Segunda semana de março iniciando e ainda tem gente com glitter por aí, não é mesmo?
Se você também pulou carnaval deve fazer parte da estatística do google onde diz que, no início deste ano o interesse pelos blocos de carnaval subiram mais de 3910%.
Mas vamos deixar a folia de lado e falar de outro assunto, segue o bloco que vou te contar um pouco mais sobre as mudanças de consumo e utilização das mídias sociais.
Mídias sociais e o apelo pela humanização:
Segundo pesquisa realizada pela We are social, a internet recebeu um aumento de 298 milhões de usuários em comparação a janeiro de 2019. E a tendência é que esse número continue crescendo.
Isso quer dizer que as chances da sua marca atingir o consumidor aumentou igualmente? A resposta é, em partes. Se pensarmos em mídia paga, podemos sim atingir muitos consumidores. Mas para o ano de 2020 precisamos focar cada vez mais em tráfego orgânico e retenção da base de fãs.
A verdade é que o consumidor não quer saber da sua marca no feed dele, a menos que a sua empresa seja realmente relevante para ele.
Mesmo nesse cenário, a sua marca deve estar na internet, estar muito, mas muito mesmo! Só que de forma real. A humanização da sua empresa é fundamental para conseguir aproximar o público certo e só assim poder fazer parte da jornada de compras dele.
A mídia paga usada corretamente nos ajuda com a distribuição da nossa marca de forma mais rápida e com um alcance muito maior do que de forma orgânica que costuma ser mais lenta e seletiva.
No entanto é o seu conteúdo orgânico que vai manter o consumidor na sua rede.
Principais usos das redes sociais:
- Entretenimento: encontrar conteúdo engraçado/divertido;
- Se atualizar sobre: notícias e eventos;
- Descobrir: lugares, produtos e serviços;
- Manter contato com: os amigos e familiares.
E é nesse cenário em que a sua empresa deve estar incluída de forma não invasiva.
Chega de técnicas milagrosas.
Um aviso importante:
Para aproximar a sua marca do consumidor não podemos achar que vamos seguir “A receita de bolo mágico do marketing” e pronto. O consumidor tem a ferramenta mais importante (literalmente) nas mãos, a internet disponibiliza toda a informação que ele precisa, então não adianta querer aplicar as famosas técnicas de gatilhos mentais, escassez, palavras mágicas ou o que quer que seja. Esse tipo de abordagem pode até funcionar no início, mas não vai manter o consumidor na sua rede e nada é mais chato do que uma marca que só quer te vender.
A primeira e mais valiosa dica é, conheça o seu cliente!
Só assim você vai conseguir entender as preferências dele e a forma de consumo de conteúdo.
Como conhecer o seu cliente:
- Pesquisas;
- Google analytics;
- Dados das redes sociais;
- CRM;
Cada segmento tem o seu tipo de consumidor, e as ferramentas certas para falar com ele. Lembre-se, o primeiro passo é conhecer o seu cliente, e só depois decidir a ferramenta certa para entregar o conteúdo da sua marca.
Principais ferramentas:
- Notificações Push (direto do seu site);
- Redes sociais;
- WhatsApp;
- E-mail marketing;
Chegou a hora de apresentar a sua empresa pra ele, e não estou falando de marcar uma reunião e levar um Powerpoint de apresentação, mas sim de gerar interesse e curiosidade sobre a sua marca.
Pense da seguinte maneira, o seu papel como empresa é solucionar ou facilitar a vida do seu cliente, pensando nesse cenário como você vai se apresentar?
Respondendo a essa pergunta, você será capaz de criar um conteúdo que vai destacar a solução e não uma ficha técnica de vendas.
Seja REAL.
O consumidor está em busca por marcas e serviços em que eles acreditem! E isso é o reflexo dos últimos tempos, onde as redes sociais se encheram de especialistas batalhando pelo espaço de anúncio e bombardearam o consumidor com propagandas e promessas de “melhor produto ou serviço do segmento”.
Chegou o momento de humanizar a sua marca, mostrar o que acontece por trás da criação do produto ou serviço, as pessoas envolvidas, no que acreditam e tudo mais que possa realmente te aproximar do seu cliente.
Lembra que falamos sobre manter o seu cliente pelo conteúdo orgânico? Separamos dicas de publicações que todo mundo consegue produzir e que com certeza vai fazer você chegar pertinho do seu cliente.
3 publicações para você tentar já:
- Mostre o seu dia a dia, como é o processo de trabalho e quem está envolvido;
- Abra um canal de diálogo com o seu cliente, responda as dúvidas e ajude com o uso do seu produto/serviço;
- Traga um feedback, nada é mais gratificante do que ter um cliente feliz e que indique a sua marca.
E aí, vamos tentar juntos? Por aqui já vamos compartilhar o nosso dia a dia e mostrar como tudo acontece. 🙂
Acompanha a gente nas redes sociais e se precisar de uma equipe para estruturar a presença digital da sua empresa pode contar com a gente.
Obrigada por nos acompanhar por aqui e até o próximo post.
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