Walt Before Mickey

O que o mundo mágico da Disney tem para nos contar sobre negócios? Muito. Podemos começar pela história do seu idealizador: Walt Disney. É sobre as dificuldades que um ilustrador amador enfrentou para seguir o seu sonho, que o filme Walt Before Disney fala. Baseado em fatos reais, você irá perceber que entre você e Walt Disney há muito mais semelhanças do que possa imaginar. Afinal, qual empreendedor não passa por adversidades até conquistar seu lugar ao sol?

O que aprendemos…

Além da identificação, você terá grandes sacadas para reinventar o seu negócio, sempre que for necessário. Walt foi um mestre em inovação, sempre com o objetivo de alcançar o sucesso. E não é o que todo mundo quer? Aqui na Mobidick vivemos  isso na pele. Estamos sempre buscando formas diferentes para divulgar sua empresa para que você venda mais. E você, como está inovando? Sinta a vibração desse filme inspirador!

Diretor: Khoa Le

Gênero | Ano | Duração: Biografia, Drama | 2015 | 107min

A Corrente do Bem

Imagine receber o seguinte desafio: “tenha uma ideia para mudar o mundo e coloque-a em prática”. O prêmio: além de mudar o mundo, ser reconhecido como a pessoa que fez a diferença. O que você faria? Um menino de 11 anos cria uma corrente do bem. A ideia simples gira em torno de três boas ações realizadas para três pessoas. Cada favor recebido deve ser retribuído a três outras pessoas. Em estilo de pirâmide, a corrente do bem vai se formando. E por que não?

O que aprendemos…

Com um roteiro que emociona do início ao fim, você vai entender que pequenas ações podem fazer uma grande diferença. Isso vale tanto para a vida, como para os negócios. Até porque, se a sua empresa não tem um propósito para existir, conquistar o coração e a mente dos seus consumidores é tarefa impossível. Saiba o que você faz e, principalmente, por que você faz. Destaque dos demais. Para isso proponha-se a fazer a diferença. Você não precisa mudar o mundo. Mudando o seu negócio, já é um bom começo.

Diretor: Mimi Leder

Gênero | Ano | Duração: Drama | 2000 | 123min 

Mad Men

Uma série que traz muitos insights para o marketing empresarial, esse é o principal motivo para você começar hoje mesmo a assistir Mad Men. O dia a dia de uma agência de publicidade nos anos 60, mostra o processo criativo das campanhas, desde o briefing, passando pelas fases de pesquisa, indo até a apresentação para o cliente. Para quem quer se inspirar e, também, conhecer um pouco dos Anos Dourados da Publicidade, essa é uma série imperdível.

O que aprendemos…

Entre os inúmeros ensinamentos que Mad Men pode nos oferecer, os que achamos mais importantes são:

  • Conheça seus clientes 🗣: para isso, converse com eles. Dados da internet são super importantes, mas, como você verá na série, um bate-papo com algumas pessoas de seu público-alvo é muito mais proveitoso, pois você vai descobrir mais a fundo as necessidades e os desejos deles, as formas como se comunicam e a relação que eles têm com as empresas.
  • Faça pesquisa de campo 🕵‍♂: tem um produto inovador? Que tal testar ele com quem realmente irá usar? Por mais que você conheça todas as técnicas e confie no potencial da sua criação, é só após as pessoas usarem ele que você conseguirá afirmar que o objetivo foi alcançado.
  • Tenha ideias criativas 💡, mas dê tempo para elas chegarem ⏳: se na década de 60 pensar fora da caixa era necessário, agora então nem se fala. Então, inove nas formas de comunicação e diferencie-se dos demais. No entanto, não tenha pressa, avalie se a estratégia está de acordo com o negócio.

Agora: bora dar o play e curtir essa série inspiradora! Assista o trailer para ter uma ideia.

Diretor: Matthew Weiner

Gênero | Ano | Duração: Drama | 2007 – 2015 | 7 temporadas, 92 episódios.

Game of Thrones

Sabe aquele tipo de série, que apesar de não tratar diretamente de negócios, traz muitas inspirações para novos e velhos negócios? Game of Thrones é uma delas. Centrada nas disputas travada entre sete reinos para ver qual deles irá ocupar o trono de ferro, e ter o poder para governar os outros sete. Alianças e conflitos dão o tom de toda a série, algo que muito lembra o mundo dos negócios, não? É exatamente por isso, que trouxemos essa série como uma das indicações para você assistir e se inspirar.

O que aprendemos…

Para direcionar melhor o seu olhar, já que com tanta informação é possível que os ensinamentos possam se perder, separamos alguns que nós aqui da Mobidick percebemos. Vem descobrir👇

  • Conheça seus concorrentes. Preste atenção no personagem Lorde Varys, o Aranha, como é conhecido. Deixando de lado a forma como faz, que não é honesta, digamos assim, ele está sempre por dentro do que acontece, ficando um passo à frente dos seus oponentes, conquistando a lealdade de quem precisa.
  • Escutar os clientes é um dos grandes ensinamentos que a Daenerys Targaryen nos dá nesta série. Também buscando conquistar o Trono de Ferro, ela procura escutar os problemas dos súditos dos reinos que conquista, procurando, sempre que possível, atender as demandas, em troca disso ganha a confiança do povo.
  • Nunca se acomode. Se numa luta com somente sete reinos, sentir-se confortável é um perigo. Imagina em um cenário competitivo como é o mundo dos negócios?

Se achar outras referência de Game of Thrones para ser usada nos negócios, nos conte aqui que atualizamos esse texto rapidinho!

Criadores: David Benioff e D. B. Weiss.

Baseado na obra: A Song of Ice and Fire, de George R. R. Martin

Gênero | Ano: Ficção | 2011 – 1ª temporada

Vingadores Ultimato

Não iremos dar spoiler, até porque não vamos falar do filme em si, mas sim falar como ele conseguiu atingir a segunda maior bilheteria em menos de 15 dias. Isso mesmo, foram mais de 2 milhões arrecadados em poucos dias de exibição. Já pensou se você tivesse um produto que vendesse assim? Você deve estar aí dizendo, mas eles são a Marvel. E a gente diz, sim eles são, mas não é só isso. Veja abaixo.

O que aprendemos…

Além de um baita filme Vingadores Ultimato é um case inspirador para o marketing. Aprenda com eles como fazer sucesso no seu negócio:

  • Conte uma história e crie expectativas, a Marvel fez ao todo 22 filmes até chegar ao Vingadores Ultimato, porque você não poderia criar alguns cards conectados um com os outros para ser postado pré-campanha?
  • Não importa a quantidade de marketing, importa mesmo é a qualidade dele. A divulgação de Vingadores Ultimato foi escassa em quantidade, mas certeiro em conteúdo e investimento, incluindo desde trailers digitalmente alterados, deixando ainda mais mistérios na história final, até parceria com outras marcas.
  • Campanha diversificada e preocupação com os públicos, com investimento em torno dos US$ 200 milhões. Tudo isso para celebrar cada um dos públicos dos filmes que se expandem por meio dos personagens e das histórias ao longo dos anos, assim como falou o vice-presidente de marketing da Disney.

Diretor: Anthony Russo e Joe Russo

Gênero | Ano | Duração: Aventura | 2019 | 182min

Moneyball – O Homem que Mudou o Jogo

Como fazer um time ser vitorioso, sem precisar investir fortunas para isso? Essa foi a missão dada a Beane, o gerente geral do time de baseball Oakland. Você agora vai perguntar: o que um time de baseball tem a ver com marketing? Quando desde a seleção dos jogadores, até o treinamento do time é feito com base em dados, o marketing e o esporte passam a ter muito mais incomum do que a simples razão possa compreender. É isso mesmo, assim como Beane fez, para montar as melhores estratégias para atrair os consumidores e se destacar é preciso estar atento aos dados que o mercado apresenta. Somente analisando as informações que os públicos oferecem todos os dias é possível sair vitorioso.

O que aprendemos…

Moneyball é um filme didático, nele a gente pode aprender que:

  • dados são os melhores amigos na hora de se montar uma estratégia vencedora;
  • mais do que ter dados em mãos, é preciso interpretá-los;
  • para ter as respostas certas, as perguntas certas devem ser feitas;
  • depois de tudo planificado, ações são necessárias e principalmente é preciso de uma equipe motivada e inspirada.

Diretor: Bennett Miler

Gênero | Ano | Duração: Drama | 2011 | 133min

O Lobo de Wall Street

Esse é um daqueles filmes que assistir é necessário, pois ele tem muito a ensinar sobre vendas e marketing. Amoral e insano na maior parte do tempo, para muitos ele é um filme repugnante. Baseado a história real de Jordan Belfort, um dos corretores mais malucos dos anos 80, quebrando a banca de uma forma não muito ortodoxa, mas que o levou a marca de quase 50 milhões de dólares aos 26 anos de idade. Nossa dica é: assista-o mesmo que for para odiá-lo. Vamos te mostrar 5 ensinamentos que aprendemos com o Lobo de Wall Street, os quais lhe darão mais motivos para dar o play e conferir as 3 horas desse filme um tanto inspirador para o seu negócio.

O que aprendemos…

Tirando as excentricidades e as ilegalidades que Jordan Belfort, O Lobo de Wall Street é um filme didático, nele a gente pode aprender que:

  • antes de apresentar os atributos de um produto, crie a necessidade por ele, ou seja, mostre primeiro os benefícios que ele trará para o seu cliente (cena que um dos futuros funcionários de Jordan lhe vende uma caneta);
  • seja um líder que mantém a equipe motivada, para isso conheça quem trabalha com você e, quando falar com eles, fale com o coração (são inúmeros os discursos motivacionais no palquinho improvisado do Lobo de Wall Street);
  • treinamento de equipe é fundamental e se o líder conduzir esse treinamento é melhor ainda, pois servirá como exemplo, fazendo com que todos entendam que ele sabe o que está fazendo (o script para contato com o cliente criado por Jordan, ajudou toda a sua equipe ter sucesso);
  • saiba que tipo de cliente você quer conquistar, depois conheça-o, saiba do que ele gosta, o que pensa, só assim você vai encontrar uma forma de comunicação que irá despertar a confiança do seu cliente em você e sua empresa;
  • reconheça o marketing como um excelente aliado, divulgue a sua empresa e como ele pode melhorar a vida do seu público-alvo, criando neles uma necessidade de algo que eles nem sabiam que precisavam.

Diretor: Martin Scorsese

Gênero | Ano | Duração: Drama Biográfico | 2014 | 180min