Hoje vamos falar sobre internet segura, que está muito ligada às senhas que você anda utilizando. Por falar nisso, como elas são? Você acredita que elas são fortes, ou seja, são difíceis de serem descobertas? Sim? Não? Tá em dúvida? Então vem com a gente, vamos contar tudo para você.

Dicas de senhas para uma internet segura.

Separamos algumas dicas que vão te ajudar a avaliar a força de suas senhas. Caso precise refazê-las, você já sabe por que caminho seguir. Pegue o caderninho e anote TUDO👇

  • Faça senhas de 12 a 16 caracteres, fazendo a combinação de letras maiúsculas, minúsculas, espaços, números e símbolos especiais (! ? – . @).
  • Evite usar a mesma senha para vários acessos, por mais tentador que seja. Esse é um dos maiores perigos e daqui a pouco suas informações estarão vazando por aí, sem que você consiga controlar. E adeus internet segura 😫.
    Sequências numéricas e por proximidade no teclado são muito bonitinhas, mas são ordinárias. Então esqueça qualquer tipo de sequência para criar suas senhas.
  • Ama seus pais, seu namorado, seus avós, sua tia, seu cachorro, sua amiga? Ok! Mas eles não são senha e acabam com a internet segura, certo? O mesmo vale para sua data de aniversário ou a deles. fuja dessas combinações, são as primeiras que irão testar para acessar suas contas.
  • Use uma frase que você gosta, separe as iniciais de cada palavra (mantendo o maiúsculo e o minúsculo), os números, os símbolos e monte sua senha. Exemplo: frase: “Tão bom morrer de amor! E continuar vivendo…” – senha: Tbmda!Ecv… (obs.: só não use frases populares como a do exemplo).
  • Bagunce bastante a sua senha. Escolha uma palavra e misture letras com números, sinais de pontuação, alterne letras maiúsculas e minúsculas, faça substituições de caracteres de acordo com a semelhança visual (“w” e “vv”) ou fonética (“ca” e “k”). Exemplo: palavra: Jabitucabeira – senha: j46ut!k63!r4. Se todos usassem essa senha, a internet segura seria uma norma padrão.

Como guardar suas senhas poderosas?

Agora você deve estar sofrendo e perguntando: minha querida Mobidick, COMO, raios, EU VOU FAZER PARA LEMBRAR DESSE MONTE DE SENHA GIGANTE E COMPLEXA ? Eu não vou nunca conseguirei deixar a internet segura. Calma, a gente te explica!

  • Use gerenciadores de senhas para guardar todas em um só lugar. Tem alguns bem bons no mercado como o LastPass, por exemplo. Lá você irá armazenar suas senhas, tendo que memorizar uma única senha, a do LastPass. Muito mais fácil, né? E você consegue ficar ainda mais seguro. Basta cadastrar uma senha mestra extra. Aí a segurança é real e oficial!
  • Crie um arquivo criptografado. Você irá cadastrar todas as senhas e contas manualmente e irá armazenar no seu computador. IMPORTANTE: mantenha o arquivo sempre atualizado e faça backup do arquivo em vários lugares, para não correr risco de perder nada, OK?

Dicas extras, porque para senha é sempre bom.

  • Mesmo levando o princípio da internet segura até às últimas consequências, criando senhas incríveis que nem você mesmo descobriria, é sempre bom aproveitar quando um serviço oferece verificação de senha em duas etapas, como o Gmail e o Facebook fazem. Se ativar essa funcionalidade, sempre que sua conta for acessada um código será enviado como mensagem de texto para o seu telefone será exigido para que você valide o acesso.
  • Nunca salve suas senhas em computadores que são de uso público ou que muitas pessoas acessem ao mesmo tempo.
  • Se na vida a gente tem que separar trabalho de vida pessoal, com relação a senhas essa é uma máxima super verdadeira. Use senhas diferentes para uso pessoal e para o trabalho.

Bom! Por hora é isso. Seguindo essas regrinhas básicas, você estará muito mais protegido de ataques maliciosos e a internet segura será uma realidade, pelo menos na questão senha.

Mas em qualquer caso, estamos por aqui para ajudar!

Agora já pode deixar sua senha nos comentários… OPSSSSSS… só deixa seu joinha que tá valendo <3.

Para saber mais:

Chatbot: a evolução do atendimento ao cliente Parte I

6 passos para planejar o sucesso da sua empresa em 2019.

Os 5 pecados das redes sociais