Já conversamos aqui sobre a importância da sua empresa ter uma marca consistente seguindo uma identidade com elementos visuais que representem os valores e ideias do seu negócio. Chegou a vez de falarmos sobre o papel do Manual de Identidade Visual (MIV) dentro do projeto de criação e o quanto é importante saber usá-lo de maneira correta. Ficou confuso? Vamos te explicar tudo! 

Quando você busca um profissional para executar o projeto de marca qual o seu principal objetivo?

 – “Deixar o meu negócio mais profissional”;

– “Fazer com que os meus clientes se identifiquem com a marca e o meu negócio ou produto”;

– “Ter uma marca de impacto, que seja lembrada nas redes sociais e nas divulgações”.

 

Em todas essas questões que citamos acima, o MIV tem função essencial, pois é nele que estão as regras de uso da sua marca, que implica diretamente em como o seu logo será visto por seu público de forma profissional. Não basta apenas “usar um logo”, é importante saber como usar para manter a mesma imagem em todo o seu material de comunicação.

O que tem no MIV ?

  • No MIV são previstas as aplicações do logo em suas diferentes variações. (Em tons de cinza, preto e branco.Vertical e horizontal, de acordo com o projeto da marca). Observe o exemplo abaixo da marca do Spotify, em sua versão única horizontal, em diferentes cores estipuladas em seu manual*.

  • É previsto ainda a utilização em sua redução mínima (para usos em impressos pequenos como canetas, pen drives etc.) Ou ainda aplicado em materiais digitais, como em sites ou apps.
  • Distanciamento mínimo que deve ser respeitado entre a marca com outros elementos utilizados. Esse ítem garante o destaque necessário da sua marca em diversas aplicações, seja impresso ou digital.
  • No manual ainda deve constar a tipologia escolhida para ser utilizada na identidade visual em concordância com a marca (Fonte primária e secundária para uso). No exemplo a família da fonte Gotham utilizada na construção da marca Spotify.
  • E por último mas não menos importante, o padrão cromático nos diferentes sistemas (CMYK, RGB e Pantone).

Porque é preciso ter regras?

 

As regras tem o objetivo de proteger a marca de aplicações distorcidas que possam prejudicar a identidade visual e sua real legibilidade, como no exemplo abaixo. É importante ressaltar que o uso das regras do manual são informações passadas do profissional que desenvolveu o projeto de marca para qualquer outra pessoa que posteriormente vá trabalhar replicando a sua marca em materiais de comunicação.

Vamos criar uma marca para sua empresa? Chama a gente no whats. 🤘🐳

Fontes:
Design Culture

Refinaria Design