Conquistar novos alunos é uma tarefa muito importante e que deve ser considerada o ano inteiro. No entanto, com a chegada de um novo ano, a procura por vagas em escolas, cursos, aulas diversas e academias ganham mais força!

Para o seu negócio estar preparado para receber essas buscas, encantar, converter e acompanhar esses clientes, você precisa estar preparado digitalmente.

Como preparar o seu negócio

O básico antes de começar qualquer aquisição de clientes é 👇

1 – Tenha um site;
2 – Instale o google analytics;
3- Utilize um CRM ou tenha um banco de dados com informações dos seus clientes e prospectos;
4 – Tenha contas business nas redes sociais;
5- Vincule o seu whatsapp comercial nas redes.

Com essas ferramentas e integrações conseguimos criar uma estratégia de marketing e mensurar os resultados.

Gerando interesse

Para conquistar novos alunos precisamos entregar valor para eles.

E como você fazer isso? Mostrando o que o seu negócio tem de especial ( wow moments, já falamos sobre isso aqui), quais são as vantagens que oferece frente aos concorrentes.

🌟 Tente isso:

  • Novidades;
  • Bastidores do seu negócio;
  • Trechos das aulas;
  • Depoimentos de alunos ou responsáveis;
  • Fundamentos do seu negócio;
  • Aulas gratuitas.

Essas são algumas formas de gerar interesse no público.

Conquistando o lead

Já temos a atenção de um possível aluno, agora é hora de aquecer esse lead ou se preferir descer o funil.

Para transformar o interesse em venda, precisamos gerar algum tipo de interação com esse usuário.

  • Podemos criar pontos de contato de algumas maneiras:
  • Visitas ao site (mensuradas via ads);
  • Indicação de um cliente ativo;
  • Interação via redes sociais.

⚠️ LGPD e uso de dados!
Lembre-se de pedir o consentimento em todos os pontos de contato feitos.

Oferta e fechamento de venda

Com o lead em mãos, chegou a hora de fechar a venda.
Prepare sua oferta e acompanhe o andamento até o fechamento da matrícula.

Aqui vem um ponto importante, não force o cliente a ir até o estabelecimento (em casos presenciais) e nem peça uma reunião para apresentação de valores.

Se o seu produto tem valores fixos, esse tipo de abordagem faz o cliente ter mais uma etapa de análise antes de fazer a matrícula.

Pensa comigo:

  • Ele já se interessou pelo seu produto?
  • Já fez contato com a sua empresa?

Por que você criaria mais uma etapa de “apresentação” antes de informar os valores e condições?

Não quebre o fluxo do seu possível novo aluno, precisamos facilitar e fechar a venda no momento que o usuário está na fase de empolgação e assim aumentamos a chance de concluirmos a venda.

Fidelização e acompanhamento

O trabalho não acaba com a matrícula, chegou o momento de nutrir o novo aluno com informações e auxiliar nessa nova fase.

🌟 Tente isso:

  • E-mail: Boas-vindas e agradecimento
  • E-mail: Instruções para o primeiro dia
  • Contato via e-mail ou whats: Após 1 mês, pesquisa de satisfação e verificar a adaptação

Além desse contato inicial, lembre-se de sempre informar o aluno sobre as novidades, avanços e claro, ofertas de indicação. 😉

” A melhor propaganda é feita por clientes satisfeitos.”

Philip Kotler



Você precisa criar uma estratégia para conquistar mais alunos? Vem falar com a Mobidick. 💙