Chegou a hora de matrícula, seja ela de alunos novos ou de antigos. Como você está? Preparado? Ou entrando em desespero? Vamos descobrir juntos o passo a passo do marketing digital escolar para você atingir excelentes resultados na campanha de matrícula 2020.

Passo 1: Descubra quem é o seu público.

Para que você consiga fazer um marketing efetivo, você precisa saber com quem irá falar. Saber quem é o seu público é a primeira coisa a se fazer para ter sucesso no marketing digital escolar. As perguntas básicas que você deve se fazer para definir o público-alvo da sua escola são:

  • Quem tem interesse em estudar na sua escola?
  • Qual é a faixa etária (tanto a que mais te procura, como a que você atende)?
  • Onde moram?
  • Qual é o poder aquisitivo?
  • O que os levou a procurar pelos seus serviços você?

Tendo a resposta dessa primeira leva de perguntas, as próximas seguirão o seu tipo de escola, veja abaixo:

Educação Básica

Ensino Superior

Quem procura mais: pais ou mães?
Em qual turma há mais procura?
Quem é o responsável financeiro?
O que valoriza mais: conteúdo ou estrutura?

Qual é o gênero predominante dos alunos?
Qual o curso com mais procura?
Quem é o responsável financeiro?
O que os atraiu para a sua instituição?

Você pode chegar a um resultado de público-alvo em três etapas:

1 – Responda com base nos dados

Você analisa todas as informações que tens e vai respondendo as perguntas que são possíveis. Evite o julgamento de valor. Considere o que os dados estão te mostrando.

2 – Pergunte a quem já é cliente

Aplique um questionário junto às pessoas que já são alunos. No caso de menores de idade, os responsáveis que deverão responder.

3 – Compare as respostas

Tendo em mãos o que você encontrou nos dados e as respostas daqueles que já são clientes, você irá conseguir delimitar quem realmente é o seu público alvo.

LEMBRE-SE: muitas vezes quem estuda com você, não é quem você deve focar o marketing digital escolar. Você deve sempre considerar quem tem a decisão de compra, ok?

Passo 2: Planeje suas ações com base no público-alvo

Neste ponto, você já está com todos os públicos-alvos bem definidos e classificados de acordo com o grau de importância. Sendo assim, já é hora de planejar suas ações para colocar em prática o marketing digital escolar.

Nossa dica especial é: para cada público-alvo definido, crie uma persona, ou seja, personagens que representam o aluno ideal para a sua instituição. Elas carregam informações como dados demográficos, hábitos de consumo, problemas, interesses e objetivos dos seus públicos-alvos.

Dependendo dos dados que você encontrar ao descobrir os seus públicos-alvos, provavelmente você terá mais que uma persona e, por consequência, mais ações. Veja os exemplos abaixo para a Educação Básica:

Persona 1

 João Ricardo, tem 45 anos e 2 filhos, uma menina de 11 anos e um menino de 5 anos. Ele possui 3 mini mercados na região central da cidade. Estudou sempre em escola pública no interior do estado, mas terminou o ensino médio pelo EJA. Nunca pensou em fazer faculdade, mas tem o sonho que seus filhos se formem. Procura uma escola que, além dos conteúdos básicos, ensine aos seus filhos a conviverem em sociedade, entendendo que nada é dado de graça, que é preciso dedicação e ética.

Ações

  • Mostrar o dia a dia da escola.
  • Apresentar depoimentos de alunos e ex-alunos.
  • Fazer simulados e preparatórios com os alunos.
  • Promover visitas guiadas e eventos.

Persona 2

 Emília tem 69 anos é professora universitária aposentada, viúva e a responsável financeira pela educação dos 3 netos, João, Ana e Arthur, com 14, 9 e 6 anos respectivamente. Moram perto e estudam na mesma escola. Apesar da vida financeira estável, Emília busca escolas que ofereçam descontos para família que estuda junto, pois como são 3 fica um pouco pesado, uma vez que também guarda dinheiro para a faculdade deles. Os filhos de Emília não possuem uma vida financeira boa.

Ações

  • Criar campanhas de matrículas, com descontos progressivos para alunos da mesma família.
  • Ações de antecipação de matrícula, para garantir valores melhores.
  • Mostrar as vantagens de irmãos que estudam juntos.

Supondo que esses são as personas que representam os dois públicos-alvos principais da sua empresa, você vai precisar ter ofertas diferentes para cada um deles, pois devem ser impactados de forma diferente. Enquanto um se preocupa com os conteúdos ensinados, o outro está mais interessado em desconto. Sabendo o que os seus públicos-alvos pensam, é muito mais fácil de atingi-los.

Passo 3: Apresente os seus potenciais.

Chegou a hora de colocar a mão na massa. É o momento de contar para todo mundo quem você é e a que se propõe. Conversar com seus futuros alunos e responsáveis. Como fazer isso? Vamos te contar agora!

1 – Envolva-se com a comunidade local

As ações na sua escola não precisam ficar restritas aos muros dela. Por sinal, é muito interessante, para quem quer mostrar o seu valor, fazer a integração com as comunidades locais. A intenção é levar novas experiências para os alunos e criar uma imagem positiva com os demais setores da sociedade.

Outra importante contribuição desse tipo de ação é que, devido às limitações geográficas, é muito mais vantajoso investir na aproximação com o público local, do que investir em ações fora, as quais não alcançam os seus públicos-alvos. A ideia principal é criar reconhecimento de marca com quem tem grandes chances de virar cliente.

Ao mesmo tempo, ao ter uma relação de proximidade a comunidade local, você pode gerar conteúdos espontâneos no meio digital, além de ter grandes chances de ser referenciado por pessoas que tenham influência sobre a decisão de compra dos seus pares. É isso mesmo, mídia gratuita e orgânica.

2 – Transforme os alunos e pais em divulgadores da marca

Sabe aquele ditado que um cliente satisfeito vale muito? Então a ideia aqui é a mesma. Se um aluno estiver feliz com os serviços que a sua escola está oferecendo para ele, vai ser muito fácil transformá-lo em embaixador da marca, o mesmo acontece com os pais.

As vantagens de usar embaixadores de marca em seu marketing digital escolar é que todas as divulgações terão muito mais validade, pois os benefícios que você diz que oferece, estão sendo comprovados, além de:

  • conquistar o confiança dos interessados mais rapidamente;
  • alavancar a taxa de matrícula;
  • ser considerada por muitos, uma propaganda mais confiável;

Produza seus conteúdos e incentive a participação de alunos satisfeitos a falarem sobre as qualidades da sua escola ou, então, convide ex-alunos que tenham conseguido uma boa colocação no vestibular ou no mercado de trabalho, tudo depende do nível de ensino que a sua empresa atende. O objetivo principal é fazer com que falem da escola onde estudam ou estudaram em seus círculos de amizade.

Quer publicidade melhor que essa? Referências positivas são muito importantes para convencer outros clientes que eles estão fazendo a escolha certa.

3 – Tenha um site / portal do aluno

Você deve estar se perguntando: por que ter um site? O questionamento é válido, uma vez que com as redes sociais, parece que o site se tornou velho. Só que não. Já falamos isso no blog, mas não custa repetir:

  • indicado para divulgação de produto, serviço ou empresa;
  • é uma ferramenta de centralização do marketing.

Com o site você irá ter a gerência do conteúdo produzido e por quanto tempo ele ficará no ar. A gente nunca sabe quando uma rede social poderá sair no ar, né? Ou quando ela se tornará obsoleta. Com o site você se reinventa.

Além disso, um site pode hospedar o portal do aluno. Em um cenário onde a internet mudou a nossa maneira de se relacionar com o mundo, criar um ambiente virtual para interagir com a comunidade escolar é estar atualizado à dinâmica do mercado. No portal, pais e alunos poderão acessar todas suas informações e documentos de forma digital. E você poderá deixar todos informados do que acontece no dia-a-dia escolar, potencializando o seu marketing digital escolar.

4 – Invista em mídias sociais

Estar nas redes sociais é super importante, para criar um bom relacionamento com os alunos e com as pessoas interessadas na sua escola. IMPORTANTE: você não precisa estar em todas as redes sociais. Quando você identificou o seu público, já identificou quais delas ele é mais ativo. De nada vai adiantar se você fizer uma força tarefa no Twitter se o seu público-alvo está no facebook, certo?

Pelas mídias sociais você irá trabalhar seu marketing digital escolar de forma a criar interesse nos públicos-alvos. Por lá você pode tirar dúvidas, fazer atendimento, pode até instalar um chatbot para resolver questões mais simples. Seu objetivo é criar laços com os clientes e futuros clientes.

Use as redes sociais para se socializar com alunos, pais e comunidade em geral, muito mais que vender, você cria relacionamento. Trabalhe bem e transforme seus alunos em fãs do seu negócio.

Para ter ainda mais resultado, é importante investir também em anúncios patrocinados, eles trazem muitos resultados, pois permitem que você selecione o público de interesse, de acordo com o objetivo da sua publicação. Além disso, é possível fazer uma segmentação por idade, gênero, cidade, bairro, etc. Lindo né?

5 – Newsletter e e-mail marketing

Se você acha que as ações por e-mail morreram, queremos te dizer que com os avanços das tecnologias elas estão mais fortes do que nunca. Seja como newsletter ou como e-mail marketing elas chegaram com tudo para você conquistar seus objetivos com marketing digital escolar.

Com as newsletters você consegue deixar pais, alunos e interessados sempre informados de tudo que acontece na sua escola. Então deixe a opção de “assinar newsletter” sempre visível, para as pessoas se inscreverem.

Você pode espalhar caixas de assinaturas de newsletter pelo o seu site na barra lateral, em páginas específicas ou como pop-ups ou modais ao abrir páginas novas. O importante é aumentar a sua base de leads (pessoas que se cadastraram para receber informação). Para isso você pode fazer uso de landing pages (páginas de aterrissagem), ofertando materiais ricos de forma gratuita, em troca do contato do usuário.

Tendo uma lista de leads formada, você pode começar o envio de e-mail marketing. Com uma pegada mais comercial, é por meio dele que você envia promoções, descontos, oportunidades. Nessa tarefa, as ferramentas de automação serão ótimas aliadas. Com elas é possível dar escalabilidade ao processo, diminuindo o tempo investido em tarefas manuais, uma vez que você pode programar os disparos de e-mails.

6 – Inclua na lista blog, link patrocinados e SEO

O principal objetivo do marketing digital escolar é fazer a sua empresa ser conhecida e aumentar o número de matrículas. Dessa forma, é importante:

  • criar conteúdo que evidencie os benefícios que a sua escola oferece;
  • direcionar o seu conteúdo às pessoas certas;
  • potencializar a exposição do seu negócio.

Para alcançar esses objetivos, temos a ferramenta certa para você.

A – Conteúdo é com blog: esse é a melhor forma de virar autoridade no assunto. Invista tempo e criatividade na construção de textos que envolvam as pessoas, tirem suas dúvidas e façam com que voltem toda vez que quiserem saber mais.

B – Links patrocinados acertam o alvo: use a tecnologia a seu favor, crie campanhas de no Google Adwords ou outras plataformas de anúncios. Selecione bem suas palavras-chave e potencialize os resultados.

C – Coloque a sua escola na vitrine: ao produzir os conteúdos (textos) do seu site e ao construí-lo aplique as estratégias de SEO (Search Engine Optmization), com elas as chances de você estar nas primeiras páginas do Google são muito maiores.

Passo 4: Monitore tudo

Chegamos até aqui levantando dados, traçando estratégias, usando a criatividade, mas esse esforço não será recompensado se deixarmos tudo correr à vontade. O quarto e último passo resume-se em monitoramento. TENHA EM MENTE: se marketing digital escolar não for mensurado, será difícil melhorar os resultados.

Até aí, tudo certo, né? Até porque você sabe que se você não acompanhar as suas campanhas, quando você perceber o estrago, será difícil de recuperar o que já foi perdido. Somente assim, é possível otimizar as campanhas que estão dando certo, ter subsídios para construir as próximas e acabar com aquelas que estão só gastando a verba.

No que você precisa ficar de olho? Confere aqui embaixo:

  • quantidade de leads gerados;
  • taxa de conversão de novos estudantes;
  • tempo médio de retenção;
  • custo de aquisição por matrícula;
  • taxa de fidelização;
  • e o que mais você achar pertinente ao seu objetivo.

Como parte fundamental da estratégia de marketing digital escolar, somente o monitoramento irá identificar se os seus objetivos estão sendo atingidos. Então faça revisões e análises de forma periódica e acompanhe suas ações de forma contínua.

 

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