Já falamos aqui o quanto é importante a identidade de uma marca, e o branding vai ainda mais além dos produtos e serviços que uma marca oferece, ela transmite a personalidade e sentimentos que faz com que o seu público se identifique. A Construção de uma marca forte é composta por uma identidade visual coerente e uma estratégia de longo prazo para alcançar novos públicos.

O Linkedin realizou um estudo  sobre estratégias eficazes de branding na construção de marcas a longo prazo em equilíbrio com os objetivos de vendas, observando o quanto a pandemia afetou questões de marketing e aponta a importância de administrar suas estratégias de longo prazo para serem efetivas.

O estudo fornece dicas sobre como você pode construir uma estratégia de marca eficaz e de longo prazo, descrevendo estágios dentro do processo. Vamos conferir? Anota tudo aí para adaptar para a sua marca 😉

4 Passos marketing B2B

 

“Binet e Field são dois dos principais pensadores do marketing B2B na eficácia da marca e são bastante claros sobre o que funciona. A construção da marca – uma mensagem mais ampla que funciona em um nível emocional – é muito mais eficaz em impulsionar o crescimento a longo prazo. E é exatamente isso que o marketing de conteúdo pode ajudá-lo a alcançar.” 

(Poked guide Brand to demand Linkedin)

 

1.Mostre suas emoções: 

A construção da marca é muito mais eficaz quando conduzida à longo prazo, e nada melhor que o marketing de conteúdo para poder ajudar a alcançar isso. Binet e Field citam dois termos importantes a serem considerados nas campanhas de marca, a Heurística de disponibilidade que tem a ver com o quanto uma marca nos vem em mente com facilidade (Exemplo: Qual marca de bebida vem à sua mente? Coca-Cola? E de eletrônicos? Apple?). Já a Heurística de Afeto fala sobre a nossa avaliação pessoal ao consumir determinada marca, a nossa experiência, os benefícios e o quanto nos “apegamos” a essas marcas.

Outro ponto importante a ser lembrado é o quanto o seu público está em busca de soluções úteis e empáticas para a situação atual da pandemia. Ao se conectar de forma mais emocional com o seu público você aumenta a disponibilidade de sua marca. É o que já falamos por aqui de “humanização de comunicação de marca”.

2. Amplie o seu alcance: 

O estudo do linkedin nos aponta que cerca de 45% do orçamento é destinado ao marketing de marca de longo prazo e o restante para o impulsionamento de vendas de curto prazo. Nos diz ainda que o ciclo médio de vendas B2B dura cerca de seis meses, por isso é aconselhável que seja adotada a mesma abordagem para medir seu ROI das ações das campanhas.

3.Trabalhe a longo prazo: 

Trabalho árduo e contínuo de formiga é o que podemos comparar quando falamos em trabalho de longo prazo em estratégia de marca. Segundo pesquisas de Binet e Field mostram que os profissionais de marketing precisam acompanhar as campanhas de marca por mais de 6 meses para observar algum impacto real em resultados. A dica é: Dê tempo ao tempo quando se trata de estratégia de branding.

4.Aumente a sua voz: 

Embora seja mais habitual direcionar as estratégias de conteúdo para atingir um público mais seletivo voltado ao público alvo, o marketing também depende de alcançar novos públicos ampliando mais o alcance da voz da marca.

Segundo o estudo, 69% dos profissionais de marketing não acreditam que a ampliação de segmentação possa ser mais eficaz, porém  se você não estiver alcançando mais clientes do que já tem, como fará sua marca expandir?

5 etapas práticas para a construção de marca

Quer acessar o estudo completo do Linkedin que foi base para a construção desse post? Clique aqui. 

Com todas essas dicas sobre estratégias de marca a longo prazo para você aplicar em sua marca, temos certeza que novos desafios estão por vir não é mesmo? Precisando de ajuda, chama a nossa equipe!🤘🐳

 

Fontes:

business.linkedin.com

Socialmediatoday