Quanto você acha que o atendimento influencia no sucesso do seu negócio? Esperamos, sinceramente, que você tenha respondido que muito. Caso contrário, precisamos conversar mais de perto.

Um bom preço, produtos de qualidade superior, uma boa plataforma de vendas (online ou física) são necessárias para conquistar os clientes. Porém, se a experiência do consumidor com o atendimento foi ruim, com certeza os outros quesitos passarão despercebidos.

Vamos falar sobre atendimento? Sim? Então, conte pra gente o que você prefere: ser atendido por uma pessoa ou por uma máquina? No seu negócio, o que você prioriza?

Nosso bate-papo vai seguir essa linha. Queremos te mostrar as vantagens e desvantagens para cada caso. Vem com a gente!

Atendimento humanizado X automação do atendimento.

Há casos e casos, alguns exigem um atendimento humanizado, outros o atendimento automatizado funciona super bem, além de ser mais rápido e menos custoso. Para ficar mais claro, confere a comparação que fizemos:

Como saber o que deve escolher?

Em tempos em que a tecnologia impera, pensar que a automação do atendimento é a melhor forma para se atender o consumidor é o caminho mais fácil. No entanto, temos que avaliar todas as variáveis antes de tomar uma decisão.

O primeiro e mais importante ponto a se considerar é o seu negócio, afinal é sobre o sucesso dele que estamos falando, né? Confira alguns itens que você deve considerar ao tomar a sua decisão:

  • Quantos pedidos de ajuda, informações, ou seja, contatos de clientes e possíveis clientes sua empresa recebe por dia?
  • Há um padrão nas perguntas ou elas são muito variadas?
  • Quais os canais que as pessoas usam para fazer contato com a sua empresa?
  • Quanto você tem para investir em atendimento?

As respostas para essas perguntas são o primeiro passo para você definir qual será o melhor caminho. Para que você se guie melhor, vamos pensar na seguinte situação: sua empresa tem um fluxo médio para alto de contatos diariamente e a maioria com as mesmas questões e vindas mais comumente por e-mail ou pelas redes sociais. Nesse caso, um chatbot bem programado somado a uma boa página de perguntas frequentes seria a solução ideal.

Agora, se os contatos com a sua empresa são pelos mais variados motivos, com dúvidas muito técnicas ou informações direcionadas, você não poderá fugir do atendimento humanizado. Ok! Você vai perguntar: e os chatbot baseados em inteligência artificial, não resolveriam essa situação? Sim, revolveriam, mas isso vai depender quanto você tem para investir.

Só que calma! Temos um caminho do meio para te apresentar. Segue com a gente!

Atendimento híbrido, por que não?

Não, não enlouquecemos, nem mesmo estamos reinventando a roda. Só resolvemos nomear a junção do atendimento humanizado com a automação do atendimento. Como isso vai funcionar? A gente explica agora 👇

A ideia do atendimento híbrido funcionará da seguinte forma, dentro dos atendimentos digitais: o chatbot inicia o atendimento, identificando qual o setor ou serviço que o cliente precisa falar, e no momento da dúvida real, entra o atendimento humanizado, ou seja, uma pessoa entra na conversa. Como o atendimento automatizado constatou para qual setor ou serviço a dúvida do cliente estava direcionada, a pessoa que continuará dando assistência tem as informações corretas para aquela questão específica, deixando o consumidor ainda mais satisfeito.

Sonho? Não, realidade. O que você precisa fazer, além de conversar com a Mobidick? Veja aqui embaixo:

  • faça uma boa programação para o seu chatbot, desenhe muito bem o fluxo das respostas;
  • deixe sempre uma das opções de respostas para que o cliente diga que quer falar com um atendente a qualquer momento;
  • treine sua equipe para continuar o atendimento de onde o chatbot parou, nada de refazer perguntas;
  • as pessoas responsáveis pelo atendimento, devem ou serem treinadas para responderem sobre os setores e serviços de toda a empresa, ou cada setor deve ter os seus responsáveis para responder dúvidas que surgirem.

Aqui na Mobidick, acreditamos que esse seja o tipo de atendimento do futuro, tanto por ser mais ágil, uma vez que dúvidas simples o próprio chatbot pode resolver, como por dar uma atenção maior para os clientes, pois nada pior do que ter um problema, procurar soluções e encontrar uma máquina que além de não te dar nenhuma resposta condizente, também não permite que você fale com um ser humano.

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