Conquistar novos alunos é uma tarefa muito importante e que deve ser considerada o ano inteiro. No entanto, com a chegada de um novo ano, a procura por vagas em escolas, cursos, aulas diversas e academias ganham mais força!
Para o seu negócio estar preparado para receber essas buscas, encantar, converter e acompanhar esses clientes, você precisa estar preparado digitalmente.
Como preparar o seu negócio
O básico antes de começar qualquer aquisição de clientes é 👇
1 – Tenha um site;
2 – Instale o google analytics;
3- Utilize um CRM ou tenha um banco de dados com informações dos seus clientes e prospectos;
4 – Tenha contas business nas redes sociais;
5- Vincule o seu whatsapp comercial nas redes.
Com essas ferramentas e integrações conseguimos criar uma estratégia de marketing e mensurar os resultados.
Gerando interesse
Para conquistar novos alunos precisamos entregar valor para eles.
E como você fazer isso? Mostrando o que o seu negócio tem de especial ( wow moments, já falamos sobre isso aqui), quais são as vantagens que oferece frente aos concorrentes.
🌟 Tente isso:
- Novidades;
- Bastidores do seu negócio;
- Trechos das aulas;
- Depoimentos de alunos ou responsáveis;
- Fundamentos do seu negócio;
- Aulas gratuitas.
Essas são algumas formas de gerar interesse no público.
Conquistando o lead
Já temos a atenção de um possível aluno, agora é hora de aquecer esse lead ou se preferir descer o funil.
Para transformar o interesse em venda, precisamos gerar algum tipo de interação com esse usuário.
- Podemos criar pontos de contato de algumas maneiras:
- Visitas ao site (mensuradas via ads);
- Indicação de um cliente ativo;
- Interação via redes sociais.
⚠️ LGPD e uso de dados!
Lembre-se de pedir o consentimento em todos os pontos de contato feitos.
Oferta e fechamento de venda
Com o lead em mãos, chegou a hora de fechar a venda.
Prepare sua oferta e acompanhe o andamento até o fechamento da matrícula.
Aqui vem um ponto importante, não force o cliente a ir até o estabelecimento (em casos presenciais) e nem peça uma reunião para apresentação de valores.
Se o seu produto tem valores fixos, esse tipo de abordagem faz o cliente ter mais uma etapa de análise antes de fazer a matrícula.
Pensa comigo:
- Ele já se interessou pelo seu produto?
- Já fez contato com a sua empresa?
Por que você criaria mais uma etapa de “apresentação” antes de informar os valores e condições?
Não quebre o fluxo do seu possível novo aluno, precisamos facilitar e fechar a venda no momento que o usuário está na fase de empolgação e assim aumentamos a chance de concluirmos a venda.
Fidelização e acompanhamento
O trabalho não acaba com a matrícula, chegou o momento de nutrir o novo aluno com informações e auxiliar nessa nova fase.
🌟 Tente isso:
- E-mail: Boas-vindas e agradecimento
- E-mail: Instruções para o primeiro dia
- Contato via e-mail ou whats: Após 1 mês, pesquisa de satisfação e verificar a adaptação
Além desse contato inicial, lembre-se de sempre informar o aluno sobre as novidades, avanços e claro, ofertas de indicação. 😉
” A melhor propaganda é feita por clientes satisfeitos.”
Philip Kotler
Você precisa criar uma estratégia para conquistar mais alunos? Vem falar com a Mobidick. 💙