Data comemorativa é uma excelente oportunidade de negócio, principalmente por ser um período que as pessoas estão mais propensas a comprar. Saber como aproveitar essas chances é necessário, no entanto, entender os resultados que ela alcançou é primordial.

Queremos então, trocar uma ideia sobre como avaliar as vendas de uma determinada data, para já se preparar para as próximas que estão por chegar. Vem com a Mobidick trilhar esse caminho.

As principais datas comemorativas.

Todo o dia é o dia de alguma coisa ou de alguém. Temos o dia do chimarrão, o dia da solidão, dia do irmão, tem até o dia da saudade, provavelmente só no Brasil, já que essa é uma palavra genuinamente brasileira. No entanto, não são desses dias que queremos falar. Elas até podem ser importantes para fazer ações pontuais, principalmente se você quer fugir das datas mais concorridas. São essas últimas que vamos destacar aqui. Veja a lista abaixo, destacamos as cinco principais, seguindo a ordem de importância para o comércio de forma geral:

1º – Natal: por não ter um público-alvo específico, pois é uma festa familiar onde todos compram, e também potencializada pela proximidade do 13º salário, essa é a data comemorativa mais importante para quem busca ampliar suas vendas.

2º – Dia das Mães: quem aqui consegue deixar essa data passar em branco? Pensando nisso, o comércio aproveita todo o sentimento que envolve as mães e vende muito nessa data, sendo a segunda mais importante, só perdendo para o Natal.

3º – Dia dos Namorados: comemorar o amor é preciso, né? Esta data envolve muito mais do que a venda de presentes para os apaixonados. O setor de serviços tem um aporte substancial, afinal o que impera no dia dos namorados é a criatividade para surpreender quem se ama.

4º – Dia dos Pais: cada vez mais essa data vem ganhando importância para as pessoas. Antes os presentes eram limitados ao vestuário masculino, no entanto, hoje os filhos estão apostando em novas experiências para homenagear e emocionar os seus pais.

5º – Black Friday: essa data chegou chegando no calendário brasileiro, como mostramos nesse texto aqui. No e-commerce já ocupa do 2º lugar em vendas. Nas lojas físicas vem aumentando sua participação nos lucros. Assim como o Natal, não tem um público rigorosamente definido, o que importa são os produtos ofertados, sendo estes os dos mais variados setores.

Uma data comemorativa traz insights para a próxima.

Vamos considerar somente as principais datas comemorativas para o comércio, ou seja, vamos deixar de lado, por hora, os dias que comemoram algo que é importante para o seu negócio, ok? As ações para esses dias devem ter um texto somente para elas.

Considerando então, as “top 5” datas comemorativas, vamos entender como as vendas de uma podem trazer subsídios para criar as próximas campanhas.

O processo de compra deve ser avaliado.

Já falamos aqui no blog sobre a jornada de compra do consumidor e como ela pode ajudar a potencializar suas vendas. Avaliar como as pessoas se portam em uma determinada data, pode identificar alguns comportamentos para as outras, tais como:

  • período que começam a pesquisar pelos produtos;
  • quantos dias antes da data efetuam a compra;
  • qual foi o ticket médio de compra na última data comemorativa;
  • o pagamento foi parcelado ou à vista;
  • comprou em loja física ou online.

Com base nos dados coletados, trace um plano de ações.

Se você identificar quando as pessoas começaram a pesquisar a compra, já pode ter uma ideia de quando deve começar as divulgações da próxima data comemorativa, para que coincidam com a data que efetuam a compra. Nesse sentido, você pode incrementar promoções no período que tem menos venda, fazendo com que as pessoas adiantem as suas compras.

Saber quanto, em média, as pessoas gastaram no último dia comemorativo ajuda você a definir os produtos que deve priorizar, de acordo com o valor deles. Se os mais caros ou os mais baratos, vai depender se o pagamento feito na última data comemorativa foi à vista ou parcelado.

Identificando de onde veio a maior parte dos consumidores, vai fazer com que você direcione os esforços para o canal correto. Afinal de nada adianta se você fazer grandes promoções no seu site, sendo que os clientes preferem comprar em sua loja física. Nesse caso, a ideia seria: focar na loja física e fazer promoções no site, para que aumente as vendas lá.

RESUMINDO:

  • iniciar a divulgação, quando as pessoas normalmente começam as buscas;
  • fazer promoções em períodos que a venda é menor;
  • definir o valor dos produtos, levando em consideração o quanto da renda do seu público alvo foi comprometido na última data comemorativa;
  • focar as vendas no canal preferido dos clientes e fazer ações promocionais para aumentar os negócios no outro canal.

 

Data comemorativa anterior X o mesmo período no ANO passado.

Você deve estar aí se perguntando: não seria mais fácil comparar as compras da mesma data comemorativa do ano passado? Mais fácil seria, mas aí ficaria de fora um dos principais influenciadores das decisões de compra dos consumidores, o cenário econômico.

O ideal é ter como base das suas ações os dois quesitos: o mesmo período da ano anterior e também a última data comemorativa . Os dados dos primeiros lhe trarão padrões de comportamento, as características de compra, os produtos que os clientes querem mais, aqueles que são os queridinhos da data. Já os dados da segunda avaliação lhe trará informações sobre a realidade financeira atual dos consumidores.

Tendo em mão esses dados, traçar o planejamento para as campanhas de data comemorativa é muito mais fácil. IMPORTANTE: as métricas são aliadas nesse momento, ok

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