Para conquistar cada vez mais likes é necessário produzir conteúdos que gerem engajamento, fazendo as pessoas curtirem, comentarem e compartilharem o que você posta com as suas redes de contato. Aí você pergunta: como faço para atingir essa façanha? A mobidick te conta. Vem descobrir quais os 6 conteúdos essenciais para redes sociais.

Segue lendo e arrase nas suas postagens!

Primeiros passos.

Vamos por partes, ok? Antes de sairmos produzindo conteúdo por aí, é preciso dar alguns passos básicos. Veja a listinha abaixo e atente-se:

  • Conheça seu público, afinal é ele que você quer engajar, certo? Então, saber quem ele é, do que gosta, como ele se comunica é um grande passo para descobrir quais os conteúdos que mais chamam a sua atenção.
  • Tenha objetivos claros, pois de nada adianta você produzir e produzir conteúdos que não levam a lugar nenhum ou levam a muitos lugares ao mesmo tempo. Se isso fica confuso para você, imagina para o seu público.
  • Mantenha uma identidade, ou seja, deixe claro que é a sua empresa que está falando. Lembre-se que a atenção do consumidor é disputada, ser confundido e perder negócios por isso não é legal.

Pronto, agora dá para seguirmos em frente. Vamos nessa?

6 conteúdos essenciais para redes sociais.

Dados os primeiros passos, vamos então ao que interessa: os 6 conteúdos essenciais para redes sociais, que acreditamos que possam fazer a diferença para o seu negócio. Segue a Mobidick.

1) Conteúdos que solucionam problemas. 🎁

Partindo do pressuposto que o consumidor ao procurar por um produto está buscando a solução para um problema, conforme mostramos no texto sobre a jornada do consumidor, produzir conteúdos que mostrem que você tem essa solução, já é um baita motivo para que ele interaja com a sua empresa. Então mostre-se útil e ao mesmo tempo necessário.

Sendo assim, nada de encher as suas redes sociais com anúncios de produtos à venda e não ajudar os seus clientes com nada. Mescle seus posts de comerciais com post de dica, tutoriais, infográficos. A ideia é se tornar referência no setor que você atua, pois assim, as pessoas lembrarão da sua empresa na hora de efetivamente fazer a compra.

E quem não quer algo que ajude a resolver as necessidades diárias? Ofereça valor ao cliente, mostre-se necessário e complacente a dor dele.

2) Seja engraçado, os memes são ótimas alternativas. 🤣

Sabe aquela postagens que você viu percorrendo vários perfis no mesmo dia, que sem ser igual seguiam a mesma ideia, e mais, todas tinham curtidas além do normal? Pois então, isso é um meme. Com o poder de ser transmitido rapidamente, ele é adaptado para a realidade de cada empresa e “quebra” e internet.

Postagens como essa valem a pena, quando procuramos por curtidas e engajamento, mas é preciso alguns cuidados. Vamos entender melhor sobre isso agora.

O fato de memes terem um grande alcance, de movimentarem a internet e ser uma postagem que bomba, nem sempre ele terá relação com o seu negócio. Nesse caso é melhor desconsiderar essa postagem dos conteúdos essenciais para as redes sociais da sua empresa, ok?

Outro ponto importante é: imagens possuem direitos autorais. Sendo assim, pessoas usando imagens de filmes, séries e personagens, apesar de não ser legal, tudo bem. Eles não têm objetivo comercial, mas você tem e aí nada de usar imagens que não são suas ou que você não pagou para tê-las. Mesmo não podendo usar a imagem, você pode fazer o meme, pois o que mais importa é a ideia, a mensagem e o conceito que ele tem a transmitir.

3) Surfe a onda do momento. 🏄

Praticamente todos os dias tem algum lançamento de filme e série. Alguns deles entram no imaginário das pessoas e em pouco tempo já fazem parte da lista dos assuntos mais comentados nas redes sociais. Porque nao pegar carona nessa onda? Isso mesmo, surfe no sucesso de um filme ou de uma série. Mas espera aí, antes leia as observações abaixo:

  • não necessariamente o filme ou a série tem que ter relação direto com o seu negócio, no entanto, você precisa trabalhar a mensagem para que faça sentido e não fique uma postagem sem objetivo.
  • os gostos do seu público devem ser levados em conta, afinal é ele que você quer atingir, certo? Então, não basta ser a série do momento, tem que ser “a série” do momento para o seu público consumidor.
  • filmes e séries muito polêmicos devem ser evitados. Você não quer que sua página se transforme num ringue de discussões que não vão chegar a lugar algum, né?

4) Invista em vídeos e lives. 🎥

Os vídeos estão cada vez mais tomando conta das redes sociais, eles têm grande poder de engajamento. Em um patamar parecido encontramos as lives. As pessoas compartilham, comentam, curtem, fazem a festa quando encontram esses conteúdos. O que vocês está esperando para começar agora a produzir os seus vídeos? Ok, ok… você está esperando as nossas dicas. Então seguem lendo e confira, pois elas são bem importantes.

Vamos começar a falar sobre os vídeos. A regra número 1 é: você não está produzindo um filme, certo? Então nada de vídeos longos, que as pessoas não vão até o fim. Já o segundo ponto de atenção é: tenha uma história para contar, ou seja, prepare-se para gravar, ligar a câmera e falar qualquer coisa sem sentido algum não vai chamar a atenção de ninguém, e se chamar, pode afastar as pessoas da sua página.

Agora sobre as lives. Sabe o ponto de atenção 2 dos vídeos, ele vale aqui também. Não é porque é ao vivo que você pode improvisar, ok? Tenha um script, converse antes com as pessoas que você vai entrevistar e/ou conversar, separe com antecedência todos os objetos e equipamentos que você quer que apareça no vídeo. Avise às pessoas o dia e a hora que a live irá acontecer, assim elas se organizam para assistir. E no dia da live, vale uma lembrança.

5) Mostre os bastidores. 🏠

Quem aqui não tem curiosidade com o que passa por trás das câmeras? Com certeza, seus clientes morrem de curiosidade para saber o que se passa na sua empresa sem que ele veja. É isso mesmo, os bastidores da sua empresa fazem parte dos conteúdos essenciais para as redes sociais, pode acreditar.

Desde mostrar quem é a sua equipe até divulgar um detalhe, por mais pequeno que seja, chama atenção dos consumidores. Além disso, ao deixar que eles vejam a sua empresa mais a fundo, você vai criando uma intimidade com o consumidor e, com o tempo, muito mais que cliente, ele vai ser parte da sua empresa também, tendo responsabilidade sobre ela, por isso se tornará fiel.

6) Dê sugestões. 🗣

De dicas de moda, sugestões de livros, filmes e lugares, os consumidores adoram quando você se preocupa com ele e, principalmente pede a opinião dele. Logo, sabe aquele livro que você leu e tem um monte de dicas que seria muito interessante para os seus clientes, compartilhe com os seus consumidores e peça outras dicas para eles, assim você poderá conhecê-los melhor.

Aqui, repetimos a observação de que são as pessoas que irão determinar quais conteúdos são interessantes para se publicar. Além disso, o que for publicado tem que ter relação com o seu tipo de negócio, caso contrário será uma postagem sem sentido. Em todos os casos, NUNCA deixe de indagar o cliente sobre o que ele quer ver mais, isso ajuda para as próximas postagens, ok?

Como regra básica esses conteúdos são os que melhor engajam nas redes sociais, tem muito mais o que saber e nós vamos te contar. Cadastre-se aqui embaixo e receba todas as nossas novidades.

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