IMPORTANTE: independente do tamanho ou segmento da sua empresa, ter uma presença ativa nas redes sociais é necessário. E estar ativo, não quer dizer que você deve postar todos os dias, é preciso acima de tudo interagir. Vendo o crescimento de usuários que o Instagram está tendo nesses últimos tempos, vamos então entender como estreitar o relacionamento com os seus públicos por meio dos comentários em post do Instagram.

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Não só de fotos vive o Instagram.

Que as fotos são importantes a gente já sabe, até existem várias dicas que te ajudarão a arrasar nos clics para o Instagram. Mas cada vez mais as pessoas estão indo além, do que somente curtindo as fotos, elas estão fazendo comentários em posts do instagram e o que você está fazendo com esses comentários?

Essa é a pergunta mais pertinente a se fazer agora, pois de nada adianta você ter fotos lindas, super produzidas, se você não dá a mínima para o que as pessoas estão dizendo sobre os seus posts. Mais do que imagens lindas, você precisa interagir com as pessoas que foram impactadas por elas. Sim! O instagram é também um forte canal de comunicação, talvez ainda mais potencializado pelo surgimento dos stories. Sobre tudo isso veremos logo aqui embaixo.

 

Como responder os comentários em post do Instagram?

Pelas redes sociais você pode expor qual é a essência da sua marca. O Instagram não fica fora disso, com ele é possível encantar com as imagens e arrebatar com os textos, depois é só esperar a chuva de interações, essas por meio de comentários. Saber como responder os seus clientes e fãs é muito importante, afinal, os outros estão de olho em sua atuação por ali.

PARA SABER: o crescimento da visibilidade do seu instagram está intimamente ligado à quantidade de comentários que os seus posts recebem.

Sendo assim, separamos 3 dicas que irão te ajudar a interagir nos comentários em posts do Instagram:

1 – Mostre a humanidade da marca.

As pessoas estão cada vez mais interessadas no porquê as empresas vendem, e menos no que elas vendem. Sim, os consumidores querem saber qual é o propósito por trás da sua marca, buscando uma conexão com ela.

Nesse sentido, prestar um atendimento humanizado é a melhor forma de transformar clientes em fãs. Então, evite ao máximo o uso de respostas prontas. O mesmo vale para copiar e colar a mesma resposta para diferentes pessoas. A regra é: NÃO pareça um robô.

atenção a cada um dos comentários em post do instagram, mesmo que isso demande tempo. As pessoas estão cada vez mais buscando personalização no atendimento. Chamar as pessoas pelo nome já é um bom começo para fazer o cliente se sentir especial.

 

2 – Agilidade e objetividade nas respostas são essenciais.

Por serem muito dinâmicas, as redes sociais exigem praticidade e rapidez na hora de responder os consumidores, afinal eles procuram por isso quando te contactam. Então, o interesse em ser ágil e objetivo nas respostas deve ser todo seu, até porque o cliente pode encontrar outra empresa que responda às necessidades dele de forma muito mais eficiente.

As respostas rápidas do instagram podem te ajudar nessa missão. Elas são mensagens prontas que os perfis comerciais na rede social podem ser salvas e usadas na hora de responder alguém via mensagens diretas (DMs). São excelentes para quem tem um grande fluxo de interações com esse tipo de mensagem, pois agiliza o trabalho. Se quiser, pode acessar aqui o passo a passo de como instalá-las.

ATENÇÃO: elas são respostas rápidas e não mensagens automatizadas. Para usá-las é preciso selecioná-las manualmente. Outra importante informação é que elas irão te ajudar com relação às mensagens diretas, os comentários em post do Instagram, o trabalho é braçal, tendo que ser ágil e objetivo. Esteja atento, ok? Pois o quanto mais rápido tu responde ao consumidor, maior chance de fazer ele lembrar da sua empresa de forma positiva.

 

3 – Paciência e respeito são virtudes que NUNCA podem faltar.

Talvez estejamos chovendo no molhado e você esteja careca de saber dessa máxima. No entanto, não é raro vermos empresas saindo da linha com comentários rudes por parte dos consumidores. A DICA PRINCIPAL é: respire fundo e mantenha a calma.

Até mesmo críticas sem fundamento podem ser benéficas, pois ao respondê-las você poderá corrigir uma visão errada sobre a sua empresa e também irá mostrar que o seu negócio respeita a opinião de todos.

É importante sempre ter em mente que o comentário feito não é pessoal, então o profissionalismo tem que imperar. O primeiro passo é entender o porquê da reclamação e da agressividade. Somente depois é que você pode iniciar a resposta, tentando amenizar hostilidade, a fim de encontrar uma solução para o problema.

Sempre veja se a sua empresa tem condições de atender a demanda do cliente, se ela cabe a você. Caso contrário, explique da melhor maneira os porquês de não atender, e ofereça alternativas para não perder o cliente. A culpa pode até não ser sua, mas ao encontrar uma solução que minimize a dor do consumidor, pode ser uma excelente forma de surpreendê-lo e fidelizá-lo.

Um exemplo clássico desse tipo de ação foi o que o Nubank fez para um cliente que teve seu cartão comido pelo cachorro. De forma divertida eles conseguiram encantar o cliente, fazendo o fator surpresa criar momentos WOW, tudo aliado à paciência e ao respeito.

 

Interação X resultados de Instagram ADS.

Você até pode pensar que somente com o patrocínio feito nos posts do instagram os resultados de alcance podem crescer, mas saiba que esse pensamento está errado, pois os comentários são muito importantes para o crescimento da rede social. Agora imagina se os comentários feitos são respondidos? Aí a interação e o alcance multiplicam.

Então está na hora de colocar a mão na massa e interagir com os comentários em posts do instagram da sua empresa. Precisando de ajuda, já sabe, né? Chama a Mobidick!

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