Dia das mães é a segunda data mais importante para o varejo offline e a terceira maior para o e-commerce, perdendo só para o Natal e para a Black Friday. O que você está preparando para esse dia? Ou melhor, como você vai fazer para atingir o público da melhor forma para aproveitar a data e vender muito?

É sobre essas e outras perguntas que vamos falar aqui. Nosso objetivo é mostrar as alterações que o conceito mãe sofreu e como você poderá agir nesse contexto atual. Vamos juntos entender esse cenário.

Mãe real X Mãe perfeita.

Caso você, em sua publicidade, ainda coloque as mães em um pedestal e olhe para ela como um ser único, perfeito, dotado de superpoderes, queremos dizer que a chance de não rolar identificação por parte do público é grande. Quando falamos em público aqui, estamos querendo falar das mães que não se reconhecem nas comunicações e de filhos que não veem as suas mães retratadas nas peças.

As últimas pesquisas mostram que cada dia mais as mães possuem multifunções, não que isso seja uma novidade. O que é novo é o fato de que 4 a cada 10 mulheres sentem que ser mãe é difícil, mas a maioria delas acha que não podem externar isso.

Aí você pergunta: o que isso tem a ver com as vendas da minha empresa? A Mobidick responde: TUDO. A ideia é que no dia das mães as empresas foquem no ser mãe real, que com erros e acertos vai vivendo a experiência da maternidade. Que trabalhando e estudando, continua cuidando como sempre, e tudo bem se sentir sobrecarregada, faz parte da humanidade.

E como você pode usar isso a seu favor nas ações dos dias das mães deste ano? Sobre isso estaremos falando, logo aqui embaixo 👇

Criando um conceito para o dia das mães.

Sabendo que atualmente as mães passam a ter um acúmulo de funções e responsabilidades, o que faz com que deixem elas mesmas em último lugar na lista de prioridades do dia, fazer sua campanha de dias das mães voltadas para o conceito de: “Dê uma pausa. Só hoje, se coloque em primeiro lugar.”. Tá aí um direcional que pode ser usado em vários seguimentos.

Mesmo direcionado para a homenageada, ou seja, para as mães, uma ação como essa irá mostrar também para os filhos, que talvez seja exatamente isso que a mãe dele merece: estar em primeiro lugar, ao menos no dia das mães. Somado a isso, tem o fato de que 6 em cada 10 consumidores pretendem comprar presente para o dia das mães esse ano e (SURPRESA!) esperam comprar produtos em lugares que nunca compraram antes, principalmente no digital.

Pensando nesse sentido, você vai conseguir fortalecer a sua relação com as mães por meio de um conceito forte e, principalmente, alinhado à nova realidade da mulher, transformando-se em uma excelente opção para um cliente sedento por novidade.

Ações de dia das mães para mães reais.

Vamos então apresentar algumas ações que podem ser feitas, considerando o comportamento dos consumidores durante o dia das mães:

Valorize a experiência:

Quando pensamos em experiência, somos remetidos quase que automaticamente para uma loja física, porque ela tem potencial. Lá é possível fazer ações promocionais que permitem a vivência dos usuários. Nesse caso, o digital serviria de divulgação pré, durante e pós evento. Vamos ver um exemplo prático? Sim? Então vem!

Supomos que o seu negócio seja uma loja de roupas femininas, o primeiro item da lista de desejos das mamães, na semana que antecede o dia das mães, você pode organizar um evento direcionado para as mães. Pode oferecer um mini spa (cabelo, unhas, massagem) ou um chá da tarde, junto aos dois, ofereça uma palestra sobre como tornar a vida materna real mais leve, sem cobranças. Não esqueça de ter um espaço para as crianças brincarem, enquanto as mães se permitem um momento delas.

Faça a divulgação com muita antecedência. Crie expectativas nas mamães, diga para os filhos trazerem as mães deles. Para isso use as redes sociais. Durante o evento não esqueça de fazer a cobertura real time, mostre que quem veio está aproveitando e quem não veio está perdendo. Após, programe-se para intensificar seus conteúdos com opções de presentes para as mamães, mostrando aqueles produtos, pelos quais elas foram se interessando para ganhar de presente no dia das mães.

Dê dicas de presentes.

Se os clientes estão dispostos a comprar o presente do dia das mães de empresas que eles nunca compraram, como falamos antes, essa é a sua chance de tornar-se opção para filhos sedentos por novidades. O que fazer para isso? Dê dicas de presentes. Ação simples? Talvez, mas às vezes a simplicidade é a melhor estratégia.

Ao preparar as suas dicas, não esqueça do conceito que você está trabalhando. No nosso exemplo convidamos as mães a darem uma pausa, então as indicações deverão seguir esse direcional.

 Acompanhe alguns exemplos, de produtos que poderiam ser oferecidos, bem como o tom da mensagem para estar alinhada ao conceito:

Prepare-se para os clientes do último minuto.

Sim, não é porque as mães são importantes na vida dos consumidores, que esses vão se adiantar para não precisar de correria no último dia, ou até minuto. Quase metade das pessoas deixam para fazer a compra do presente na véspera do dia das mães. E o que você vai precisar fazer para atender essa baita parcela do público? Olha aqui embaixo, que vamos te contar.

1 – USE A INTERNET COMO UMA VITRINE.

Já falamos sobre o fato da internet ser uma excelente vitrine, né? Na verdade, esse foi nosso primeiro texto no blog. Bom, o fato é que para os consumidores de última hora, é no meio digital que eles vão buscar informações, estar lá é essencial.

Até aqui, tudo certo, né? O poder da presença digital você já conhecia, mas aí você pergunta: se é um consumidor de última hora, como eu vou entregar o meu produto a ele? Segue para o próximo item e descubra.

2 – PREPARE-SE PARA ENTREGAS DE ÚLTIMA HORA.

Se você vende um serviço, a entrega não é um grande problema. Porém, se estamos falando em produtos, esse é um item muito importante. Vamos ver algumas soluções:

  • se você tem loja física, a solução será você garantir a venda pela internet e permitir que o produto seja retirado em uma de suas lojas.
  • use sistemas de entrega rápida, tipo motoboy. Claro que isso só será possível se o seu produto for compatível com a entrega por moto e se o cliente estiver em um raio de distância que seja possível esse sistema de entrega. Igual é uma grande oportunidade para atrair os clientes próximos.
  • invista no Google My Business, afinal quantos clientes darão “um google” para encontrar o melhor lugar para comprar o presente da matriarca da família? Esteja visível para ele.

3 – TORNE-SE REFERÊNCIA ANTES DO ÚLTIMO MINUTO.

Sim, é isso mesmo. Não deixe a sua comunicação somente para o último dia. São as compras que ficam para o último dia, as buscas começam antes, mas precisamente 1 mês antes. Além disso, você precisa de um tempo para os buscadores te indexar melhor. Então comece agora as suas campanhas que ainda dá tempo. Se precisar de ajuda, chama a Mobidick.

4 – LEMBRE-SE DO CELULAR.

Por que isso? Porque as pessoas, e isso inclui você, ocupam boa parte do seu tempo navegando pela internet pelo telefone buscando referências sobre tudo. No dia das mães não seria diferente. Investir em anúncios responsivos, mais que ideal, é essencial.

Fechando o dia das mães com chave de ouro.

Agora que você já sabe como atuar para aproveitar o dia das mães e vender mais, vamos te dar uma informação super importante e indicar como você pode usar ela a seu favor. Quer saber? Então, vem com a gente.

Apelos emocionais fazem toda a diferença nas vendas do dia das mães. Tendo em mente o seu conceito de comunicação que deve valorizar a mãe real, cheia de anseios e acima de tudo humana, use de sentimento para atingir os filhos, uma linha de discurso que pode seguir é: “Mesmo com todos os desafios, ela sempre esteve firme e forte. Aproveite que é dia das mães e mostre todo seu amor a quem fez tudo por você.”.

O dia das mães nos inspira, assim como outras datas. Quer ficar por dentro de tudo que temos para te contar? Então, deixa seus contatos aqui embaixo 👇 que vamos deixar você sempre bem informado.

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