Para tudo e olhe ao seu redor 🧐. Agora responda: quantas pessoas estão com os olhos voltados para a tela do celular? Se quiser, pode deixa a sua resposta nos comentários, mas a gente já imagina que pelo menos metade das pessoas, do ambiente que você está, olham para o celular nesse momento. E o que elas fazem lá? Temos a intuição de que o tempo gasto com mídias sociais é a maior parcela do uso da internet na rotina diária das pessoas.
A partir desse pensamento, vamos apresentar hoje um panorama do tempo gasto em mídias sociais, identificando como o marketing pode fazer usos desses dados, a fim de alcançar os objetivos estratégicos traçados.
Let`s go, baby!
Tempo gasto em mídias sociais em números.
A Famemass compilou uma série de pesquisas e chegaram aos seguintes dados sobre o tempo gasto em mídias sociais: aproximadamente 45% da população mundial, ou seja quase 3 bilhões e meio de pessoas, faz uso das mídias sociais. Desses 60% dizem estar constantemente conectados a elas e 98% considera que no último mês foi um usuário assíduo. Se isso não é um bom motivo para você investir agora mesmo em mídias sociais, não sabemos mais o que pode fazer você sair do lugar.
De qualquer forma, vamos trazer mais alguns dados, para não restar dúvidas. Ok?
Continuando no nível do mundo, o tempo gasto com mídias sociais é em média 2 horas e 23 minutos por dia e por pessoa. No cenário da América Latina, esse tempo sobe para 3h32. E considerando a realidade do nosso país, Brasil, o tempo gasto com mídias sociais é de 3h45, configurando o segundo lugar dos países que ficam mais tempo nas mídias sociais.
Números impactantes, não é mesmo? Mas agora chegou a hora de entender onde esse tempo é usado e por qual motivo. Continue lendo.
Onde o tempo gasto em mídias sociais é usado.
Qual das plataformas de mídias sociais, você acredita, que esteja no topo da lista do tempo médio de uso por dia? Falou Facebook? Acertou em cheio. Veja a lista completa aqui em baixo:
Facebook: 58 min
Instagram: 53 min
YouTube: 40 min
Twitter: 3 min (achamos que aqui é mais, e você?)
Facebook: 58 min
Instagram: 53 min
YouTube: 40 min
Twitter: 3 min (achamos que aqui é mais, e você?)
Antes que você pergunte, vamos contar o que os usuários normalmente fazem durante o tempo gasto em mídias sociais, ou seja o que os motiva para acessá-las:
- Ver eventos que estão acontecendo e notícias.
- Para saber o que os amigos estão fazendo.
- Procurando conteúdos engraçados e divertidos.
- Para passar o tempo.
- Fazer network.
- Compartilhar fotos e vídeos.
- Procurar produtos que quer comprar.
- Porque os amigos estão nas mídias sociais.
Independente do motivo, o fato é que as pessoas estão nas mídias sociais. Saber como atingi-las é uma necessidade. Você quer saber as melhores práticas para isso? Então vem lendo com a gente!
Ações de marketing, com base nos dados apresentados.
Agora que você tem um panorama de quais aplicativos e ferramentas de mídias sociais que as pessoas andam gastando horas dos seus dias, queremos saber o que você vai fazer com essa informação? Esperamos, sinceramente, que você tenha respondido que irá investir em ações de marketing digital. Caso não tenha pensado, ainda dá tempo, isso porque estamos aqui para te ajudar, ok?
Mas vamos à prática. A ideia aqui é lhe apresentar 3 dicas para você atrair a atenção dos seu público alvo, destacando-se no período que o seu cliente está conectado às mídias sociais, tendo como base as motivações das pessoas ficarem tanto tempo navegando. Então vamos nessa.
1 – Frequência das postagens:
Se no Brasil as pessoas passam, em média, 3h45min por dia nas mídias sociais, o ideal seria dividir o dia em seis blocos e fazer um post a cada quatro horas. No entanto, isso é loucura, ainda mais considerando que as mídias sociais já não mostram as postagens de forma cronológica.
Esquecendo a loucura de fazer 6 postagens diárias, vamos aos fatos concretos. O que você tem que ter é frequência nas postagens. Nada de postar uma semana todos os dias e depois parar por dias e voltar com quatro postagens no mesmo dia. Para se destacar é preciso rotina.
Você também pode determinar um horário fixo de postagem todos os dias, por exemplo. Quem vai dizer qual é a melhor hora é o seu público. Dessa forma, faça postagens em horários diferentes para testar qual é o melhor, qual dá mais resultado.
2 – Curadoria de conteúdo:
Saber o que falar e como falar é a melhor forma de fazer com que as pessoas prestem atenção em você. Estar antenado aos motivos que levam as pessoas a ficarem tanto tempo navegando nas redes sociais é a melhor forma de fazer uma boa curadoria de conteúdos e arrasar no marketing.
Caso você queira ter algumas inspirações, no nosso site tem muitas dicas inclusive essa aqui com 6 conteúdos essenciais para redes sociais.
3 – Planeje-se e fique de olho nos resultados
Uma das teclas que sempre batemos aqui é que nada pode começar a ser publicado sem que um bom planejamento seja feito. O que tá esperando para traçar seus objetivos, suas metas, conhecer o seu público e ter muito sucesso no marketing digital?
Uma das melhores formas de ter base para o planejamento da suas estratégias de marketing digital é essencial você ficar de olho nos resultados das ações de marketing que você realizou. Com esses dados é possível definir se seguir pelo mesmo caminho é a melhor opção ou é se necessário reinventar-se. Se você tem um bom controle dos resultados, validar hipóteses também é possível.
IMPORTANTE: essas três dicas são integradas, pois sem uma não é possível fazer a outra, ok? Então, de preferência, siga-as.
Caso perceba que precisa de ajuda, é só prender o grito que vamos lhe atender. Enquanto isso, que tal ficar informado do que rola no mundo no marketing digital.