Que o Facebook vai acabar é uma premonição antiga, mas será que é verdade? Hoje, nossa afirmação é que não, ele não vai deixar de existir, mas talvez passe por várias alterações, as quais podem impactar na forma como nós empresas usamos ele.

Vamos falar sobre isso rapidamente, no entanto, lembrando que hoje estamos falando sobre isso, mas pode ser que tudo mude, logo em seguida.

Por que a forma como conhecemos o Facebook vai acabar?

No dia 30 de abril, Mark Zuckerberg anunciou em um evento para desenvolvedores do Facebook uma série de alterações que estão por vir, comprovando os teasers dados no fim do ano passado e durante o carnaval. O CEO do Facebook, de maneira geral, falou em dar mais privacidade aos usuários das plataformas que a empresa detém.

Como usuário, esse até pode ser uma grande notícia, mas como empresa ficamos um pouco apreensivos. Afinal, qual empresa não investe em publicidade no Facebook? Se ainda não faz, deveria começar agora (#ficadica). No entanto, também sabemos que não é de hoje que o Facebook vem nos surpreendendo com essas alterações. Desde o problema que tiveram com Cambridge Analytica e o vazamento de dados de 50 milhões de pessoas, as plataformas vem reduzindo as informações que podemos acessar na hora de anunciar, mas nada tão drástico quanto criptografar mensagens.

Calma! Sem desespero, ok? Nada está acabado e, como diz o ditado, muita água ainda tem para rolar embaixo dessa ponte. É do nosso conhecimento que as pessoas cada dia mais estão se precavendo, instalando adblocks (bloqueadores de publicidade digital) para diminuir a quantidade de publicidade que recebem. Alguns usuários passaram a compartilhar menos informações pessoais pela rede. O que fazer nesse caso? Se preparar, achando novas possibilidades, até porque o Facebook não é a única rede social, certo?

Ainda vale a pena investir no Facebook?

VALE. E mais, vale muito. Como falamos, ela não é a única rede social, mas ainda é a mais importante, junto com o Instagram e, por que não, o WhatsApp, ambos pertencentes ao Facebook. Investir nessa plataforma ainda é um grande negócio, pois, enquanto as regras não mudam, ainda é possível fazer excelentes campanhas usando essa plataforma de relacionamento digital.

No entanto, estamos cansados de falar, que não é só de patrocínio que vivem as redes sociais, certo? Antes de tudo é preciso ter conteúdo para atingir os resultados esperados. Então, é isso: some seu investimento na plataforma do facebook com assuntos interessantes para gerar envolvimento (comentários, curtidas, compartilhamentos).

Outro ponto bem importante é conheça o seu público. Ao saber do que ele gosta, como ele se comporta, produzir materiais que chamem a atenção dele vai ser muito mais fácil. Assim, mesmo que o Facebook passa a privar o acesso aos dados das pessoas, você estará produzindo conteúdo que de forma orgânica que chamam atenção dos seus consumidores.

Passar a usar todas essas táticas desde já, deixará você preparado para qualquer situação. Para se inspirar, que tal saber quais os conteúdos essenciais para as redes sociais? Sim? Então clica aqui 👈.

Prepare-se a medida que o Facebook vai acabar mesmo.

Até agora tudo que temos são informações, não sabemos ainda como tudo irá funcionar, ou quando essas mudanças começarão a entrar em prática. Com o que sabemos até agora, podemos ir nos preparando, para que independente do caminho que o Facebook venha a tomar, saibamos o que estamos fazendo e, principalmente, por que estamos fazendo.

Se nos permitir, apresentaremos para vocês uma lista de próximos passos para você se preparar. Pode ser? Vai lendo 👇.

  • Mapeie os seus clientes e construa personas para identificá-los.
  • Faça uma seleção de conteúdos que podem atrair os seus consumidores.
  • Invista em um bom site, responsivo e que trabalhe bem com as técnicas de SEO, assim qualquer situação que ocorrer, você terá autonomia para postar os seus próprios conteúdos.
  • Tenha uma equipe de marketing e comunicação comprometida ao seu lado, quem sabe uma agência especialista em digital? Quem sabe a Mobidick?

E aí, o que achou dessas previsões todas? Você acredita que o Facebook vai acabar? De qualquer forma, é bom ficar atento a tudo que rola nesse mundo do marketing digital. Inscreva-se na nossa news e fique ligado, ok?

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