Medir, mensurar, examinar, analisar, não importa o sinônimo que você usa, mas avaliar os resultados das ações de marketing é essencial. Somente tendo em mãos esses dados é possível entender que o que foi planejado deu certo e como você poderá melhorar suas estratégias, em busca de melhores resultados.

Em resumo podemos dizer que: avaliar o que está sendo feito é tão importante quanto planejar e executar as ações corretamente. Vamos com a gente para descobrir mais sobre esse assunto?

 

Como avaliar os resultados das ações de marketing?

Antes de sair avaliando tudo, enlouquecidamente, é importante definir em qual ponto você vai focar. Assim, para avaliar os resultados das ações de marketing de forma eficiente, você irá precisar determinar os KPI`s que são mais importantes para a ação especificamente e, também para o seu negócio.

Você deve estar se perguntando: que são KPI’s? Eles são indicadores chave de performance, ou seja, é aquilo que você irá definir que é importante para ser acompanhado nas suas campanhas. Há vários KPI’s que podem ser definidos:

  • aumento de clientes;
  • aumento de visibilidades;
  • aumento de seguidores ou leads;
  • intenção de compra;
  • satisfação do cliente;
  • e o que mais a sua estratégia definir.

De forma geral, os KPI`s são definidos já na fase do planejamento, pois eles deverão basear a execução de suas ações. De nada irá adiantar você querer ver quantas pessoas tiveram intenção de compra, se ao invés de direcionar as pessoas para o seu e-commerce, você está levando elas para seu perfil do instagram, né?

IMPORTANTE: foque em poucas metas, isso quer dizer, que é melhor ter campanhas diferentes para KPI`s diferentes. Se isso não for possível, saiba determinar os KPI`s corretos para cada ação dentro da campanha. Dessa forma você não ficará com um leque tão grande para ser avaliado, não prejudicando o alcance dos resultados.

 

Efetivamente avaliando os resultados das ações de marketing.

Vamos supor que suas ações de marketing foram traçadas com o objetivo de trazer mais visibilidade para a sua empresa. Para isso, você fez uma postagem no facebook, outra no instagram e faz um anúncio display, convidando as pessoas para visitar o seu site. Depois de uma semana, você já pode avaliar os resultados das ações de marketing pela primeira vez. O que você vai ter que analisar: a quantidade de pessoas que visitaram o seu site, vindo por uma das ações que estão no ar. Simples, né?

Com base nos resultados, você pode verificar se as ações propostas estão dando certo ou não. Talvez você verifique que não deu resultado nenhum. Nesse caso, NOSSAS DICAS SÃO:

  • pause a campanha e reavalie o que pode estar dando erro (texto, meio, imagem);
  • crie uma arte e um texto novo e publique nos mesmos meios, fazendo um novo teste, uma semana depois avalie novamente.

Na verdade, fazer o teste A/B é interessante desde o início. Logo que fizer a primeira avaliação você já terá um feedback daquele que dá melhor resultado. E se achar bom, pode pausar o que está com o resultado aquém do esperado.

 

Por que avaliar os resultados das ações de marketing?

O que é melhor: ir até o final do caminho e descobrir que chegou no lugar errado ou perceber o erro antes e mudar de rota? Não temos certeza, mas imaginamos que você irá escolher a segunda opção, né? Então, se você deixar para avaliar os resultados de suas ações de marketing somente no fim, estará perdendo tempo e, pior, dinheiro.

Temos um texto bem legal falando sobre métricas que podem lhe auxiliar a traçar o melhor plano para avaliar os resultados de suas ações de marketing, dá uma conferida lá. Se precisar, conta com a Equipe Mobidick, somos especialistas em avaliação de resultados.

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