Talvez possamos estar meio repetitivos, mas quando a coisa é relevante, falar sobre ela é muito importante. Então nos perdoe, pois hoje vamos falar sobre relacionamento com os clientes, mas especificamente sobre o CRM como estratégia de marketing digital.

Vamos entender essa relação juntos?

 

O que CRM?

Customer Relationship Management, são o significado direto para CRM. Em tradução livre, CRM é a Gestão de Relacionamento com o Cliente, ou seja, é um conjunto de estratégias e práticas que gerenciam e analisam aquilo que os clientes falam. Quer saber no que isso impacta no seu negócio? A gente responde. Com um CRM é possível antecipar as necessidades e desejos dos seus clientes, com isso atrair a atenção deles a aumentar a suas vendas será consequência.

Clientes satisfeitos indicam outros clientes e essa é uma das melhores formas de conseguir novos clientes. Agora imagina se você tem todas as vontades dos seus clientes mapeadas, satisfazê-los é muito mais fácil e isso gera um ciclo vicioso, no qual seu negócio só tem a ganhar. Então invista em um CRM agora mesmo!

 

Dados e o CRM como estratégia de marketing digital.

Como o foco principal do CRM coloca o cliente no foco, armazenando os dados de cada um deles em uma base de dados que abastecerá as ações de marketing de informações. Por sua vez, estas últimas vão trazer ainda mais informações para o CRM.

Além disso, as informações coletadas pelo CRM ficam muito mais organizadas. Isso facilitará e muito o seu dia a dia, organizando as informações. Você terá mais tempo para se preocupar com a estratégia, diminuindo consideravelmente o número de planilhas que você deve estar usando atualmente.

Outra importante mudança que o CRM provocará é a integração das informações, fazendo com que toda a equipe tenha acesso ao que foi tratado em todas as conversas. Resumindo, o histórico de cada cliente não será exclusivo de um atendente, pelo contrário, estará disponível a todos os envolvidos.

CRM como estratégia de marketing digital pode fazer muito mais para você, vejamos 4 benefícios que juntos eles proporcionam:

1 – Criam uma cultura focada no cliente:

Uma vez que o CRM é um método 100% focado nos clientes, atuais e futuros, as atenções voltam-se todas para as necessidades desses, fazendo com que as ações de marketing sejam muito mais efetivas. Além disso, como toda a empresa tem acesso ao CRM, trabalhar o cliente de forma integrada, faz com que a cultura empresarial passe a direcionar seus esforços para aqueles que são o motor que impulsiona a empresa: os consumidores.

2 – Conseguem mapear a jornada de compra:

A jornada de compra de cada uma das pessoas que negociam com a sua empresa poderá ser mapeada pelo CRM. O que fazer com essas informações? Construir estratégias focadas no público alvo e no sucesso do seu negócio.

Com os dados que o CRM proporciona, é possível conhecer cada uma das etapas do processo de compra, desde a decisão, passando pelo seu comportamento durante ok jornada, onde ele busca informações e, principalmente, o que fez ele decidir pela compra. Bom né? Só que não para por aí, o CRM permite muito mais. Basta perguntar que ele responde. E partiu fazer estratégias supimpas para a sua empresa decolar.

3 – Encontram oportunidade e aumentam a receita recorrente:

Com a quantidade de informações que o CRM consegue armazenar, você poderá identificar oportunidades de negócios que farão sua empresa ganhar mais. É provável também que, com dados tão ricos e sendo abastecidos de forma dinâmica, você possa perceber algumas falhas que se corrigidas já farão grandes diferenças para o seu negócio.

Um exemplo clássico que pode ser trabalhado é a estratégia de venda recorrente. Uma vez que o CRM guarda as informações de compra do seu cliente, de tempos em tempos, você pode “lembrá-lo” que está na hora de comprar mais.

Supondo que o produto que você venda seja vinho, um cliente que comprou esse mês, pode ser instigado a comprar novamente no próximo mês. Você poderá mandar um e-mail para ele, já com ofertas do vinho que ele comprou e outras opções similares para ele provar.

4 – Definem os pontos que precisam ser automatizados.

As ferramentas de automação de marketing precisam ser usadas no momento certo para que possam dar resultados efetivos. Nesse sentido, os dados do CRM são ótimas fontes de pesquisa, uma vez que apresentam a jornada do consumidor e dão indícios de quais momentos a automação é bem vinda.

Então, antes de dar o start em sua estratégia de automação que tal dar atenção aos dados do CRM? Esteja antenado ao futuro do marketing digital, mas antes de mais nada, esteja preparado para ele. Invista em um CRM, pois ele é uma das melhores formas de estreitar o relacionamento com os consumidores, foco principal do marketing.

 

CRM: funções necessárias para uma estratégia de marketing.

Para ser mesmo efetivo para ser usado em suas estratégias de marketing digital, um CRM precisa ter as seguintes funções:

  • Rastreamento ativo as informações dos clientes.
  • Possibilidade real de gerenciamento dos dados.
  • Capturar o e-mail dos clientes de maneira inteligente.
  • Ser expansível, para se adaptar ao crescimento da sua empresa.
  • Ter facilidade de personalização e análise.
  • Fornecer recomendações e insights.

Vamos investir juntos em um CRM como estratégia de marketing digital? Vem conversar com a gente para encontrarmos a melhor solução para você e sua empresa. Enquanto isso, cadastre-se para receber nossas novidades 👇 sobre o mundo do marketing.

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