A resposta é simples e curta. Essa história de que o alcance do instagram é de 7% é MITO, bem mito, por sinal.

Postagens como essas são recorrentes nos perfis de empresas, influenciadores, Deus e o mundo (ok, Deus não tem Instagram, mas se tivesse certamente faria essa postagem). Caso você AINDA não tenha sido impactado por ela, o que é uma raridade, a gente te conta o conteúdo dessa fake news.

O que está rolando é um post, copiado e colado por muita gente em seus feeds, que, considerando as inúmeras variações, diz o seguinte:

Alcance do Instagram

Seria lindo se tudo fosse tão simples assim. Porém, não estamos na Disney, mas se estivéssemos a tentativa também seria falha. Vamos aos fatos, ok?

 

Alcance do Instagram: entenda esse mito.

O começo de toda essa treta foi quando o Instagram promoveu um encontro com jornalistas, no qual, finalmente, revelou o seu algoritmo. E o que eles trouxeram de novo?  Quase nada. Na verdade eles reforçaram o que já sabíamos na prática. Mas dá uma conferida e tire suas próprias conclusões.

Vamos começar pelo princípio. Vamos falar sobre feed.

Cada pessoa tem um feed exclusivo para chamar de seu ❤. Ele está diretamente ligado ao comportamento do próprio usuário no Instagram, ou seja, a forma como a pessoa interage com as contas que segue. Nesse ponto três fatores são levados em conta para formar o feed:

  • Interesse: tudo que você fizer será levado contra você no tribunal, opa, não… o certo é: cada passo que você deu ou der dentro do Instagram servirá como informação para a construção do seu feed único (aquele feed exclusivo, todinho seu). Suas curtidas, comentários em postagens, irão dizer para o instagram que aquele tipo de conteúdo chama a sua atenção e aí eles irão aparecer mais.
  • Frequência e Frescor: o primeiro refere-se a quantas vezes por dia você abre o Instagram. A rede social tá ligada nisso e sempre tentará te mostrar as melhores postagens, priorizando sempre o que tem de novo, é nesse ponto que entra o frescor. Então postagens novinhas tem prioridade sobre as mais antigas. OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: isso não quer dizer que elas aparecerão em ordem cronológica, certo? Isso já era a algum tempo e, também, o Instagram não pensa em voltar a fazer isso.
  • Grau de proximidade: o Instagram é uma rede social e como tal, quer que você se relacione com amigos e parceiros cada vez mais. Nesse sentido, nada mais justo do que priorizar posts de pessoas que você já segue e interage mais. É isso mesmo, não espere receber notificação daquela pessoa que tu nunca dá uma curtidinha. Quer ver conteúdo dela? Dá um like, comente uma postagem, responda a um stories, repita isso muitas vezes. Aí sim, você vai poder stalkear a pessoa… ops… não, né? Stalkear é feio, mas acompanhar as conquistas e emoções de quem gostamos é muito legal!

Agora você deve estar se perguntando: mas então o pessoal que “implora” a interação das pessoas, usando aquele post isca sobre os 7% de alcance do Instagram, está aparecendo melhor no feed das pessoas? Confere isso produção?

Não. NÃO CONFERE. Não é uma curtida e um comentário em uma única publicação que vai mudar o alcance de suas postagens para sempre. É preciso muito mais para que os resultados do Instagram sejam crescentes. O nome desse muito mais é planejamento. Somente, com muito trabalho, estudo e dedicação é possível ter sucesso nas redes sociais e de quebra nos negócios.

 

Como aumentar o alcance do Instagram?

Ok! Você já entendeu que a postagem sobre que o alcance do instagram é de só 7% é uma baita de uma fake news e, acima de tudo, uma péssima estratégia para conseguir seguidores efetivos.

Paremos de falar de problemas. Vamos às soluções. Vem com a Mobidick que vamos  te dar o caminho das pedras, ou melhor, do encontro com os fãs:

  • Acima de tudo, conheça as pessoas que seguem a sua empresa (público-alvo). Saiba do que elas gostam, o que querem ver, os assuntos que têm interesse.
  • Faça teste das postagens. Avalie, veja o que engaja e o que não. Salve o que deu certo e reinvente o que deu errado.
  • Permita-se testar novos formatos. Fique ligado às novidades. Gere diálogo com os usuários.
  • Mantenha seu feed sempre atualizado, afinal postagens novas têm mais chance de aparecer para os usuários. 

Resumidamente, a regra é: faça postagens com frequência e com assuntos que engajem seus usuários.

Como falamos antes, o trabalho é duro, mas é recompensador. Não se sinta sozinho nessa jornada conte com a Mobidick e potencialize seu alcance do instagram!

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