A tecnologia não pára, e já por meados de 2017 o termo Phygital pairava em artigos de marketing e tecnologia chamado de “futuro” para definir a forma como as pessoas se comunicariam e consumiriam em um futuro próximo. Porém ao buscarmos na linha do tempo tecnológico, foi na segunda década do século 21 que chegamos à era digital, com a popularização dos smartphones.

Enfim, o futuro chegou, a pandemia acelerou o processo em 2020 e aqui estamos! A maneira com que a tecnologia resolve questões do nosso cotidiano é frenético!

Phygital ou figital é a junção das palavras physical ou físico + digital criada para definir o conjunto de estratégias omnichannel para otimizar a relação com os clientes.

Já falamos muito em nossos posts com dicas de atendimento ao cliente, como encantar os clientes, sobre como é importante ter diversas formas de melhor atender o seu cliente, oferecer uma boa experiência de compra, com o objetivo de fidelizá-lo. Essas questões estão diretamente ligadas com a definição de Phygital.

Proporcionar ao cliente uma experiência híbrida, física e digital integradas, ou seja, o seu cliente precisa ter a possibilidade de realizar o que deseja em qualquer canal de atendimento, seja físico ou digital de forma confortável, com atendimento ágil e qualificado. A maneira de consumir mudou muito nos últimos anos e é essencial a integração do mundo online e offline nos estabelecimentos comerciais, um exemplo é a modalidade de compra online e retirada do produto na loja física.

O Phygital veio para integrar a loja física ao digital ou vice-versa, e dá autonomia para o cliente escolher como e quando quer adquirir um produto e é uma forma de sair na frente da concorrência.

Há vantagens específicas em cada canal de venda, em lojas físicas o cliente pode experimentar e tem a avaliação sensorial do produto. Já em uma loja online ele ganha comodidade e agilidade.

E a sua empresa aderindo ao modelo Phygital ganha o melhor dos dois mundos e consegue atingir o cliente onde quer que ele esteja pensando em consumir.

De forma breve, o termo Phygital é a reunião de várias possibilidades que a tecnologia nos dá em um mix poderoso de recursos, para melhor atender os consumidores.

Quer saber como você pode aderir a essa nova onda? Confere algumas ideias simples para começar:

Tenho uma loja física:

  • Utilize QRCodes para pagamentos por celular;
  • Utilize tags de identificação nos produtos para o cliente visualizar mais detalhes no site;
  • Possibilite a compra de produtos sem estoque na loja para entrega posterior na casa do cliente;

 

Tenho uma loja online:

  • Tenha uma loja física pop-up com peças apenas para mostruário ou estoque reduzido;
  • Crie eventos de apresentação dos seus produtos de forma física;
  • Tenha opções dos seus produtos em tamanho reduzido para clientes que querem conhecer o seu produto;

Quer transformar o seu negócio em Phygital? Vem falar com a nossa equipe! 🤘🐳

Link do whatsapp

Fontes:

mjvinnovation

EcommerceBrasil