Antes de mais nada, nos responda a seguinte pergunta: como você vai tornar o seu negócio conhecido e mais lucrativo se as pessoas nunca ouviram falar dele? Temos certeza que você ficou sem resposta para essa pergunta. Então, de cara, é fácil concluir que é MITO a afirmação de que não é preciso uma pequena empresa investir em Marketing Digital.

Hoje, vamos te contar porque você deve investir em marketing digital na sua pequena empresa, até mesmo antes dela estar aberta ao público. E mais, estamos aqui para de dar algumas barbadas de como fazer isso. É só continuar e conferir.

 

Motivos para investir em marketing digital?

Afirmações como: “vou investir em marketing, sim. Só deixa as minhas finanças estabilizarem” ou “tenho um negócio muito pequeno para gastar dinheiro com marketing” ou “quem compra comigo não se liga em marketing” devem ser excluídas do seu vocabulário AGORA, ok? Não acredita, então te liga nos dados abaixo:

  • 3 é o número de vezes que o consumidor acessa internet antes de comprar;
  • 60% dos internautas aprovam que os serviços e produtos das empresas sejam divulgados nas redes sociais;
  • 87% dos brasileiros estão nas redes sociais.
  • 71% dos consumidores compra algo depois de serem impactados por e-mail marketing;
  • Empresas que investem em internet tem seu faturamento aumentado em 18%.

Agora você está convencido, certo? Então vamos ao que interessa: como pode (e deve) uma pequena empresa investir em Marketing Digital. DICA: comece agora mesmo.

Passo a passo para sua pequena empresa investir em Marketing Digital.

Como diz o ditado, “a propaganda é a alma do negócio“. Agora que você sabe que é super importante a sua pequena empresa investir em Marketing Digital, nossa dúvida é: você sabe por onde começar as suas ações? Não? Pode ficar tranquilo. Confira o nosso passo a passo e comece sua jornada de sucesso no marketing digital.

1 – Esteja nas redes sociais

Gratuitas, as redes sociais são uma importante forma de relacionamento. Muitas pessoas estão lá interagindo com outros usuários e empresas. Esteja você e sua empresa alinhados a essa tendência.

A ideia principal é ser encontrado por quem está procurando os seus produtos ou serviços. Nesse ponto, as redes sociais são perfeitas e também a forma mais barata de você alcançar o seu público consumidor.

Para isso basta:

  • fazer um bom planejamento de conteúdo, que estejam alinhados ao que você acha que seu público-alvo quer ver;
  • ter regularidade nas postagens;
  • investir em posts patrocinados e, para isso, selecionar bem o público de alcance.

Tudo entendido até aqui? Sim? Então vamos à escolha das redes sociais para você estar. O ideal seria estar nas plataformas que o seu público-alvo mais usa. Ok! Sabemos que ter essa informação exige tempo e dinheiro, dois itens que você não tem para desperdiçar agora. Vamos então conhecer as características das principais redes sociais para a sua pequena empresa investir em Marketing Digital:

Facebook: criado em 2004, hoje ocupa a segunda posição da rede social mais acessada do mundo (em primeiro lugar está o YouTube). É uma rede de relacionamento, com o compartilhamento de fotos, textos e vídeos. Tem possibilidade da formação de grupos de interesse. Preza pela interação com os usuários.

Instagram: com o foco em fotos, digamos que o Instagram é a mais imagética das redes sociais. Você pode fazer suas imagens direto pelo aplicativo e aplicar os filtros e efeitos que achar mais bacana. O dia a dia das pessoas e/ou empresas é o tipo de conteúdo mais publicado. Conta também com os Stories uma ferramenta dentro do Instagram que o usuário publica fotos e vídeos rápidos que ficam disponíveis por 24h. O número de usuários do Instagram vem crescendo muito nos últimos dois anos.

Twitter: é um serviço de microblogging onde o principal objetivo é o compartilhamento de texto e links em poucos caracteres (limite atual é de 280 caracteres). Hoje, também permite postar fotos e vídeos, além de permitir conversas online. Apesar das mudanças, o uso do Twitter é para quem tem algo a dizer, contar, ensinar, divertir. Ela é uma plataforma de relacionamento, assim como o Facebook. No entanto, postar só para dizer que está lá, será um esforço desnecessário.

YouTube: a gigante dos vídeos, atualmente, está entre as redes sociais mais acessadas, superando o Facebook. As pessoas acessam para assistirem vídeos e programas, escutar músicas, acompanhar youtubers. Esses últimos aproveitam a plataforma para divulgarem seus trabalhos e também os produtos e serviços de seus patrocinadores. As empresas, além de terem perfis no YouTube, investem em propaganda.

NOSSA SUGESTÃO: não queira estar em todas as plataformas ao mesmo tempo, você pode não ter tempo de se dedicar a elas como deveria. Acreditamos que Facebook e Instagram seriam as primeiras que você deve investir. Dê atenção a elas e, depois, se achar que é necessário, vá entrando nas outras redes sociais.

2 – Tenhas um site e/ou um blog

Não tem um site, tenha um blog. Caso já tenha um site, crie um blog nele, ou seja, um espaço onde você possa criar conteúdos com certa frequência. Aí você pergunta: Por que ter um blog é tão importante? A gente te dá 4 motivos:

1 – sua empresa terá maior visibilidade, uma vez que você pode organicamente aparecer nos buscadores;
2 – ser certeiro ao atingir seu público-alvo, pois com o blog você produz os conteúdos que o seu cliente procura;
3 – criar as próprias regras para produção de não ficar a mercê das mudanças de humor dos CEOs das outras plataformas;
4 – ele será seu cartão de visitas digital.

Produzir conteúdos com qualidade que sejam objetivos ao atender as necessidades dos clientes dentro do seu ramo de negócio, é uma excelente estratégia para a sua pequena empresa investir em Marketing Digital. Ao fazer isso, as pessoas chegarão até ela e perceberão que você tem conteúdo de valor, o que gera confiança e essa é o primeiro passo para conquistar clientes. Então, nem pense em fazer um blog e deixá-lo parado.

No momento que você pensa em um blog, é preciso pensar também nas formas de divulgação, para isso conte com as redes sociais. LEMBRES-SE o quanto mais as pessoas acessarem os seus conteúdos, mais você será relevante e mais você terá a chance de fechar negócios. Nesse caso, não hesite em investir um dinheirinho para impulsionar os seus posts do blog nas redes sociais, ok?

3 – Trabalhe com e-mail marketing

Não, o e-mail marketing não morreu, para sua pequena empresa investir em Marketing Digital ele é uma baita estratégia. Que entre seus benefícios estão:

  • cada envio tem um custo baixíssimo;
  • uma ferramenta excelente para transformar um interessado em cliente;
  • melhor forma dos clientes receberem suas novidades;
  • uma comunicação mais direta.

Como já é sabido, na vida nem tudo são flores, se você não tiver os devidos cuidados, os e-mails marketing podem se transformar em um spam e nunca chegar até o seu alvo: o cliente. No entanto, hoje em dia, a tecnologia está tão desenvolvida, que há formas evitar que isso aconteça com o seus e-mails. De qualquer forma, envie somente conteúdo que são do interesse do seus clientes, de forma segmentada e bem elaborada.

ATENÇÃO: sempre respeite a vontade do cliente, isso quer dizer que , se ele pediu para sair da sua lista de e-mails, você deve retirá-lo imediatamente, certo?

4 – Seu foco é o cliente

Com os avanços das mídias sociais, o consumidor mudou. As informações estão sendo disseminadas de forma muito mais fácil, o que faz com que você precise ficar atento às necessidades dos clientes e apresentar soluções que além de resolver o problema, encante-os.

Difícil? Talvez. Mas o esforço é recompensado, com certeza, afinal, quem não quer sua empresa vendendo mais e mais, bom sujeito não é! Agora, no entanto, vem a pergunta: qual é a melhor forma de focar no cliente?

  • tenha a certeza de estar tratando as pessoas bem também no ambiente digital;
  • atente-se às expectativas dos clientes, suas experiências de compra e os níveis de satisfação em cada caso;
  • coloque humanidade na sua relação digital com o cliente (robôs são bons, mas podem não ser suficientes);
  • deixe todas as informações serem facilmente encontradas, ou seja, seja objetivo e claro ao divulgar os produtos e serviços.

E aí o que achou? Antes que você ache que tudo isso é impossível de fazer, que a sua empresa é muito pequena para dar conta, queremos te deixar tranquilos, afinal, estamos aqui para te ajudar. Aqui na Mobidick te auxiliamos desde o planejamento das ações, até o monitoramento e interação com as ações de marketing publicadas.

Nossa equipe é qualificada para encontrar as melhores soluções para o seu negócio. Tá esperando o que para fazer contado com a gente?

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