É tanta confusão quando se fala em site, e-commerce ou aplicativo que resolvemos chamar nosso especialista para, além de colocar cada coisa no seu devido lugar, nos contar o que é melhor para o seu caso. Quer saber? Então vem com a Mobidick.
Diferenças práticas entre site, e-commerce e aplicativo.
Segundo nosso especialista, Gabriel Carvalho, a diferença mais marcante entre site, e-commerce e aplicativo é a maneira que o acesso a eles é realizado. Os dois primeiros conectamos por meio de browser (Google Chrome, Mozilla Firefox, Safari), já o terceiro é um software, voltado em sua maioria para celular, que seu uso dependerá da instalação do mesmo no aparelho do usuário.
Difícil? Talvez. Vamos continuar aqui que tudo vai se esclarecer.
Pensando nas funcionalidades de cada um dos três, é provável que a diferença entre eles seja melhor percebida. Mas para isso vamos por partes, então vamos explicar cada uma das ferramentas separadamente, ok?
São os sites, a forma predominante de se navegar na internet. Eles são aplicações pelas quais são compartilhadas alguns tipos de informações, tais como: listagem de posts, formulários de contatos, página sobre, página de serviços, entre outras informações que o dono do site quiser colocar lá. Entre os tipos de site para empresas temos:
- Site institucional: seu objetivo é divulgar a empresa, apresentando algumas informações sobre o negócio, os serviços e produtos que oferece, as formas de pagamento e de contato. Serve como um cartão de visita online, sem atualizações recorrentes. Exemplos: Odonto Class, Parce.
- Site dinâmico: é o site institucional + um blog, onde as atualizações são constantes e voltados para empresas que buscam investir em marketing de conteúdo e em otimização de buscas – SEO. O nosso site é um bom exemplo de site dinâmico.
- Hotsite: é uma página criada com um intuito promocional, seja um evento ou ação de marketing, por exemplo. Com informações específicas da ação e tempo de veiculação pré-determinado. Ele pode ser um subdomínio de um outro site, mas em seu aspecto visual adota um design mais apelativo, voltado para conversão. O Insight Sebrae, é um dos projetos de hotsite que desenvolvemos.
- Portais: são desenvolvidos com foco direcionado para o interesse do público, seu objetivo é que as pessoas voltem a ele diariamente. Além de informações institucionais, os portais oferecem acesso a outros sites, tem sistema de busca, notícias, salas de bate papo, fórum. O Sebrae é um excelente exemplo de portal.
- E-commerce (loja virtual): de forma geral ele também é um site, mas com algumas especificações diferentes, as quais veremos a seguir.
Acessa-se como se fosse um site, porém as suas aplicações são voltadas para a venda de algum produto ou serviço. Em todo e-commerce você irá encontrar: listagem de produtos, carrinho de compras, plataforma de pagamento.
Um e-commerce pode ter também informações institucionais e estar atrelado a um blog para produção de conteúdo, mas seu objetivo principal é vender, sendo essa a sua página principal, sua home. Entre os projetos de e-commerce que já desenvolvemos, está o da Vinhos Web.
Aplicativos são sistemas desenvolvidos por códigos, mas nisso são iguais aos sites e e-commerces. Os mais conhecidos são os desenvolvidos para aparelhos móveis, como smartphones e tablets. Por sinal, foi após a chegada dos smartphones que os aplicativos passaram a ganhar um grande destaque. O que os diferencia dos outros dois é como são usados.
Vamos participar de um desafio? Conta agora, quantos aplicativos você tem instalado no seu telefone? Pode excluir dessa conta joguinhos, WhatsApp e Redes Sociais. Com certeza ainda sobraram uns 10 ou 20 para a soma, né?
Com os aplicativos as experiências dos usuários foram atualizadas, ou seja, a forma como as pessoas acessam e se comunicam com determinados segmentos já não é mais a mesma. Um exemplo clássico dessa mudança de relação é o consumo de filmes, Netflix, Amazon Prime, Globo Play estão aí para não nos deixar mentir.
Nesse mesmo sentido, as relações comerciais de compra e venda de produtos também se modificaram. Grandes conglomerados como Mercado Livre, Amazon, Americanas também passaram a ofertar seus produtos por meio de aplicativos, sendo ótimos exemplos de como um aplicativo pode potencializar um negócio.
O que devo fazer para a minha empresa?
Saber a diferença entre as ferramentas pode lhe ajudar a entender o que é melhor para cada caso. Porém, para deixar tudo ainda mais fácil, nosso especialista irá lhe direcionar para o que for mais indicado ao seu objetivo de negócio. Segundo ele:
O que define a necessidade do que é preciso é a estratégia de negócio.
Gabriel Carvalho
Como as estratégias de negócios são muitas, para ter certeza qual é o melhor para sua empresa, se site, e-commerce ou aplicativo, é preciso falar com especialistas. Porém, selecionamos alguns dos objetivos mais comuns para conseguir elucidar o caminho. Acompanha com a gente, ok?
Objetivo: Conhecimento de Marca.
Você quer tornar sua marca conhecida? Quer colocar o seu negócio na mente do consumidor? Nesse caso o mais indicado é investir em um site, de preferência no modelo dinâmico, ou seja, que além das informações institucionais, tenha também espaço para produção de conteúdo.
No entanto, se você pensa que só ter um site já basta, quando o objetivo é conhecimento de marca, digamos que temos um problema de entendimento sobre marketing. Isso porque, você terá que investir em marketing como um todo, como aponta Gabriel:
Sites são mais indicados para a divulgação de algum produto, serviço ou empresa/pessoa ou como ferramenta de centralização de marketing, como por exemplo, sendo usado nas campanhas realizadas nas redes sociais.
Gabriel Carvalho
Que tal saber um pouco mais sobre marketing e redes sociais agora? Sim? Então clica aqui e confira!
Objetivo: Vender mais e para mais pessoas.
Quer expandir o seu negócio, então precisa vender mais? E para isso atingir outros públicos e outras praças é necessário. Só que investir em loja física não estão nos seus planos, seja porque você já tem uma ou porque simplesmente não quer? A resposta é direta:
E-commerces são indicados quando se deseja realizar a venda de alguma coisa na internet. Eles proporcionam as mesmas vantagens que um site mas, ao mesmo tempo, podem realizar todo o processo de compra.
Gabriel Carvalho
Investindo em um e-commerce, é claro que você irá querer vender mais, né? Dê uma olhada nesse conteúdo sobre mídia programática e descubra como potencializar suas vendas no meio digital.
Objetivo: Estar literalmente na mão dos consumidores.
Apesar do uso dos aplicativos estar cada vez mais popular, às vezes o que você precisa é de um site ou e-commerce responsivo. Por sinal, todos os sites desenvolvidos pela Mobidick são responsivos, ou seja, com layout e programação flexível adaptando-se a todos os tamanhos de tela.
Aplicativos demandam um investimento maior, mas não é só isso, a estratégia de uso dele deve estar bem desenhada. Isto quer dizer que estar literalmente na mão do consumidor pode não ser um bom objetivo para se fazer um aplicativo. A pergunta que você deve fazer é: por que o meu consumidor baixaria meu aplicativo ao invés de acessar meu site direto pelo celular?
Aplicativos são mais indicados quando se quer estreitar o relacionamento com o cliente, isto porque, o app irá ficar instalado no dispositivo do usuário e assim o acesso será mais rápido. Também é utilizado quando precisamos de muitos recursos do dispositivos do usuário ou quando o desempenho é um ponto fundamental da aplicação.
Gabriel Carvalho
Converse com a Mobidick sobre aplicativos. Nossos especialistas estarão prontos para tirar todas as suas dúvidas.
Depois de tudo isso, LEMBRE-SE SEMPRE: a melhor solução está atrelada diretamente a suas estratégias e aos seus objetivos de negócio. Ter isso claro é IMPORTANTÍSSIMO para você tomar a melhor decisão. Na dúvida chama a Mobidick, ok?
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