescentes

O propósito desses jovens é a autenticidade, para eles o que vale é falar a verdade, por isso sua conexão é maior com aquelas empresas que possuem um discurso que reflita a realidade. Eles se preocupam com o seu entorno, arregaçando as mangas para fazer a diferença, doando tempo pelas causas que acreditam.

O adolescente, ou melhor, a geração Z, terá cada vez mais importância para o mercado, tanto ao consumir, como ao criar cultura. O desafio para as empresas será falar de forma honesta sobre as preocupações que os jovens de hoje em dia tem.

Para deixar mais fácil, separamos ações e atitudes que irão auxiliar você a pensar no marketing para adolescentes, a fim de atrair a atenção dos mesmos.

Marketing para adolescentes, o que fazer?

Em um cenário com jovens cada vez mais conectados no virtual, mas também super preocupados com o real, como a sua empresa pode atrair a atenção deles? Separamos algumas dicas que irão lhe ajudar a criar uma estratégia engajadora.

O marketing deve estar em um ecossistema.

Se você pensa que você irá lançar uma ideia e pronto, terá grandes resultados. Saiba que estás errado. As ações que irão atingir os jovens hoje em dia devem fazer parte de um ecossistema de comunicação, que abarcarão a divulgação de forma global, com pré-lançamento, lançamento e pós-lançamento.

Nesse sentido, o marketing para adolescentes deve criar expectativa, optando por ações que aconteçam de forma orgânica, ou o mais próximo disso. IMPORTANTE: influenciadores nesse momento podem fazer a diferença, desde que falem a verdade, nada de textos mirabolantes feitos pela marca. Dar um direcional para o influenciador, OK! No entanto, deixe ele livre para falar do seu jeito.

Depois de lançado, abra um canal de comunicação com os seus públicos. Esteja preparado para receber respostas sinceras e use-as a seu favor. Se for preciso, recue. Caso contrário, use os depoimentos como testemunhal de que você está no caminho certo.

Fale sobre o que eles querem ouvir.

Com uma consciência de si mesmo mais em foco, estar atento ao que o adolescente pensa é uma boa forma de atingi-lo de forma mais efetiva, ou seja, entrando em seus corações e mente. Conheça com a gente os 3Fs que pairam sobre os principais interesses dos jovens hoje em dia:

1 – Futuro: a crise na economia global faz com que o adolescente passem a se preocupar com suas possibilidades de trabalho ou um propósito de vida e, também, com o efeitos das mudanças climáticas. Nesse sentido, o empreendedorismo entre jovens cresce cada dia mais, muitos deles optam por atuarem em áreas voltadas para a preocupação coletiva social e/ou ambiental. Sua empresa pode se tornar parceira desse jovem que quer seguir seus sonhos.

2- Família: as configuração de família mudaram, mas a preocupação dos jovens, sobre elas, não mudou. Agora não se fala mais tanto em família tradicional. Para atingir os jovens, você precisa falar das diversas formas de constituições familiares de forma leve, mesmo quando o assunto é mais complexo. O objetivo é quebrar barreiras e abrir a pauta para discussão.

3- Fun (diversão): agora se você quer realmente acertar em cheio no marketing para adolescentes, fale sobre coisas divertidas e que está sempre entre os tops assuntos do público, no caso: games, música e smartphones. Importante lembrar que você só poderá usar esses assuntos em suas ações de marketing se eles tiverem relação com o seu negócio. Se optar pelo contrário, será uma comunicação forçada, e os adolescentes de hoje tem radar para identificar discursos aproveitadores, ok?

O fato que se tem aqui é que poucas marcas conseguem ter a fidelidade do público jovem. Se a marca não entrega o que ele espera dela, é trocada por outra. Pensando assim, é preciso trabalhar bem o posicionamento junto a esse público. Nesse caso conte com a mobidick. Aproveita também e se inscreva para ficar ligado em tudo que rola no marketing digital.

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