Provavelmente você já deve saber qual a importância das ferramentas de automação, certo? No entanto, não custa nada relembrar: elas servem para integrar os diversos canais de marketing, de forma que tarefas que seriam repetitivas tornem-se automatizadas, colocando os clientes e possíveis clientes em um fluxo de interação. Nesse sentido o Mautic como ferramenta de automação de marketing é uma excelente opção para sua empresa e nós vamos te explicar o porquê agora!

 

Por que usar o Mautic como ferramenta de automação de marketing?

O primeiro ponto a se considerar quando você for escolher a ferramenta da automação de marketing é o valor que você vai pagar para usá-la. Em média, o valor cobrado de mensalidade é alto, ficando em torno de R$ 1.000,00. Caro né?

Esse valor faz com que muitas empresas, principalmente as pequenas e as médias, fiquem de fora desse mercado. Pensando em uma solução que atendesse as empresas menores, tornando as ferramentas de automação de marketing mais acessíveis, o Mautic surge como a primeira ferramenta open source (código aberto) e gratuita para atender essa demanda de mercado.

O Mautic, oportunizou que todas as empresas pudessem aproveitar os benefícios da automação de marketing. É claro que ele também tem a sua versão paga, mas, se você contar com a ajuda de pessoas especializadas nessa ferramenta, a versão de código aberto é perfeita para qualquer tipo e tamanho de negócio, pois podem ser feitas modificações na plataforma, de acordo com as necessidades da sua campanha. Só para deixar claro, aqui na Mobidick somos experts em usar o Mautic como ferramenta de automação de marketing.

Entre uma ferramenta que você vai pagar caro e possivelmente também precisará de ajuda para operar, e outra que é grátis e que tem a baleia mais querida para te ajudar nessa missão (nós no caso), sem sombra de dúvidas indicamos a segunda opção para você seguir. Só com o valor da mensalidade da ferramenta paga, você consegue:

  • pagar pelo conhecimento técnico da Mobidick;
  • investir no serviço de SMTP (serviço de disparo de email), que o Mautic não tem integrado, para poder entregar o seus e-mails, sendo um valor variável, de acordo com a quantidade de e-mails que irá enviar.
  • aplicar mais dinheiro nas ações de marketing e ainda vai ficar com troco, para poder potencializar as redes sociais.

 

Funcionalidades do Mautic para a automação do marketing.

Você deve estar se perguntando: “sendo grátis, o Mautic vai me oferecer tudo que uma ferramenta paga me ofereceria?”. Afirmamos que SIM, com certeza. Para te dar toda a segurança vamos apresentar as funcionalidades que o Mautic oferece, vem com a gente.

Gerenciamento dos leads

Todos os contatos que você recebeu irão ficar em um único lugar, podendo ser segmentados conforme as suas estratégias de marketing. Você pode saber desde o local onde o contato está, bem como o estágio de compra em que se encontra, até ter um histórico completo das atividades do seu cliente. Tudo isso com uma visualização super agradável.

Lead tracking (rastreamento de contatos)

O Mautic como ferramenta de automação de marketing possibilita que você veja todos os passos do seu cliente após ser impactado por uma ação (post, e-mail, landing page). De forma detalhada, você fica sabendo por quais páginas ele navegou, os e-mails que ele abriu, os cadastros que ele fez. Isso só é possível, pois semelhante ao Google Analytics, o Mautic gera um código para inserir nas páginas do seu site, permitindo fazer esse rastreamento de cada ponto de contato do cliente com a sua empresa.

Lead nurturing (régua de relacionamento)

De forma simplificada, o lead nurturing é a criação de uma sequência de e-mails que visa manter o seu cliente envolvido com a sua marca, desde o início de sua jornada de compra, até (pelo menos) o pós compra. A ideia é que o seu contato esteja sempre quente e ativo. Com o Mautic o envio dessa sequência de e-mail pode ser programada de forma customizada para cada objetivo. Assim, basta que você crie o e-mail na plataforma e configure a frequência que deseja enviar, a partir daí é com o Mautic.

Lead scoring (sistema de pontuação)

Com o sistema de pontuação que o Mautic oferece, você pode qualificar os seus leads de acordo com a interação dele com as suas ações. Isso ajuda você e identificar os clientes reais de forma mais efetiva, podendo dar mais atenção a esses clientes. O lead scoring funciona da seguinte forma, por exemplo: ao abrir o e-mail que você enviou o cliente ganha pontos, se ele acessar o link que estava no e-mail, ganha mais pontos, se foi para outra página no site, mais pontos, e assim por diante. Depois de tanto interesse, tanta interação, a probabilidade de venda aumenta, então é a hora de você ir direto ao ponto: vender.

Landing pages e formulários

A fim de facilitar ainda mais a sua vida, usando o Mautic como ferramenta de automação de marketing, você poderá fazer suas landing pages e formulários de forma simples e prática, através do clica e arrasta. Essas duas ferramentas ajudam muito e podem ser usadas integradas a outras ações de marketing, como por exemplo: sites, redes sociais, e-mails. Tudo irá depender de seu planejamento e sua criatividade. 

Integração com CRM e mais ferramentas

Por meio do Mautic você consegue abastecer seu CRM e ainda integrar a outras ferramentas do mercado, tudo para você conseguir fazer campanhas de marketing integradas, a fim de acompanhar todos os pontos de contato do seu cliente com a sua empresa. Caso não possa ter alguma integração, por ser de código aberto, a gente pode criar uma customização.

 

O Mautic é uma ótima opção.

Existem várias ferramentas de automação de marketing que podem servir para o seu negócio, mas nós te convidamos a testar o Mautic. Aqui na Mobidick gostamos bastante dele. Além de ser fácil de usar, ele é muito mais barato e ainda conta com uma grande quantidade de desenvolvedores encontrando soluções para as suas estratégias de marketing, inclusive nós.

Vem conhecer o Mautic, garantimos estratégias bem efetivas para os seus objetivos empresariais. Agora, cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola no mundo do marketing digital com os nossos conteúdos exclusivos. Deixe seus dados abaixo 👇

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