Toda a semana, temos pelo menos um texto novo. Nós damos dicas, questionamos, trazemos verdades. Hoje não vai ser diferente, vem aí mais uma super dica, dessas de anotar no caderninho. Vai lá e pega ele porque o papo é sério e envolve o futuro do marketing digital da sua empresa. Sobre o que vamos falar? Sobre como usar e quais são as melhores ferramentas de automação para usar no seu negócio.

Vamos nessa que o tempo urge e a sapucaí é grande.

O que são ferramentas de automação?

Tá ligado em piloto automático? As ferramentas de automação, pode-se dizer, que são a versão dessa tecnologia da aviação no marketing digital. Com elas se faz uso de tecnologias que irão automatizar as ações de marketing em diversos canais.

Sendo hoje uma das ferramentas mais usadas nas estratégias de marketing digital, elas só existem por causa dos avanços da inteligência artificial. Com elas, é possível ir além do simples acompanhamento do seu consumidor. Você irá conseguir gerar leads, controlando-os, personalizando-os, a fim de alcançá-los no momento certo, com a mensagem certa. Como? É sobre isso que vamos falar aqui embaixo ó 👇!

Como as ferramentas de automação funcionam?

Imagina que uma pessoa entra no seu site e se cadastra para receber a sua newsletter. Como você fica sabendo disso? Por uma lista de e-mails simples, sem segmentação, pela qual seria possível identificar, pelo menos, por qual conteúdo a pessoa veio. A partir daí, esse possível cliente vai começar a receber todas as divulgações da sua empresa, sem critério, muito menos personalização. É isso que acontece? Digamos que não está bom, mas é um começo. Podia ser pior, você podia estar ignorando esses contatos.

Agora te convidamos a imaginar uma situação diferente. Se ao invés de ter que fazer um cadastro manual, esse contato caísse diretamente em um grupo de e-mails de primeiro contato e magicamente recebesse uma mensagem, confirmando a inscrição na newsletter e pedindo para responder um pequeno questionário com os assuntos que ela tem mais interesse? Melhor ainda, o cadastro da news poderia ser por uma landing page, com esse pequeno questionário já lá para ser respondido.

Isso, com certeza, não é mágica. Isso é o trabalho de uma ferramenta de automação. O fluxo basicamente se daria assim:

  • o consumidor se cadastra na news, direto pelo site ou por uma landing page;
  • logo após ele recebe um e-mail de confirmação;
  • assim que você tiver a confirmação das respostas dele, a ferramenta de automação redireciona ele para os grupos de e-mail com os mesmos interesses.
  • toda a vez que você tiver alguma oportunidade para os produtos ou assuntos que o consumidor tiver interesse, irá selecionar a lista correta para ele receber.

E mais! Se você quiser, ainda pode adicionar pontuações aos consumidores, por exemplo, por abrirem o e-mail por clicarem em algum link, o que tiver mais relação com a sua estratégia.

Tudo bem, você pode dizer que manualmente é possível fazer isso. A gente responde que é, desde que seu número de contatos seja reduzido e você não queira aumentar ele. Pois, além de organizar os seus leads, as ferramentas de marketing ajudam na obtenção de novos contatos. E mais, diminuem as tarefas repetitivas da equipe, automatizam as suas ações de marketing, deixando mais tempo para se pensar em novas oportunidades de negócio. Tentador, né?

O que boas ferramentas de automação devem oferecer?

Existem muitas opções de ferramenta de automação no mercado, algumas excelentes outras nem tanto. Para e ajudar na escolha, fizemos um checklist dos principais recursos que uma boa ferramenta de automação deve oferecer:

Captura de leads:

Com possibilidade de criar landing pages para capturar cadastros e formulários com personalização de campos para questionário de identificação.

Gerenciamento de leads:

Para cuidar da sua base de contatos, segmentando-a para entrega de mensagens personalizadas, permitindo-lhe atribuir pontos para as ações dos clientes (abrir e-mail, clicar em link, etc.), entendo assim a jornada de compra.

Nutrição de leads:

Por meio do envio de e-mail marketing por meio de programação segmentada, conforme interesse dos usuários e necessidade de campanha.

Análise e acompanhamento de métricas:

Para que você consiga mensurar e avaliar os resultados das campanhas, compreendendo o que está funcionando e, se necessário, mudar de estratégia.

Gerenciamento de conteúdo:

Para que por um só lugar, você possa também agendar suas postagens nas redes sociais e acompanhar as interações com os usuários.

Facilidade do uso:

Até porque se for difícil de usar ela vai mais atrapalhar do que ajudar.

Integração com outras plataformas:

Isso por dois motivos:

  • caso não ofereça uma funcionalidade, pode se integrar a outra que ofereça;
  • para coletar dados de outros lugares, principalmente os dados de clique.

CRM integrado ou de fácil integração:

Seria o ideal para uma ferramenta de automação. No entanto, CRM ainda é uma ferramenta pouco usada pelas empresas como um todo, mas isso é um assunto para outro texto.

Exemplos de ferramentas de automação.

Entre as opções de ferramentas de automação que existem no mercado, separamos algumas que já tivemos contato e podemos falar um pouco mais sobre elas. LEMBRE-SE: estamos aqui para te ajudar a escolher a melhor ferramenta de automação para as necessidades da sua empresa, ok?

1 – Mautic

O Mautic é uma das ferramenta de automação mais completas do mercado e o seu grande diferencial é que ela é gratuita (veja mais sobre isso a seguir) e de código aberto. Costumamos dizer que ele é o primo do WordPress (ferramenta para criação e gerenciamento de sites), pois as duas podem ser facilmente integradas e sendo open source (código aberto) a comunidade de programadores desenvolve diversos plugins para ambos.

Com o Mautic é possível:

  • disparar e-mail marketing;
  • criar campanhas e ações de automação para disparo de e-mails;
  • configurar estratégia de lead scoring (pontuação de leads);
  • criar template de e-mails pela própria ferramenta;
  • opções inteligentes de teste A/B de e-mail marketing;
  • disparos de sms;
  • disparos de notificações via push;
  • criar landing pages;
  • disponibilizar materiais para download;
  • criar formulários para conversão (em landing pages e sites);
  • criar popups e modais com mensagens, formulário, links, etc.
  • monitorar as atividades dos seus leads;
  • gerenciamento de contatos e CRM;
  • listas e segmentação inteligente de contatos;
  • acompanhamento em tempo real dos resultados e conversão (e-mail e landing pages);
  • plugins e integrações;
  • dashboards e relatórios personalizados;

Antes, falamos que o Mautic é uma ferramenta gratuita, e de fato ela é, porém é bom lembrar que você precisa de uma hospedagem com servidor dedicado para que ela possa funcionar sem problemas e também contratar um serviço de SMTP (envios de email em massa). Existem vários no mercado com preços super acessíveis. IMPORTANTE: todas as ferramentas de automação precisam de um SMTP, algumas já embutem esse valor nas mensalidades e outras não, deixando a critério do cliente a escolha do que mais se encaixa no orçamento.

Aqui na Mobidick gostamos bastante do Mautic, pois é a ferramenta que permite mais liberdade na criação das campanhas, uma vez que uma de nossas especialidades é a programação e integração entre plataformas. Além disso, por ser de código aberto, a comunidade está sempre criando plugins e deixando ela ainda mais completa. O que facilita muito a implementação de novas funcionalidades.

Se quiser conhecer mais sobre o Mautic e como que a Mobidick pode te ajudar a criar a sua estratégia para aumentar a sua carteira de clientes é só clicar aqui 😉

2 – RD Station

Criado pela empresa brasileira Resultados Digitais, essa ferramenta vai gerenciar e automatizar as suas campanhas de marketing digital. Por ser brasileira, há uma vantagem, a língua padrão é o português, tanto no software, como no suporte. No país é a ferramenta mais usada. Ela é paga por meio de mensalidades, dividindo-se em três planos de contratação cada um com um número de funcionalidade e disparo de e-mails diferentes.

Por ter um suporte ativo, de forma geral, você não precisa ter uma equipe de programação para lhe ajudar, mas é sempre bom, pois, às vezes, o suporte pode falar alguns termos em “tecnês” e você pode não entender. O mesmo acontece com a parte de design e texto. Você até consegue fazer sozinho, mas como a intenção é se destacar, seria melhor a ajuda de profissionais, né? Nesse caso, dê preferência para quem está entre as empresas parceiras da RD. A Mobidick se encaixa nesse critério, sendo certificada na ferramenta.

Com o RD Station é possível:

  • disparar e-mail marketing;
  • otimizar conteúdos para motores de busca;
  • criar ações de automação para disparo de e-mails;
  • criar landing pages;
  • gerir suas mídias sociais e sua base de contatos;
  • configurar estratégia de lead scoring (pontuação de leads);
  • monitoramento de ações do leads.

3 – HubSpot

É provável que essa seja a ferramenta de automação mais conhecida no mundo. Ela é também a mais completa e a mais cara, porque nada na vida vem de graça, né? Outra pequena desvantagem (ou grande, dependendo do ponto de vista): não tem suporte nem tutoriais em português.

Mais indicada para as grandes empresas e que necessitem de opções avançadas de marketing digital, pois, além das ferramentas que as outras oferecem, o Hubspot também tem as seguintes funcionalidades e muito mais:

  • integração com o CRM próprio;
  • acompanhamento em tempo real dos resultados e conversão (e-mail e landing pages);
  • listas especificamente segmentadas;
  • dashboards e relatórios personalizados;
  • usa machine learning para fazer um lead scoring;
  • opções inteligentes de teste A/B de e-mail marketing.

4 – Outras ferramentas de automação:

  • Active Campaign: ferramenta americana que oferece os mesmos serviços que o Mautic e o RDStation, de inovação a esses dois é a oferta de CRM próprio. É possível fazer um teste grátis por 14 dias.
  • MailChimp: basicamente é uma ferramenta de disparo de e-mails, sendo a versão gratuita bastante usada por pequenas e médias empresas, mas não tem muitas funcionalidades. Já a versão paga é muito cara, chegando a 5 mil doletas (dólares).
  • Sales Force: ele é completão, concorrente do Hubspot, ou seja, usado por grandes empresas. Sua fama começou com a criação do CRM chamado Sale Cloud.
  • Dinamize: muito parecida com o RDStation, oferecendo os mesmos serviços, originalmente uma empresa de disparo de e-mails.

Para encerrar.

As ferramentas de automação mais do que facilitam as tarefas do dia a dia, elas ajudam você a identificar as preferências dos seus públicos-alvos a partir do comportamento deles. Com esses dados em mãos é possível projetar o conteúdo ideal e identificar os melhores horários e canais para realizar as suas divulgações.

Use-as a seu favor e libere tempo para que você possa se envolver nos processos mais complexos. Otimize seu tempo e fature mais. Qualquer ajuda que precisar, estamos aqui, tá?

Está preparado para entrar no mundo das ferramentas de automação? Sim? Então te inscreve na nossa news e tenha muitas inspirações.

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