Quem nunca se deparou com o seguinte questionamento: “Você tem a sua logo em vetor para nos enviar por e-mail?” ou  “nos envie por favor a arte em vetor”. Você sabe de fato do que se trata esse termos? Nós vamos te explicar.😉

Primeiramente vamos contextualizar a questão dos diferentes formatos de imagens! 

De maneira geral, as imagens geradas em computadores são salvas em formatos JPEG, GIF, PNG BMP, TIFF, dentre outros, e essas imagens podem ser manipuladas em diversos programas como Adobe Photoshop (preferencialmente) e Illustrator. Tais arquivos de imagems só funcionam seguindo  as dimensões que são salvas originalmente (determinados números de pixels) caso contrário, o computador irá aumentar ou comprimir o número de pixels originais. O resultado disso são imagens pixeladas e com uma aparência ruim, como no exemplo:

  • Vamos entender o formato vetor?

    Os arquivos vetoriais são criados em programas como o Adobe Illustrator ou CorelDraw. São formatos que podem ser redimensionados em qualquer tamanho sem perder a qualidade. Eles não são construídos por pixels, embora sejam exibidos na tela do computador como pixels, dessa forma, as imagens vetorizadas são ideais para trabalhos em que você precise ampliar ou reduzir (Logos, ícones, ilustrações vetoriais).

  • Pantone – A tão famosa “Escala de cores Pantone”, criada em 1962 nos Estados Unidos, com um amplo sistema de cores de alta fidelidade reconhecido mundialmente. Enquanto o CMYK é o método padrão para impressão da maioria dos materiais, o sistema Pantone é baseado em uma mistura específica de pigmentos que garante uma cor única, sem variações e cores especiais metálicas e fluorescentes. Muito utilizada na indústria têxtil. 

Entendeu tudo? Não deixe de acompanhar as dicas Mobidrops. 😉

 

 

Fontes:

Printi

Identifique