Você já deve ter se deparado com esses termos em algum momento. De maneira geral, eles confundem um pouco a cabeça no momento de exportar algum documento que se destina à impressão. O erro mais comum acontece pois muitas vezes o que você vê na tela do seu computador não ganha vida no papel, e daí vem aquele velho questionamento: “ Como as mesmas cores podem ficar tão diferentes em determinados materiais? ”. É sobre isso que vamos te explicar!😉
Padrões de cores RGB – CMYK – PANTONE
- RGB – É chamado de cor luz pois é o sistema de cores usado em objetos que emitem luz, como tvs, monitores, câmeras, celulares e eletrônicos em geral. A sigla representa as iniciais de suas três cores em inglês: Red – Green – Blue.
- CMYK – É chamado de cor pigmento, utilizado pela indústria gráfica em materiais impressos, como folders, panfletos, jornais, revistas, livros, etc. Em outras palavras, é tinta de verdade! Sua sigla é referente às cores primárias e ao preto. Ciano – Magenta – Yellow – Key (Black).
- Pantone – A tão famosa “Escala de cores Pantone”, criada em 1962 nos Estados Unidos, com um amplo sistema de cores de alta fidelidade reconhecido mundialmente. Enquanto o CMYK é o método padrão para impressão da maioria dos materiais, o sistema Pantone é baseado em uma mistura específica de pigmentos que garante uma cor única, sem variações e cores especiais metálicas e fluorescentes. Muito utilizada na indústria têxtil.
Ficou mais clara as diferenças entre os sistemas? Deixe o seu feedback, é muito importante para a gente. 🤘🐳