Se você está pensando em abrir um e-commerce, mas não sabe direito por onde começar, nós temos as respostas para você. O primeiro passo é contar com quem entende do negócio, no caso a Mobidick aqui é especialista nesse assunto. Segundo, você deve investir em uma boa plataforma para gerir o seu negócio digital. Pensando nisso, separamos as 8  principais funcionalidades que seu e-commerce deve ter, a fim de garantir o sucesso nas vendas.

Vem descobrir com a gente.

1- Gestão de produtos e conteúdos.

Se você montou um e-commerce, a quantidade de produtos que você poderá oferecer e infinita, certo? E se é assim, a possibilidade de atualizar o seu catálogo de mercadorias deve ser uma das principais funcionalidades que seu e-commerce deve ter. Além disso, os conteúdos também devem ser gerenciáveis, uma vez que você terá que atualizar descrições, valores e nome dos produtos.

Ser gerenciável então e a funcionalidade número 1 a ser considerada na hora de contratar uma plataforma de e-commerce ou for desenvolver um do zero. Acrescentar, deletar ou alterar informações, conteúdo e produtos devem ser ações fáceis de realizar. Com isso, você poderá analisar as fotos  e descrições que atingem melhor os seus clientes e, por isso, vendem mais. IMPORTANTE: não pense que a produção desses conteúdos é uma tarefa fácil, porque não é. Ah, algumas técnicas que estão ligadas à próxima funcionalidade que seu e-commerce deve ter.

2- SEO é uma das funcionalidades que seu e-commerce deve ter.

Sobre o poder dessas três letrinhas, SEO, já falamos aqui, é por toda a importância que elas têm é que faz com que configurem o segundo lugar entre as funcionalidades que o seu e-commerce deve ter. A otimização para mecanismos de buscas é uma das melhores formas de aparecer melhor em sites como o Google, fazendo você vender mais.

O que você precisa estar atento para ter certeza que as técnicas de SEO estão sendo bem usadas:

  • as URLs devem ser amigáveis, ou seja, o endereço eletrônico deve ser limpo e facilmente identificável.
    Veja o exemplo de uma url amigável: https://agenciamobidick.com.br/servicos/criacao/
  • a formatação das páginas do seu e-commerce devem ser bem formatadas.
  • os conteúdos devem ser originais e condizentes com os produtos ofertados.

3- Layout responsivo. 

Cada vez mais o celular está sendo a principal forma de acesso das pessoas à internet. Ter um site adaptável à tela do usuário é uma excelente forma de aumentar as vendas do seu e-commerce, pois a experiência de uso do seu consumidor será positiva, fazendo com que as chances que ele compre aumente. Mesmo que ele não finalize a compra pelo celular, a consulta pode ser feita por ele.

Além de tudo isso, com um layout responsivo as ações feitas pelas redes sociais são muito mais efetivas, o Facebook e Instagram, por exemplo, são acessados muito mais pelos seus aplicativos em celulares do que pelo computador. Então, nas campanhas que direcionam para o seu site, ao encontrar um site funcionando bem na tela do telefone, a confiança do seu consumidor na sua empresa aumenta, assim como a possibilidade de compra.

4- Integração com meios de pagamento.

Pagamento é uma das questões que ainda é tabu para uma grande parcela dos consumidores. Fazer com que eles passem por cima dos seus medos torna-se um dos maiores desafios para os e-commerces. Mesmo que o cenário esteja mudando, com os consumidores confiando mais, fazer uma boa integração com um meio de pagamento de sua confiança é uma das funcionalidades que seu e-commerce deve ter obrigatoriamente.

Outro ponto importante é que as formas de pagamento devem dar a opção para o consumidor pagar com cartão de crédito de diferentes bandeiras e também pagar à vista no boleto bancário. Levando sempre em consideração as características dos seus clientes.

Sobre a integração, Você pode fazer com um intermediador financeiro ou direto com as operadoras de cartão de crédito. No primeiro caso, você terá tudo em um único lugar, desde os pagamentos, até os controles de recebimento. No segundo, cada cartão terá suas formas de controle. Aqui na Mobidick indicamos a pagar.me, para fazer a intermediação dos pagamentos, pois ela é muito para amigável, tanto para quem paga como para quem recebe, além de permitir que toda a transação seja feita pela página do seu e-commerce, o que desperta muito mais confiança no seu cliente.

5- Integração com sistemas de entrega eficiente.

Pensa aí: quantas vezes você já deixou de comprar de um site porque não gostou ou do sistema ou do prazo de entrega, ou talvez os dois? Sim, esse é outro problemão a ser enfrentado pelos e-commerces.

A melhor forma de determinar qual é o sistema de entrega mais eficiente para o seu negócio vai depender de três variáveis:

  • seu público-alvo: onde ele está e que características possui com relação aos prazos de entrega (se quer rápido ou não se importa de esperar).
  • 
o tipo de produto: isso tem relação a quão perecível e/ou frágil seu produto é.
  • as praças que você irá querer atender ou priorizar: aqui vai depender da sua estratégia, do seu público alvo e o tipo de produto, pois se sua estratégia é ampliar o negócio, você pode querer atingir mais pessoas, além daquelas que estão próxima de você. Porém se seu produto é altamente perecível, mandar ele para longe será um impeditivo.

Há empresas que integram diversos tipos de entrega, por exemplo, correio para atender o interior do brasil, transportadora para atender as capitais e regiões metropolitanas e motoboy que entrega em um raio de 60km. Todos esses sistemas de entrega devem estar integrados ao seu e-commerce, para que o seu cliente fique sabendo do prazo de entrega de suas mercadorias.

☝ LEMBRE-SE: ao integrar, você deve considerar 1 ou 2 dias a mais no prazo de entrega dado pelo sistema, pois você tem que pensar o tempo de confecção do produto nesse prazo.

 

6- Confirmação de oportunidades.

Essa funcionalidade está ligada às técnicas de cross-selling e up-selling. Você deve estar perguntando: o que é isso? Você já reparou que em supermercados sempre colocam uma estante de queijo ralado próximo à prateleira de massas, né? Isso é cross-selling. Já as massas de diferentes tipos que ficam bem próximas são opções similares, onde o consumidor pode escolher, sendo essa a técnica de up-selling.

O que isso tem a ver com o seu e-commerce? Tudo. Já pensou que um cliente ao comprar, digamos, uma mesa, pode querer levar as cadeiras junto? Se você não mostrar para ele essa opção, você estará perdendo uma grande oportunidade. Ao fazer isso, a técnica de cross-selling estará em uso.

Agora imagina se um possível cliente acessou um produto do seu e-commerce e acha que ele está muito caro, a possibilidade de você reverter essa má impressão é mostrando que há opções similares mais baratas, que podem interessar o seu consumidor. A técnica de up-selling entra em cena, no momento que você mostra produtos similares que podem ser mais interessantes para o cliente. Aproveite e insira também um sistema de comparação de produtos, principalmente se os produtos similares que possui forem muito parecidos.

 Independente de qual técnica você vai usar, é importante criar oportunidades de compra para o cliente. Quem nunca foi impactado pela seguinte frase: “compre junto…” ou “quem comprou este produto, comprou também…”. Você pode fazer isso no seu site e ter muito mais oportunidade de aumentar o ticket médio das suas vendas.

7- Integração com ferramentas de automação.

As ferramentas de automação servem para, entre tantas coisas, agilizar o processo de comunicação com os seus consumidores. Como uma comunicação ágil é tudo que um e-commerce precisa, integrá-lo com uma ferramenta de automação é uma das mais promissoras funcionalidades se seu objetivo é venda.

As ações que você pode criar para impactar o seu cliente de forma mais assertiva são muitas. Vamos citar algumas aqui embaixo, para você sentir o poder dessa integração:

  • Enviar e-mail para os clientes que colocaram um produto no carrinho, mas não finalizaram a compra, dizendo que os produtos que ele escolheu continuam esperando.
  • Monitorar o acesso dos clientes ao seu site, podendo disparar um e-mail assim que ele acessar uma página específica, de produto ou não, você escolhe.
  • Resgatar clientes que estão há muito tempo sem comprar ou então programar envios para lembrá-los que a sua empresa está alí esperando para atendê-los.
  • Enviar descontos para os clientes, de acordo a frequência de acessos deles ao site.

Teve a ideia de mais alguma ação que poderia ser feita para o seu e-commerce? Então, vem falar com a Mobidick, estamos sempre inventando coisas novas e vamos adorar te ajudar.

8- Com flexibilidade para integrações e atualizações.

Esse é aquele tipo de funcionalidade que poderá desencadear o sucesso do seu negócio online, pois, no momento que seu e-commerce tem possibilidade de integrar as funções que a plataforma não oferece e você possui uma equipe de apoio tão inventiva como a da Mobidick, há uma grande possibilidade dele se destacar frente aos outros. Isso mesmo, se o seu e-commerce não tem uma funcionalidade, podemos criar ela para você ou integrá-lo com uma já existente, deixando-o sempre atualizado e de acordo com as necessidades dos clientes, a fim de conquistá-lo.

E então, seu e-commerce tem todas essas funcionalidades ou tá precisando de um UP? Saiba que estamos aqui para te ajudar. Te liga nos nossos conteúdos, deixe seus dados que vamos lhe deixar por dentro de tudo que acontece no mundo do marketing.

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