Vem aqui! Vamos conversar sobre um dos mais importantes passos para a estratégia de marketing digital da sua empresa? O papo é sério, pois vamos falar sobre persona. Não foge! Você vai ver como o assunto é fácil e mais, vamos te apresentar todas as barbadas de como criá-la. Pega na nossa mão 🤝 e vamos juntos em mais essa aventura 👊.

O que é persona?

De modo geral, persona é aquele cliente ideal, que você constrói com base em clientes reais. Ok! Vamos um pouco além. Provavelmente sua empresa tem inúmeros clientes e nenhum é igual ao outro, estamos certos? Agora imagina se você pudesse pegar as principais características de cada um deles e construir o cliente perfeito. Então, esse último seria uma persona.

A persona é um cliente fictício que possui as características demográficas (idade, gênero, classe social, etc) e psicossociais (história pessoal, motivações, objetivos, preocupações) primordiais dos seus clientes, ou seja, aquelas que levam ele a procurar pela sua empresa. Ele não é real, é idealizada, é o cliente típico. Vamos adiante, com certeza você irá entender melhor.

Persona x Público – alvo?

Você deve estar louco para nos perguntar: personas não é a mesma coisa que público alvo? E a gente responde: não, não são. No entanto, sua pergunta faz sentido, pois essa confusão é recorrente, mas estamos aqui para te ajudar a entender que eles não são sinônimos.

Público-alvo é uma parcela abrangente da sociedade que você vende ou pretende vender os seus produtos. A persona é aquele cliente idealizado, formado a partir das características das pessoas que já consomem na sua empresa, é mais humanizada e mais personalizada. No exemplo abaixo, descrevemos o público-alvo e a persona de uma mesma empresa, para que você perceba a diferença.

Público-alvo da empresa X, venda de cosméticos:

Mulheres, de 20 a 40 anos, solteiras, estudantes universitárias ou recém formadas, com renda mensal média de R$ 1.500,00. São preocupadas com a aparência e investem parte de seus ganhos em produtos para evitar o envelhecimento precoce.

Persona da empresa X, venda de cosméticos:

Ana tem 29 anos e está formada a 1 ano em engenharia de produção. Ela trabalha desde a faculdade junto à linha de montagem de uma grande indústria de equipamentos agrícolas, onde a presença de outras mulheres ainda é reduzida. Gosta do que faz e não pretende trocar de setor, mas sente falta de trocar experiências de cuidados com a pele para evitar o envelhecimento precoce. Suas fontes de informação para esse assunto são: a internet e suas amigas de infância. Investe bastante em produtos de cuidados, pois tem bastante medo de envelhecer. Aceita dicas de vendedores. Não vai ao dermatologista, mas lê os rótulos antes de comprar os produtos.

Por que criar uma persona é importante?

As empresas devem criar personas, pois elas inspiram a elaboração de conteúdos e de ações de marketing digital, orientando a aquisição de novos clientes, uma vez que ao fazer ações direcionadas para perfis e interesses semelhante ao da persona, busca-se atrair pessoas que têm mais chances de comprar com a sua empresa.

Resumindo: com a criação da persona da sua empresa, você conseguirá enviar a mensagem certa para as pessoas certas. Você não correrá o risco de oferecer, por exemplo, churrasco para um vegetariano, ou então, divulgar um produto de luxo para quem consome prioritariamente produtos de necessidade básica.

A criação de uma persona também ajudará a sua empresa a:

  • definir o tom da mensagem que vai atingir em cheio as pessoas com maior probabilidade de virar cliente;
  • escolher tópicos de conteúdos que você deve focar a escrita;
  • entender como as pessoas que está prospectando se portam, identificando a fundo a jornada de compra deles.

IMPORTANTE: talvez haja a necessidade de você criar mais de uma persona, pois dependendo do seu negócio, pode existir mais que um tipo de consumidor. No entanto, nada de exagerar, ok? Mantenha o foco e tenha em mente que a persona é o seu cliente ideal, sendo baseado nas características de mais de um cliente real.

Passo a passo para criar uma persona.

Pensou que íamos ficar só na teoria, né? Nem pensar. Fizemos um passo a passo para que você consiga criar a persona da sua empresa. Confira logo aqui embaixo 👇

 

1 – Defina quem é o seu cliente:

Descreva as características físicas e psicológicas do seu potencial cliente. Use como base de inspiração tanto o seu melhor cliente real, como aquele que rejeitou a sua empresa. As seguintes perguntas você deve fazer nesse momento:

  • qual idade?
  • qual seu nível de instrução?
  • que atividades realiza, tanto na vida pessoal como na profissional?
  • quais os seus medos e suas alegrias?
  • quais assuntos tem mais interesse (preferencialmente, identifique aqueles que você pode casar com os serviços ou produtos da sua empresa)?
  • Como consome informação (O quê? Quando? Onde?)?
  • Quais seus objetivos, com a sua empresa?
  • Quem é que influencia suas decisões de compra?

2 – Compile as respostas:

A ideia aqui é unificar as informações e elaborar a persona da sua empresa. Você pode fazer isso como se fosse uma ficha, que deve ser compartilhada com toda a equipe, onde constará as seguintes informações:

  • nome (você deve criar um nome fictício para sua persona);
  • idade;
  • o que faz da vida;
  • no que acredita;
  • o que pensa;
  • o que sente;
  • quem influencia suas compras;
  • por onde se comunica;
  • critérios que leva em conta para comprar
  • estágio da jornada de compra que está (se possível).

O que fazer depois de criar a persona?

Definida a persona (ou as personas) para o seu negócio, você já pode colocar a mão na massa e criar formas de comunicação adequadas para os seus potenciais clientes. Nesse momento, você também pode criar estratégias para cada uma das fases da jornada de compra do seu possível consumidor, entregando mensagens que estejam de acordo com as características da persona que o representa.

Vamos pôr a mão na massa? Vem conversar com a gente, estamos prontos para mapear as personas do seu negócio e construir o planejamento ideal de marketing digital para você ter ainda mais sucesso. Enquanto isso, inscreve-se na nossa news e fique ligado no que acontece no mundo da comunicação digital. Deixe seus dados abaixo 👇

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