Se uma imagem vale mais que mil palavras, um emoji vale por um milhão de sentimentos. E os emojis no marketing estão fazendo o maior sucesso, tanto que você terá muito mais chances de alcançar os melhores resultados?

Hoje, vamos te mostrar como empregar os emojis no marketing da sua empresa. Partiu agora!

 

História dos emojis

Inventados em 1990 pelo designer Shigetaka Kurita, do Japão 🇯🇵, os emojis foram projetados como pequenas imagens em preto e branco, inspirados no kanji japonês. A Apple 🍎 foi a primeira empresa a apresentar os emojis em um teclado ⌨ oculto 👻. O Android criou seu conjunto próprio logo em seguida.

Hoje, os emojis foram unificados, ou seja, uma empresa resolveu codifica-los para que pudessem funcionar em todos os dispositivos. Isso quer dizer que se alguém enviar de um iPhone da Apple para uma pessoa com um aparelho da Samsung, o emoji é enviado de forma codificada para que ambos possam ler a mensagem.

A Unicode Consortium é a organização responsável pela padronização dos códigos e deixar eles legíveis em dispositivos diferentes, transformando-os em uma linguagem universal que todas as gerações estão fazendo uso. Agora é a hora que você pergunta: como usar emojis no marketing? E sobre isso vamos falar logo aqui 👇.

 

O contexto dos emojis no marketing.

Cada dia mais empresas buscam nos emojis uma forma de linguagem para se comunicar com os seus públicos. Algumas estão fazendo esse trabalho muito bem. Desde 2015, pesquisas mostram que o uso de emoji para saber a opinião dos consumidores com relação à publicidade vem em constante crescimento.

O uso dos emojis no marketing que já era forte, cresceu ainda mais, quando o Facebook, em 2016, lançou os Reaction Buttons, ou simplesmente, botões de reações além do like 👍. Para interagir com as postagens, as pessoas então podem agora amar ❤, rir 😆, se impressionar 😲, ficar triste 😞 ou se irritar 😡.

Isso passou a dar várias possibilidades de ações, principalmente para as empresas que começaram a avaliar também as reações das pessoas em cada uma das suas postagens. Em alguns casos, as reações tornaram-se KPI`s importantes. No entanto, para ter KPI`s é preciso estratégia. Seguimos para elas então ⏩⏩⏩

 

Estratégias para uso de emojis no marketing.

Deixando de ser uma linguagem exclusiva dos telefones, acreditamos que as empresas devem (e muito) considerar os emojis em suas estratégias de marketing. Elas incluem usos de emojis em redes sociais e e-mails junto às palavras ou substituindo-as, em hashtags, até usos criativos como campanhas inteiras com emojis, merchandising e domínios (url) de emojis. Vamos descobrir sobre isso juntos!

Emoji no marketing pelas redes sociais e e-mails

Talvez a maneira mais comum de se usar os emojis seja nas redes sociais e nos e-mails. Levanta a mão quem aqui NUNCA usou emoji em postagens, comentários ou, simplesmente, respondeu um e-mail com um joinha 👍. Se levantar a mão vai ter que provar, ok?

Parece que as redes sociais e os e-mails casam perfeito com os emojis . Você pode usá-los no texto de apoio, nas hashtags e também quando for fazer impulsionamentos, como no caso do Twitter onde é possível segmentar os públicos de acordo com os emojis que postaram. Já nos e-mails, desde o assunto você já pode usar emojis, dando ainda mais ênfase ao seu objetivo: chamar a atenção e fazer as pessoas abrirem a mensagem.

Quando bem usados, os emojis no marketing despertam as emoções de quem recebe a mensagem. Se você ainda não usa, sugerimos passar a usar a partir de agora. Precisando de ajuda, é só nos chamar.

Campanhas com uso de emoji.

Quantas vezes por dia você se depara com uma postagens que pede para você responder uma pergunta usando um emoji? Isso é uma estratégia de marketing usando emoji. É uma maneira divertida de pedir respostas aos seus consumidores.

Tem algumas campanhas bem legais feitas com emojis. Um exemplo foram as ações que o Ponto Frio fez em seu Facebook durante a semana do cliente em 2018. A campanha “os mais desejados – Ponto Frio”, consistia em descobrir qual era a combinação de emojis que formavam as frases que divulgavam durante a campanha. Foram sete dias de campanha e muitas interações. Inspirador.

Emoji e merchandising

Você sabia que pode fazer produtos da sua marca usando emojis? Pois então, o Burger King transformou 15 emojis em brindes para acompanhar as compras do King JR. A campanha foi bem pensada como estratégia. OBSERVAÇÃO: caso forem investir nesse tipo de ação, fiquem atentos à legislação, principalmente quando envolve produtos para as crianças, ok? Não se metam em encrenca 😉.

O Burger King, somando a essa campanha, acertou e muito, quando inseriram um emoji especial e inclusivo: o INCLUMOJI. Voltado para a missão de fazer as pessoas se aceitarem e serem elas mesmas, um emoji com o fisionomia de uma pessoa com Síndrome de Down, foi agregado ao rol de emojis de brinde, dando a oportunidade de trazer o tema da inclusão para o dia a dia das pessoas. Parabéns Burger King 👏👏👏👏.

Foto: Newtrade

Domínio de Emoji

Já pensou em ter um domínio assim: www.😍.me. Então não pense, pois estamos aqui para te contar que isso é possível. As vantagens de se fazer isso é ser diferente, gerando engajamento e aproximação junto ao público alvo. Contras ficam na relação do custo benefício.

Essa é uma estratégia que deve ser bem pensada, e que deve estar atrelada a outra e, principalmente, ter um porquê de existir. Não basta fazer por fazer. Além disso, dependendo do emoji que vai escolher, pode não estar disponível, ou pode ser muito caro 😲. Antes de mais nada, AVALIE.

 

Dicas finais sobre emoji e marketing

Você gostou da ideia de usar emojis nas suas ações, certo? E quem não gosta de alcançar mais pessoas? Porém, para deixar tudo às claras, vamos a algumas considerações antes de iniciar os trabalhos:

  • Conheça seus clientes e saiba quais emojis eles estão usando. Essa conexão será um trunfo para o seu negócio.
  • Cuidado com o significado dos emojis, não dê margem para sua mensagem ser interpretada errada. Use e abuse da emojipedia.
  • Pega leve, isto é, nada de exagerar nos emojis, ok? Mantenha o equilíbrio ⚖.

 Achou complicado? Não é, né? Basta pensar e avaliar. LEMBRE-SE estamos aqui para te dar aquele help. Aproveita e já se cadastra para receber nossas novidades 👇 sobre o mundo do marketing.

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