Marca, o que é marca? No dicionário, marca significa (1) ato ou efeito de marcar, (2) traço, sinal, impressão deixada por alguém ou algo. Não é que o dicionário está certo? Toda marca deve ter uma história para contar, deixando a lembrança no imaginário das pessoas.
E aí, como está a marca da sua empresa? Ela está cumprindo o seu papel direitinho? Tem dúvidas? Confere o que conta a especialista da Mobidick: a Roberta Ramos. Ela vai nos contar tudo sobre o mundo das marcas.
Por que toda empresa deve criar a sua marca?
Segundo nossa especialista, toda empresa deve criar a sua marca ( também chamado de logo) por inúmeros motivos, entre eles:
- se destacar entre os seus concorrentes do segmento;
- chamar atenção do público geral e principalmente do seu público alvo.
“A marca, é a cara da sua empresa, é a imagem que as pessoas irão lembrar quando ouvir falar dela.”
Roberta Ramos
É a partir da criação da sua marca que você poderá divulgar o nome da sua empresa de forma mais sólida, divulgando o logo na fachada do seu estabelecimento (loja, supermercado, escritório, escola) nas redes sociais, em outdoors, em panfletos, flyers, adesivos, sacolas.
No que consiste uma marca?
Uma marca é composta obrigatoriamente pelo nome da empresa. Porém outros elementos podem ser agregados para compô-la, entre eles:
- nome (naming);
- símbolo;
- estudo tipográfico;
- estudo de cores;
- slogan.
Qual é a diferença entre os elementos de uma marca?
Já sabemos o que constitui uma marca, quais são seus elementos. Agora vamos entender melhor a diferença entre cada um deles. Só vamos conseguir isso porque a Roberta vai nos contar.
Antes, porém, vamos a uma observação IMPORTANTE: marca, logo e logotipo, apesar de serem parecidos e significarem quase mesma coisa, eles são termos diferentes, mas confundidos pelas pessoas. Segue lendo para entender melhor.
A palavra marca, como falamos antes e repetimos aqui, significa sinal ou símbolo que serve para que se reconheça algo. Trata-se da imagem que irá representar a sua empresa aos olhos das pessoas. É a tradução visual da sua empresa.
Logotipo é o grupo de letras que estilizadas e combinadas em um só grupo formam uma marca. Como logo e a marca, serve para identificação da sua empresa. Nesse sentido, usar o termo logomarca é redundância, apesar de ser muito utilizado.
Logo vem do grego e pode ser traduzido por: significado, conceito, fundamento. Está diretamente ligado com o que você pretende que a sua empresa seja vista no mercado consumidor. Como a marca, ele retrata a sua empresa.
Nome
É a partir dele que seguimos para a criação. O nome da sua empresa deve ser parte principal que vai compor a sua marca. Ainda não possui nome? Não tem problema. O processo de naming é responsável por desenvolver um estudo específico para a sua empresa e podemos fazer ele para você.
Estudo Tipográfico
Cabe a ele a escolha da melhor fonte (letra) para vestir o nome da sua empresa na composição da marca. Ela pode ser uma fonte serifada ou sem serifa, mais slim (fininha) ou bold (mais espessa). É uma das etapas mais importantes da construção de marca.
Símbolo
Simplificando as teorias, o símbolo é o desenho ou forma que vai representar de alguma maneira a sua empresa. Ele pode ser redondo, quadrado, retangular, composto pela inicial do nome da empresa, ou elemento que remete aos serviços prestados. A criatividade é infinita quando ao se construir o símbolo de sua marca.
Estudo das Cores
Essa é a etapa mais esperada pelos designers! Entre uma infinidade de cores, é escolhida a ideal para a sua marca. Para isso, realiza-se um estudo do segmento da sua empresa, do público e dos concorrentes, antes de se fazer qualquer definição. IMPORTANTE: não vale escolher a cor do seu logo, de acordo com suas próprias preferências ou por que a sua mãe acha que você fica bem bonito com ela, ok?
Slogan
Algumas marcas utilizam o recurso do slogan como forma de identificar a marca através de uma frase de impacto que é utilizada junto da marca. Esse item é totalmente opcional, mas quem não lembra do Bombril, 1001 utilidades?
Dá para usar os elementos separados?
Para empresas iniciantes e marcas novas que estão se inserindo no mercado, seja qual for o segmento que pertençam, é importante que se mantenha a forma completa da marca (símbolo + nome + slogan) em suas divulgações. Assim, é possível garantir que o seu visual obtenha o máximo de alcance de pessoas e, com o tempo, passe a ser reconhecida.
Para marcas que já entraram no imaginário das pessoas, é possível fazer a separação dos elementos gráficos da marca. Veja os exemplos da Adidas, ao ver três listras, você quase que automaticamente vai se lembrar da marca em questão. O mesmo acontece com a Coca-Cola, a Nike, o Starbucks, a Gucci, a Chanel, entre tantas outras marcas.
Para criar uma marca, o que é preciso?
Para a criação de uma marca é necessário uma série de informações pertinentes sobre a empresa para que seja possível chegar a alternativa que melhor atende o seu objetivo de negócio.
Os dados essenciais para iniciar o processo de criação se uma marca, ou seja, aqueles que o cliente tem que te passar aos criativos, são:
- nome da empresa (se precisar, ajuda-se a criar com o processo de naming);
- segmento que atua;
- concorrentes;
- os serviços prestados pela empresa;
- o público alvo (feminino, masculino, faixa etária).
Para ser ainda mais eficiente, alguns dados extras precisam ser considerados, pois podem contribuir na etapa de estudo para a criação da marca.
- informar a preferência por alguma cor;
- indicar referências de marcas que gosta, concorrentes ou não.
Sobre plataformas de criação automática de logos.
Você vai querer que o concorrente da esquina tenha um logo igual o seu? Não, né? Pois esse é um dos riscos que você corre quando utiliza plataformas de criação automática.
“A criação de marca deve ser algo especial, pensada e construída a partir de estudos concretos com base na sua empresa.”
Roberta Ramos
Mais dicas da especialista em marcas.
Vale lembrar que no processo de criação de uma marca é realizado estudos específicos e aprofundados sobre os concorrentes da empresa e o seu público alvo. Esse estudo implica em 90% das escolhas a serem aplicadas posteriormente na marca, como por exemplo a escolha das cores ou da tipografia que será usada, ou seja, a estética da sua marca.
Mais uma dica importante: uma boa marca deve ser simples em suas formas e comunicar o necessário e essencial: o que a sua empresa oferece ou pretende entregar aos seus clientes. Devemos sempre ter cuidado com os modismos, pois eles passam e a sua marca corre o risco de ficar presa no tempo.
Criar uma marca é uma arte. E de arte nos entendemos. Faça a marca de sua empresa com quem trabalha com muito cuidado e carinho para te entregar um logo ideal. A Mobidick é especialista em criação de marca, só para constar.
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