Se você faz parte daqueles 70% de empresas que acreditam que os mais velhos não acompanham as transformações tecnológicas, essa conversa aqui é com você, pois vamos falar sobre o consumo da terceira idade em meios digitais. Chega junto e vamos entender esse nicho de mercado.

Terceira idade, um nicho em crescimento.

A cada ano o número de nascimentos cai, em compensação, os mais velhos estão vivendo cada vez mais. Esse cenário representa uma crescente estabilização da pirâmide populacional, ficando a base e o topo dela mais uniformes.

Estima-se que, até 2060, 1 a cada 3 brasileiros terá acima de 60 anos, em 2018 era 1 em cada 10. É uma baita mudança, não acha?
No entanto, não pense que serão pessoas sem atitude, que precisarão de cuidados e que a tecnologia será um mistério para eles. Muito pelo contrário o conceito de idosos no dia de hoje mudou, agora eles são muito mais produtivos, ativos e conectados, o que muda (e muito) o consumo na terceira idade, mas esse é assunto para o próximo tópico.

O consumo na terceira idade no panorama digital.

Há pessoas como o CEO da SeniorLab, Martin Henkel que dizem que a terceira idade é uma oportunidade de mercado que ainda não foi explorada pelas empresas. Que tal aproveitar esse nicho de mercado e passar a investir em ações de marketing e comunicação com foco nesse segmento? E se você puder fazer tudo isso nos meios digitais? Vamos entender um pouco esse cenário.

Para começar tenha em mente que no brasil 25% dos brasileiros acima dos 60 anos, hoje, estão conectados, segundo o IBGE. Outro dado importante é que 1/3 das compras por e-commerce são feitas por pessoas com 50 anos ou mais. E não é só isso, o ticket médio de consumo dessa faixa etária é maior que o das outras, ficando em torno de R$ 205,00.

Como a terceira idade se comporta nos meios digitais.

As formas de se comunicar na terceira idade também estão mudando, talvez eles não tenham a agilidade de entender a tecnologia que os jovens têm, mas quando eles entram em uma rede, eles são muito participativos. No YouTube, por exemplo, eles interagem até mesmo com os jovens, havendo um intercâmbio intergeracional, o que gera uma diversidade de opiniões.

Outro fenômeno é o uso de smartphones por parte da terceira idade, na Black Friday 2018 as pessoas a partir dos 55 anos compraram quase o dobro de celulares, que aqueles que têm entre 18 e 54 anos. A busca por informações na internet por parte da terceira idade tem aumentado, por exemplo, termos relacionados a pele madura teve um crescimento de 40% entre os anos de 2017 e 2018.

De fato, se você não pensava nesse nicho como um público consumidor da sua empresa, tá na hora de se reinventar. A cada ano que passa, teremos mais idosos escolarizados e integrados ao mundo digital. É preciso entender como é o consumo na terceira idade e como eles se relacionam com a comunicação digital, para criar estratégias de marketing voltadas para esse público.

Estratégia de marketing para a terceira idade.

O objetivo do marketing para a terceira idade é criar diálogo e construir pontes entre as empresas, marcas e os seus consumidores. Pensando nisso separamos algumas ações recomendadas para você estreitar relações, aumentando o consumo na terceira idade em e-commerce:

  • foque na usabilidade do seu e-commerce, fontes um pouco maiores facilitam a leitura por parte das pessoas mais velhas;
  • faça um passo a passo, explicando como comprar no seu site, como desfazer uma transação, de forma clara e visual para que eles entendam e consigam fazer as compras sozinhos;
  • Faça uso de todas as certificações para mostrar que seu site é seguro e, preferencialmente, explique o que é cada uma delas, pois o medo de fraude desse público é grande;
  • Invista em chat online e em WhatsApp, esses são os canais de atendimento mais usados pela terceira idade;
  • Direcione as suas estratégias de marketing para esse público. Para isso escolha os meios que eles mais usam, o Facebook por exemplo é mais usado do que outras redes;
  • Produza conteúdo direcionado para a terceira idade, dicas de saúde e indicação de produtos que melhoram a qualidade de vida, são boas sugestões. Basta você atrelar a dica ao seu produto e serviço, ok?

O mais importante de tudo é identificar como você pode incluir esse nicho de mercado em sua lista de cliente. LEMBRE-SE: a terceira idade atual está aberta a novas possibilidades de consumo, basta que as marcas e as empresas falem a língua deles.

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