No fim desta semana começará a maior festa brasileira: o Carnaval. Exatamente, tem feriado à vista. Você já avisou os seus clientes de como será o seu expediente? Não. Então, corre!

Te liga nas dicas da Mobidick. Use-as nesse feriado e guarde as informações para as próximas datas, ok?

O que comunicar, quando tem feriado à vista?

Primeiro, defina com a sua equipe como será o expediente em dias de feriados. Ela é o principal meio de deixar os clientes informados, ok? Se todos, estiverem cientes de como se dará o atendimento durante o feriado, metade da comunicação já está feita.

Para isso, você deve definir:

  • Horário de funcionamento: caso tenha algum horário especial, para atender nos dias de feriado avise. E se realmente não tiver expediente, avise também.
  • Dia e hora de fechamento: deixe claro qual dia e a hora que não estará mais atendendo.
  • Dia e hora de retorno: para os clientes se prepararem, indique o dia e hora que seu estabelecimento estará aberto novamente.
  • PARA E-COMMERCE: deixe claro os prazos de entrega para compras feitas durante os dias que não estará funcionando. Sugestão: sempre coloque uns dias a mais, para não fazer promessa falsa, ok?
  • PARA SERVIÇOS: deixe um telefone para contato de plantão que possa ajudar seus clientes a resolverem questões de urgência. Não deixe um feriado ferrar com um contrato.

Onde comunicar?

Agora que você já sabe o que deve comunicar, vamos aprender quais são os melhores canais para deixar os seus clientes informados quando tem feriado à vista.

Use as redes sociais:

Faça aquele post lindão, colocando os horários de funcionamento de forma clara.

IMPORTANTE 1: deixe os horários de funcionamento bem aparente, de preferência na imagem que é o que chama mais atenção do público.

IMPORTANTE 2: faça as postagens com no mínimo 24h de antecedência, se possível deixe ela fixa no topo, para ficar bem visível até que tudo volte aos seus horário normal.

Tem site? Então use ele:

Crie um banner para o seu site com as informações sobre o expediente de sua empresa em dias de feriados. Seja claro e sucinto. Se achar necessário dar mais informações, crie um texto e direcione as pessoas para lá por meio do banner.

Deixe o banner em destaque no site até voltar dos dias de folga. Atualize o banner a cada novo feriado prolongado.

E-mail Marketing ou Newsletter também valem:

Coloque junto das suas comunicações por e-mail um informativo os horários de funcionamento durante o feriado. Se for divulgar um produto, coloque um box informativo, de forma que fique destacado e com as informações claras, para chamar a atenção do cliente.

Se preferir, envie uma newsletter a todos os clientes do seu mailling, informando sobre o expediente em dias de feriado. IMPORTANTE: enviar no mínimo 24h antes, ok?

Chatbots podem ajudar muito:

Tem algumas situações que não é necessário uma pessoa real para atender às dúvidas dos clientes. Nesses casos, um chatbot pode ser de grande serventia.

Mas como funcionam os Chatbots? Eles respondem as pessoas que entram em contato de forma automatizada. De acordo com as respostas que o cliente vai dando. Eles são a evolução no atendimento e mais sobre quais são as melhores estratégias para usar eles, você descobre aqui.

 

Qual caminho seguir?

De pronto, nossa resposta é: coloque tudo em prática. Porém, não!

O melhor que você tem a fazer para deixar seus clientes informados quando tem feriado à vista é conhecer ele a fundo. Isso mesmo! Se você sabe quem é o seu cliente, você sabe qual é a melhor mídia para deixá-lo informado.

 

Tenha em mente: COMUNICAÇÃO É TUDO. E na era digital isso é ainda mais importante.

Não sabe como fazer? A Mobidick te conta. Ou melhor, a gente fez alguns modelos de imagens para usar no status do WhatsApp ou nos stories para você personalizar com os seus horários!

 

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