Antes de iniciar o nosso conteúdo, esperamos de coração que todos estejam bem e fazendo o necessário para conter essa pandemia.

O que fazer na quarentena para minha empresa: 

  1. 1. Estude o cenário atual da sua empresa;
  2. 2.Faça um planejamento de ações;
  3. 3.Escute o seu cliente;
  4. 4.Venda online;
  5. 5.Lance o seu novo produto/serviço.

Cada passo é importante para conseguirmos juntos criar um planejamento que funcione para sua empresa. Então pega na minha nadadeira e vamos juntos mergulhar fundo nos tópicos.

 

Estude o cenário atual da sua empresa

 

Aqui a gente não pode trabalhar com achismos ou crendices, o primeiro e mais importante passo é descobrir qual o cenário atual da sua empresa?

Por que isso é importante? Simples, cada segmento de empresa tem um decreto que está em vigor durante essa pandemia. Nesse caso precisamos ver o que conseguimos fazer dentro da lei, de modo que não prejudique o bem estar dos seus colaboradores e clientes.

Além disso qual o seu produto ou serviço que é importante para o cenário atual? Aqui precisamos pensar com clareza e mais do que isso, esquecendo que você é dono do seu negócio! Complicado né, mas é assim mesmo, infelizmente alguns setores apresentam forte queda na crise. 

Setores que estão sendo muito prejudicados durante a pandemia:

  • Academias de ginástica
  • Cinema e teatro
  • Eventos
  • Hotéis
  • Restaurantes
  • Viagens e turismo
  • Serviços de beleza
  • Roupas, sapatos e acessórios
  • Produtos de beleza

Se você está entre um desses setores, os próximos passos vão ser bem mais trabalhosos, isso envolve abrir mão da sua margem para conseguir manter um caixa estável para os próximos meses.

Entre em contato com seus clientes, esse é o momento de fidelizar ainda mais eles, lembre-se que manter um cliente custa menos do que conseguir novos! Ainda mais nesse cenário atual de pandemia.

E se a sua empresa não está na lista, as chances de passar por essa crise são melhores, mas calma! Não significa que será simples, pois estamos passando por uma CRISE, então não deixe de medir esforços para manter o seu negócio. 

Faça um planejamento de ações

 

Agora vamos pegar o CRM e analisar todos os dados que a gente conseguir extrair dele, a gente já falou desse tesouro nesse post aqui 👉 CRM como estratégia de marketing digital.

Mas só para dar um spoiler ” Com um CRM é possível antecipar as necessidades e desejos dos seus clientes, com isso atrair a atenção deles a aumentar a suas vendas será consequência.”. 

Como a gente sabe que analisar dados e planilhas é um trabalho que exige muita paciência e atenção e que nem todo mundo gosta, olha só os principais insights que você pode tirar para o planejamento.

Dados para analisar no CRM e como conquistar o seu cliente a partir disso:

  • Clientes que mais compram/consomem seus produtos ou serviços: Esses são os seus clientes fiéis, ofereça promoções exclusivas, afinal eles merecem esse mimo;
  • Clientes que não compram faz tempo: Chegou a hora de reativar, lembra do nosso mantra? “Manter um cliente é mais barato do que conquistar um novo”, manda um e-mail marketing ou mensagem com uma oferta personalizada para ativação dele;
  • Produtos ou serviços que vendem mais: Seu produto/serviço ainda é relevante no cenário atual? Então bota ele pra jogo e comece a criar anúncios online para divulgação;
  • Aniversário e datas comemorativas: Trabalhe com ofertas especiais para essas datas, lembre-se de trabalhar com antecedência para dar tempo da entrega chegar. Estamos com uma grande demanda nos correios e transportadoras, então é bom trabalhar com um tempo extra para não correr o risco de atrasar a entrega. Aqui os comerciantes locais ganham alguns pontinhos por conseguir utilizar a entrega via motoboy, yes! 🛵

Me diz que o seu negócio já utiliza um CRM, por que se você ainda não utiliza o jeito vai ser pegar o velho caderninho ou mensagens de quem já comprou com você e anotar tudo para conseguir as informações que falamos ali em cima.

Mas vamos fazer esse levantamento digital, ok? Nada de papelzinho, vamos usar o excel ou algum outro programa que deixe a gente separar em tabelas os dados e que seja algo orgânico, para você ir alimentando sempre com novas informações.

Escute o seu cliente

 

Você já perguntou para o seu cliente o que ele quer ou espera da sua empresa? Além disso, a sua empresa se comunica com o seu cliente?

Esse é um ponto muito importante, pois com o CRM nós temos dados concretos sobre os clientes, mas só com uma conversa pessoal você vai descobrir o que o seu cliente quer do fundo do seu coração 💙

Como construir um relacionamento sólido com seu cliente:

  • Como a sua empresa está passando por essa crise? Não é para falar das contas atrasadas e sim sobre as ações que você está tomando para manter a segurança de todos e também para se manter.
  • Qual o posicionamento da empresa? Seja claro sobre as decisões que você vai tomar diante da crise, manter uma comunicação clara e honesta é muito importante.
  • Pergunte o que o seu cliente quer: Abra um canal de comunicação direta e pergunte. Como a sua empresa pode estar presente para ele? Quais produtos/serviços são úteis para ele? Como você pode melhorar o atendimento/venda em tempo de isolamento social. 

Primeiro a gente precisa se abrir e só assim o nosso cliente vai sentir confiança para também ser honestos e nos mostrar por qual caminho devemos seguir.

Olha esse post aqui para entender mais sobre  PÓS-VENDAS: por que é tão importante?.

Venda online

 

Sim, ainda existem empresas que não vendem os seus produtos online, 😱 e isso significa que as vendas dessas empresas estão praticamente paradas. Por conta do decreto que fecha ou reduz o tempo de abertura dos comércios listado como não essenciais. Além disso as pessoas estão com medo de sair de suas casas e isso também diminui o movimento das vendas.

Muitos empreendedores ainda não estavam habituados com o uso dos meios digitais, e estão passando por uma digitalização forçada. E agora com muitas pessoas em quarentena em suas casas, as experiências de compras online importam mais do que nunca.

 

4 MOTIVOS, e não vai precisar mais do que isso pra você criar a sua loja: 

  • Você consegue vender mesmo de portas fechadas: o comércio online funciona mesmo em meio a pandemia;
  • Sua loja aberta 24h por dia, 7 dias por semana: e o melhor sem precisar de atendimento durante todo esse tempo. Já imaginou quanto custaria manter um atendente nesse mesmo período? A sua loja online está sempre de portas abertas para o seu cliente compra na hora que ELE quiser;
  • Quantos produtos cabe na vitrine da sua loja física? Na loja online você consegue expor muito mais produtos e chamar a atenção de clientes de diferentes formas;
  • Venda para mais pessoas: sim, com uma loja online você vende para muito mais pessoas pois consegue atingir um número infinitamente maior do que a loja física, isso por que  você pode atingir consumidores do Brasil inteiro.

Então não tem como fugir, você vai ter que vender o seu produto/serviço online.

  1. 1.Compre o seu domínio, ele é o nome que a sua loja vai ter na internet;
  2. 2.Escolha entre criar uma loja virtual personalizada ou um dos planos de lojas prontas (essas tem o valor mais baixo e é ótimo para quem está começando);
  3. 3.Escolha as formas de envio e pagamento;
  4. 4.Cadastre seus produtos/serviços;
  5. 5.Comece a vender!

Com a sua loja pronta basta você estruturar essa nova forma de vender, te garanto que é muito mais simples do que você imagina. E se precisar de alguma ajuda para estruturar a sua nova loja online é só falar com a gente 😉

Lance o seu novo produto/serviço

Estudo, ok;
Planejamento, ok;
Escutar o cliente, ok;
Loja online,  ok… 😅

Então só falta mandar o barquinho para o mar e vender muito na sua loja online.

Depois de todo o estudo e sufoco, essa é a nossa parte preferida 🤩 a hora de pegar todos os dados e transformar em estratégias de vendas imbatíveis. 

Chegamos na última dica para agora sim atingirmos a gloria🙌. Com tudo isso pronto a gente vai trabalhar em divulgação, captação e vendas do seu produto/serviço online.

Como vender em tempo de pandemia:

  1. 1. Divulgação: Com o e-commerce no ar, agora você tem uma vitrine online para apresentar todos os produtos e serviços 24h por dia. Cadastre o e-commerce no Google meu negócio, compartilhe o link da loja com seus contatos e também divulgue nas redes sociais.
  2. 2.Captação: Ofereça cupons de descontos para o cadastro no seu site (alô, CRM), promoções exclusivas de lançamento do site e o que mais você conseguir oferecer para atrair clientes para seu e-commerce.
  3. 3.Vendas: Se você seguir os passos 1 e 2 já vai estar vendendo, então continue os esforços utilizando as redes sociais, anúncios online e Whatsapp para atrair mais vendas. Você não pode lançar o e-commerce e não trabalhar com ele, lembre-se que você precisa sempre lembrar o cliente da sua existência.

Passando bem pela pandemia

E para trazer esperança e também novas ideias a gente separou alguns segmentos que estão se dando bem na pandemia e alguns dados sobre mudança de consumo.

 

Empresas que estão lucrando com a pandemia:

  • Ensino a distância
  • Entretenimento online
  • Ferramentas para trabalho online
  • Nutrição e saúde
  • Telemedicina
  • Plano de saúde e seguro de vida
  • Alimentação
  • Internet banda larga e telefonia
  • Produtos de limpeza
  • Produtos que ajudam a prevenir a pandemia

Novas experiências Digitais:

A revolução digital está tomando conta, por bem ou por mal e você não querer ficar fora dessa, não é mesmo?

Se você chegou até aqui e esse conteúdo foi útil de alguma forma, deixa uma mensagem pra gente? Vamos adorar receber um feedback 🥰

Fontes:
Bain & Company e Revista Isto É Dinheiro


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