Falta bem pouco para entrarmos em 2020, nossa pergunta é: você está preparado? Hoje, nossa conversa será sobre o futuro e em como você pode melhorar o seu posicionamento no ranking do Google. Para isso, agora é hora de conhecer as melhores técnicas de SEO para estar no topo do Google em 2020. Vamos nessa!

 

Por onde tudo começa?

Digamos que para conseguir colocar em prática as técnicas de SEO para estar no topo do Google em 2020 o primeiro ponto que você deve considerar é ter uma equipe que entenda dos paranauês para te ajudar, ok? Os próximos passos se resumem em:

  • cuidar e aumentar a reputação da sua marca, transformando-a em autoridade sobre o assunto do seu negócio;
  • pensar com carinho em cada imagem colocada no seu site, dando a elas o nome correto, para que sejam facilmente encontradas pelos usuários;
  • estruturar os conteúdos do seu site de forma que o entendimento dos robôs do google seja facilitado, para isso use esquemas que ajudem no rastreamento de dados;
  • invista em UX (user experience), porque se o usuário tem facilidade para navegar no seu site, ele vai voltar mais e mais vezes, e esse é o plano;
  • explique mais e venda menos, ou seja, tirar um tempo para responder às perguntas dos usuários, ajudará você a otimizar o motor de respostas, virando referência;
  • reduza ainda mais o tempo de carregamento mobile.

Tendo em mente que esses são os principais pontos que você deve considerar ao desenvolver as suas estratégias para atingir o topo de google em 2020, o que você precisa aprender agora são as técnicas mais usadas para isso.

 

Técnicas de SEO para estar no topo do Google em 2020?

As técnicas de SEO para você estar no topo do Google em 2020, envolvem: muita pesquisa, tanto de mercado como de palavras-chaves, conhecimento de Google Analytics, de construção de links, de mídia sociais, entre outros que vamos ver logo mais.

Para ficar mais fácil de compreender, dividimos as técnicas de SEO para você estar no topo do Google em 2020 em 4 etapas, conforme segue:

Etapa de pesquisa

Se você pensa que usar as técnicas de SEO é só colocar tudo em um programa e voilá está tudo pronto, queremos te dizer que você está cometendo um grande erro. Ao colocar em prática as técnicas de SEO para estar no topo do Google em 2020 você vai precisar dedicar um tempo para fazer pesquisas. Detalhamos abaixo as principais:

  • Pesquisa de mercado: entendendo como as outras empresas do setor se comportam e como os públicos se relacionam com esse mercado.
  • Pesquisas de nicho: como os diferentes públicos encontram a sua empresa no google? Respondendo essa pergunta, você terá percorrido boa parte do caminho.
  • Pesquisa da concorrência: diz o ditado que você deve conhecer a estratégia do inimigo para sair na frente. Identifique os links dos concorrentes, verifique em que posição eles aparecem na página de resultados (SERPs) e quais palavras-chaves foram usadas.
  • Pesquisa de palavra-chave: faça uma relação de palavras-chaves que você acha que sua empresa deva aparecer, faça buscas no google e descubra qual é a situação dela nessa busca. A partir dos resultados, faça um plano de palavras-chaves.

Pesquisas feitas, agora é hora de avaliar os resultados, corrigir erros para, a partir daí, seguir em frente. Então te liga nas análises e ações que são essenciais:

  • Comparar o seu status com os dos concorrentes, ou seja, enquanto ele está aparecendo na primeira página de resultados, onde a sua empresa está?
  • Conferir se os dados principais do seu negócio estão visíveis e atualizados.
  • Ativar as análises de tráfego do seu site. É a hora de inserir os códigos de controle do Google Analytics no seu site.
  • Rastrear todo o seu site, passar assim identificar blacklinks que possam existir e que estão gerando tráfego para o seu site.
  • Identifique erros de rastreamento, se não há multas, se o sitemaps já foi enviado, se tem a necessidade de melhorias de HTMLs e se há links quebrados.

Etapa de programação

Muito do SEO está diretamente ligado a parte de programação. Caso você resolva ignorar essa etapa, tenha consciência de que atingir boa posições no Google será uma missão quase impossível. Vamos entender sobre o que estamos falando. Preste atenção aos itens abaixo e faça uma programação totalmente alinhada às técnicas de SEO.

  • É imprescindível adicionar o sitemap XML na programação do seu site, pois os robozinhos do Google precisam dele para identificar o seu site como um todo.
  • Use e abuse dos menus e também das migalhas de pão, onde o usuário poderá identificar o caminho que percorreu até chegar na página que está.
  • Adicionar arquivos robots.txt da maneira correta, deixando a paginação do site bem delimitada (adicione ref = “next” e Rel = “prev”).
  • Evite indexar páginas sem conteúdo exclusivo, como páginas de listas de conteúdos de blog.
  • IMPORTANTE: os problemas encontrados nas ferramentas para webmasters devem ser corrigidos.
  • Páginas devem ter meta títulos de até 60 caracteres e meta descrição de 150 caracteres. Além disso as imagens devem ter texto alternativo.
  • Crie uma ordem às tags de h#, por exemplo, <h1> para título principal e <h2> para subtítulos. Nos título <h1> a palavra-chave deve estar presente.
  • Tenha cuidado com conteúdos duplicados e com o design sempre atualizado de maneira a facilitar a navegação do usuário.
  • Coloque os conteúdos em categorias apropriadas, fazendo ligações internas e externas de qualidade, atualizando o arquivo regularmente.
  • Seu site deve ser compatível com qualquer tipo de tela (design responsivo ou site para celular). Essa regra também serve para todos os tamanhos de telas e de navegadores.
  • A velocidade de carregamento do seu site é tudo. Então, as mídias (foto, filme, etc) devem ter um tamanho otimizado e usar uma boa hospedagem é essencial.
  • Use URLs absolutos, quando dinâmicos simplifique-os, se reescritos faça o redirecionamento 301, bem como redirecione não www para www e vice-versa.

Etapa de divulgação (ferramentas)

Pesquisa feita. Site programado. Conteúdos bombando. Chegou a hora de dar um salto rumo ao conhecimento, para isso as técnicas de SEO para estar no topo do Google em 2020 estão voltadas para a divulgação e controles de acesso da sua marca, para isso existem ferramentas e técnicas ideais e vamos dar o caminho das pedras. Vem com a gente!

  • Ative alertas para a sua marca e saiba sempre quando está sendo citado.
  • Encontre URLs e menções de sua marca que não foram vinculadas.
  • Link a sua empresa a dos seus concorrentes, para que o link da sua marca, torne-se prioritário.
  • Verifique os seus conteúdos e compare com os dos concorrentes, avalie crie um planejamento que transforme a sua empresa em referência no setor.
  • Tenha perfis nas mídias sociais e alimente-as com informações que façam sentido ao seu público. Deixe os botões delas visíveis no seu site.
  • Participe de grupos e fóruns relevantes, a fim de criar autoridade respondendo às dúvidas dos usuários.
  • Construa relacionamentos com blogueiros e influenciadores, dê a eles material para que façam a divulgação do seu site de forma espontânea.
  • Fazer rodadas de especialistas também é bom, assim como publicar em sites convidados.
  • Crie conteúdos de sucesso e de forma constante.
  • Fique de olho na caixa dos comentários e responda-os.

Etapa do algo a mais

Na última etapa, apresentamos técnicas de SEO para estar no topo do Google em 2020 que, por serem dinâmicas, você precisa estar sempre atento. Vamos nessa?

  • Faça a otimização das taxas de conversão, por meio do rastreamento de metas.
  • Nunca remova a página que tenha metas de rastreamento, sem elas é impossível acompanhar o desenvolvimento do seu negócio.
  • Taxas de rejeição são importantes, verifique-as sempre.
  • Nunca publique conteúdo duplicado, seja do seu site ou de outro.
  • As configurações de servidor devem ser sempre verificadas.
  • Monitore constantemente a reputação da sua marca.
  • Fique atento às alterações da guia do Google e deixe seu site sempre atualizado.
  • Verifique sempre a programação do SEO da sua página e de seu perfil de blacklink. Mude-os sempre que necessário.

Se você seguir o fluxo dessas 4 etapas, saiba que seu site terá tudo para chegar ao topo da lista do Google. Caso acredite que precisa de ajuda, é só chamar a gente. Agora se sua ideia é estar ainda mais preparado para 2020, é só deixar os seus dados aqui embaixo que vamos te deixar por dentro das novidades.

Quer Receber Todas as novidades?

Para receber todas as informações em primeira mão, preencha os dados abaixo. Prometemos te deixar atualizado sempre!