Você sabe o que é Black Friday? Porque ela existe ou como ela surgiu? Estamos aqui para te contar. E mais. Temos um segredo: DÁ PARA VENDER MUITO COM ESSA DATA. Tá, ok! Nem é tão segredo assim. O segredo mesmo está nas dicas que vamos dar para você lucrar muito com a Black Friday 2018!

Vamos por partes. Primeiro vamos às origens dessa data já tão brasileira.

BLACK FRIDAY, ORIGENS.

 

Das teorias existentes, a que faz mais sentido e, por isso, a mais aceita, é a que atribui o surgimento aos policiais da Filadélfia que, na década de 60, chamavam a sexta-feira após o feriado do Dia de Ação de Graças de Black Friday (Sexta-feira Negra), devido ao o caos no trânsito, com o aumento de veículos na rua.

Dor de cabeça para uns, oportunidade para outros, certo? Então os comerciantes aproveitaram o movimento das ruas para fazer ofertas e atrair os clientes para dentro das lojas. Não é que deu certo?

Real ou fictícia, o fato é que a Black Friday hoje, nada tem a ver com trânsito. Em compensação as ofertas da data são ansiosamente esperadas em várias partes do mundo. Inclusive e especialmente no Brasil, desde 2010.

A principal pergunta agora é: você está preparado para a Black Friday 2018?

Vem com a Mobidick para conhecer as melhores práticas e muitas dicas para você aproveitar a data.

PROMOÇÕES REAIS PARA CLIENTES REAIS

 

Aquela estratégia do varejo de fazer a promoção “metade do dobro” é um tiro no pé, gerando grandes crises de imagem. A cada ano que passa, os clientes se preparam para as compras na black friday, isso inclui muita pesquisa e acompanhamento dos preços.

Então mascarar os valores, dizer que é promoção quando na verdade o valor ofertado é o mesmo do que quando fora de oferta, faz com que os consumidores se afastem cada vez mais da sua empresa e mais, levando outros com eles. E isso pode ser muito prejudicial à saúde financeira  da sua empresa.

Faça promoções reais e evite uma crise de imagem. Se não tem condições de dar descontos verdadeiros durante a black friday, então não entre nesse evento. Seja sincero com os clientes. E faça eles voltarem em outros momentos.

COMO SELECIONAR OS PRODUTOS PARA A BLACK FRIDAY 2018?

 

O primeiro ponto a se considerar é, o que já apontamos antes: você tem condições de dar desconto reais aos clientes?

Para responder a essa pergunta, dê uma boa verificada em suas contas. Depois verifique seu estoque e veja o que pode ser colocado em oferta. Muitas vezes, um ou dois produtos com valores atrativos podem atrair clientes que levarão para casa outros artigos além dos promocionais.

Outra boa estratégia para aproveitar a Black Friday 2018 é negociar preço com os fornecedores. Afinal, se você vende mais, eles vendem mais, também. Se cada um ceder um pouco, todos acabam ganhando. O que acha? Partiu fazer uma boa negociação?

PARA SABER O QUE VENDER, SAIBA O QUE O CLIENTE BUSCA.

 

Já falamos aqui que os clientes se preparam para a Black Friday, certo? Se eles buscam informações sobre os produtos que querem, isso quer dizer que eles contam, com antecedência, quais produtos que desejariam que estivesse em promoção. Que tal escutar o consumidor?

Use a tecnologia para isso. Ferramentas como o Google Trends são excelentes nesse caso. Elas mostram como está a busca de cada produto, demonstrando o interesse do consumidor.

Vamos supor que você pretende colocar em promoção TV de 32 polegadas da marca X. Mas no Google Trends vocês encontra os seguintes dados:

  • a marca que você pretende ofertar é a menos procurada, se comparada a outras;
  • além disso, a marca está associada a reclamações e avaliações negativas;

Nesse caso, você tem duas opções:

  • ofertar o produto da marca que é mais buscada, conforme apontaram as pesquisas, ou fazer uma grande promoção da TV da marca que você tem. Para isso, vale contatar o fornecedor e ver se não consegue desconto, caso não tenha o produto em estoque;
  • caso contrário, sendo o produto da marca mal avaliada o que está abarrotando o seu depósito, não pense duas vezes e faça uma queima de estoque, com valores muito atrativos. Afinal, se não for agora, depois será ainda mais difícil de vender. Lembre-se, as pessoas estão voltadas para promoções, então um valor menor pode converter um novo cliente.

Faça sua pesquisa considerando os últimos três meses ou a ano anterior. De qualquer forma, sobre o período a ser pesquisado deve-se levar em consideração alguns fatores:

  • verifique se durante as datas pesquisadas, teve alguma outra ação promocional.
  • confirme se havia datas comemorativas no período pesquisado, que tenha atraído o interesse das pessoas por determinado produto, como por exemplo, dia das mães.
  • Faça vários cruzamentos, para ter certeza sobre os dados pesquisados.

Pesquise, consulte, planeje. Prepare-se você também para a Black Friday 2018.

CONQUISTE CLIENTES ANTES MESMO DO GRANDE DIA.

 

A regra principal é aproveitar o mês da promoção para vender mais, além de coletar mailing para serem trabalhados ao longo do ano. Vamos então à mágica da Black Friday para aumentar as vendas e a base de contatos.

  • Realize ações Pré BLack Friday e aproveite as vendas durante todo o mês de novembro. Vai liberando as promoções aos poucos, para manter a força de ofertas até o fim do mês.
  • Faça promoções condicionadas à entrega do contato dos clientes. Ou seja, para poder ver o item promocional, o consumidor terá que preencher nome e e-mail. Assim você aumenta a sua base de contatos, e revalida aquela base antiga que já não estava dando resultado.
  • Use as redes sociais para divulgar suas ofertas. Faça de forma criativa para que gere interação, principalmente que instigue o compartilhamento. Cada card compartilhado é a chance de atrair novas curtidas. Novas curtidas, quer dizer mais pessoas em contato com a sua empresa, ou seja, mais possibilidade de negócios.
  • Apareça no Google, mas já apareça mostrando sua força, digo, suas promoções. O Google Ads e o Google Shopping são ótimas ferramentas para isso. Desde que usado da forma correta. Na dúvida chame um profissional de sua confiança. Podemos ser esses profissionais.

Em tempos de promoção, destacar-se é importante. Mas lembre-se, não é só de promoção que se vive. Então, entre na mente e nos corações dos consumidores. Comunique-se, divulgue. Seja destaque agora e sempre.

 

DEIXE TUDO PREPARADO PARA ESPERAR OS CLIENTES

 

De que adianta convidar pessoas para virem até a sua casa, se você não está preparado para recebê-las? Então, PREPARA tudo, receba seu cliente bem e surpreenda-se com o aumento das vendas.

Mas aí você pergunta: o que devo priorizar? A resposta é TUDO. Sua prioridade deve ser tanto no que diz respeito às vendas online, como nas vendas físicas. Regras também precisam estar muito claras, para que não gere distorções e esteja passível a processos.

Seu site está capacitado para um maior número de acessos?

Então, para vendas online, tenha certeza que seu site aguenta o tranco, ou seja, que aguenta muitos acessos simultâneos sem cair e deixar o cliente na mão, ok? Isso vale tanto para acesso via desktop  (computadores e notebooks), como para o mobile. Por falar nesse último, seu site prioriza o acesso mobile? Se não, é bom corrigir isso logo, pois as compras via mobile representaram 30% do total de vendas on line, segundo o Ebit (2017).

Sua equipe está afiado para atender os consumidores?

Nas lojas física, o treinamento da equipe é essencial. Já pensou chegar em uma loja e o vendedor não saber nada sobre as promoções ou sobre as regras das mesmas? Não, né? Isso é péssimo. Deixar todos da loja informados é essencial. Assim como investir no aumento da equipe. Quem sabe seja a hora de abrir vagas temporárias para o fim de ano.

Da quantidade de produtos disponíveis às condições de frete, deixe tudo às claras.

Por falar em regras, essas devem ser bem claras e super divulgadas. No site, junto a todos os produtos, faça um resumo das regras da promoção e deixe um link com elas completas. Lembrando sempre, que elas devem estar de acordo com o Código de Defesa do consumidor.

Outro ponto que deve ser bem, mas muito bem claro são as questões sobre frete. Prometer fretes irreais é completamente errado e dá uma dor de cabeça, além, é claro, de reduzir as vendas drasticamente. Ninguém tolera mentiras e falsas promessas. Se o frete é grátis, que seja assim. Senão, nem fale de frete.

Seu site está seguro?

Deixe clara a veracidade da sua loja. Mal intencionados tentam se aproveitar da data, fazendo lojas falsas que vendem produtos e não entregam. Para deixar claro que sua empresa existe, vincule ela o máximo possível a outras redes, para mostrar que há movimentação durante todo o ano. Ofereça pagamento tanto por cartão, que dá mais segurança ao consumidor, como por boleto, o qual deve ser faturada para um conta da sua empresa, nada de conta pessoal, ok?

Nesse sentido, você já ouviu falar sobre Certificado Digital SSL? Ele é o primeiro nível de segurança para que um site realize a transmissão de dados sensíveis dos clientes, como e-mail e dados bancários. Na prática é aquele cadeado verde que aparece na barra de navegação, ao lado do endereço do seu site.

Ele é responsável por embaralhar os dados dos clientes, assim que eles apertam no botão comprar, para que mal intencionados, mesmo interceptando os dados, não tenha condições de roubá-los. .

Garanta um site seguro. Conte com a Mobidick para isso, certo?

Seguindo essas regrinhas, é possível garantir que a Black Friday 2018 será um sucesso.

 

E A DICA DE OURO É…

 

Qual poderia ser a dica de ouro para a Black Friday 2018 e para todas as outras que vierem? Coloque-se no lugar do cliente. Simples, né? Não, não é. Porém esse é um esforço que deve ser feito, pois no momento que você coloca em prática a empatia, a possibilidade de tudo dar certo é muito maior.

Uma forma de se colocar no lugar do outro é saber o que o outro pensa. Para isso o ideal é perguntar.

Para perguntar, invista em pesquisa pós-venda, saiba o que o seu consumidor pensa, o que ele achou do atendimento, do produto comprado e, também, se ele indicaria você aos amigos e familiares.

Sabendo o que os clientes pensam, você será mais assertivo ao fazer as ofertas tanto na próxima Black Friday, como durante as outras promoções do ano.

 

Pronto! Agora você já conhece os caminhos para aumentar os lucro da sua empresa com a Black Friday 2018.

Faça seu planejamento. Comunique-se com seus públicos. Divulgue suas ofertas. Para todas essas ações, conte com a Mobidick, ok?

 

Outras inspirações para você:

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