Que dá para vender muito por causa da Black Friday, você já sabe, até por que falamos sobre na Black Friday 2018, lembra? Esse ano, no entanto, queremos ir direto ao ponto e vamos te ensinar as melhores práticas para vender mais durante a Black Friday 2019. Pegue um café, chá ou chimarrão e acompanhe tudo que temos para te contar.

O cenário para a Black Friday 2019

Neste ano, o dia da Black Friday será 29 de novembro, ou seja, a 25 dias antes do Natal. Essa informação é bem importante para as suas estratégias de vendas para a Black Friday 2019. Antes vamos conhecer o cenário, com base nos resultados das ações do ano passado, em relação a 2017, ok? (Dados E-bit)

  • 23% de aumento na movimentação de valores;
  • número de pedidos realizados 13% maior;
  • ticket médio 8% mais alto, chegando ao valor de R$ 608,00.

Se esses dados não são motivação suficiente para você investir tempo e dinheiro na Black Friday 2019, não sabemos como podemos fazer para você mudar de ideia. Sugerimos que dê um olhada aqui embaixo e veja que aumentar as vendas durante a black friday é mais simples do que você imagina.

Técnicas para vender mais na Black Friday 2019

Vamos então ao que interessa: 6 técnicas para vender mais na Black Friday 2019:

1 – Invista em quem já é cliente

Por ser uma ação promocional que tem pouco tempo de duração, normalmente uma semana, o consumidor não tem muito tempo de visitar várias lojas, então ele acaba optando por lojas que já são conhecidas e/ou que já compraram. Nesse cenário, é super importante ativar sua campanha da Black Friday 2019 junto aos clientes que já compraram com você ou que só fizeram cadastro para conhecer as novidades, ambos já estão a par da qualidade dos seus serviços e produtos. Crie descontos especiais para quem já é cliente, torne-o especial.

2 – Crie suas peças com antecedência

Aproveita que ainda faltam algumas semanas para a Black Friday 2019 e organize todo o seu material de divulgação, para que durante as ações você não tenha que se preocupar com isso. A ideia é que você faça o planejamento do que irá entrar em promoção, em que dia entrará e qual é o valor ou percentual de desconto que terá. Tendo essa relação em mãos, produza as peças, principalmente para as ações de marketing digital.

IMPORTANTE: Há ferramentas de marketing digital que precisam de um tempo para começar a rodar, se você já tiver tudo pronto e programado é muito melhor.

3 – Entre na jornada de compra do consumidor

Pare e pense: como o seu consumidor gostaria de ser impactado durante a Black Friday 2019? O fato é que nenhum cliente compra assim, do nada. Ou ele é impactado por uma ação que desperta o seu desejo ou ele sente necessidade de algo. A partir de um desses momentos, ele já iniciou a sua jornada de compra, que depois passa pela fase de busca de informações, avaliação de alternativas até a decisão de compra. O que você está esperando para colocar na rua os seus produtos e serviços para eles se transformarem em objetos de desejo, hein?

4 – Invista em ações pré black friday

Além de criar expectativa nas pessoas, com uma estratégia pré black friday, você consegue ganhar visibilidade no mercado, podendo ter mais lucro e, ainda, potencializar as vendas no dia da Black Friday. Torne-se conhecidos e aumente sua base de clientes.

DICA: essa campanha pré Black Friday deve acontecer bem próximo da Black Friday de verdade, assim o consumidor associa os dois eventos.

5 – Reserve uma verba específica para a Black Friday

Black Friday é uma data especial, por isso a verba para anúncios deve ser especial também. Então, nada de dividir o que você já investe com a campanha da Black Friday 2019. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Aí você deve estar se perguntando: onde vou investir essa verba especial? Anota aí: Google Ads e Facebook Ads. No primeiro, entre de fato no leilão de palavras, mas entre com conhecimento identificando alternativas que gerem mais resultados e parando campanhas que não estejam alcançando o objetivo. Já no Facebook Ads promova ofertas e descontos para os que te seguem ou curtem a sua página.

6 – Use a tecnologia a seu favor

Pode ter certeza que a tecnologia veio para ajudar. Seja em datas especiais, seja no dia a dia do marketing digital. Que tal usar elas durante a Black Friday 2019? São várias que você pode usar, mas hoje vamos apontar 3:

WhatsApp: usar ou não o WhatsApp para atender e vender durante a Black Friday 2019, vai depender do tamanho da sua empresa e da capacidade que você tem em responder às demandas recebidas. Se a sua empresa se encaixa no perfil, corre agora para fazer o seu link personalizado para o WhatsApp. Praticamente todos os brasileiros têm acesso ao aplicativo de conversa, atuar lá irá deixar seus clientes confortáveis para tirar suas dúvidas e efetuar a compra. Aumente suas vendas com o WhatsApp.

Notificações de push: entregue suas ofertas assim que a pessoa acessar o seu site, assim você não compete com os inúmeros e-mails promocionais que chegaram nesse dia ou nos dias próximos. Para não restar dúvidas, vamos explicar como funcionam as notificações de push. Elas são mensagens recebidas nas telas iniciais tanto de computadores como de smartphones e tablets. São um alerta, para avisar que tem algo novo para o usuário ver, pelo qual ele autorizou o envio. Na dúvida, ative essas notificações web no seu site, ok?

Chat online e Chatbot: imagina seu cliente entrar no seu e-commerce ou site e enquanto navega, uma área de mensagem sobe na tela e ali tem um atendente virtual se colocando à disposição daquele cliente. Show, né? Então, você pode ter isso no seu site, seja ele com um chatbot onde um robô irá iniciar o atendimento e, se necessário, um humano entra no bate-papo, ou iniciando com uma mensagem padrão e se o cliente entrar em contato, a equipe recebe a mensagem e continua a interação. Escolha o modelo que melhor lhe atende, mas tenha um deles no seu site ou e-commerce.

 

 Para não esquecer na Black Friday 2019

Tem coisas que não cansamos de falar, pois são ações que: ou devem ser feitas obrigatoriamente ou não podem acontecer de jeito nenhum. Vamos a elas:

  • fazer campanhas reais, nada da metade do dobro, porque black fraude não rola mais;
  • selecione bem os produtos, de acordo com o que os clientes procuram, e confirme se você tem um estoque bom deles;
  • ative a base de compradores de outros anos, talvez eles só estejam esperando esse contato;
  • se sua loja é física, está com o cadastro atualizado no Google Meu Negócio, com ele você aparece nas buscas por geolocalização;
  • cuide da velocidade de carregamento do seu site, se for mais de 3 segundos, revise-o, pois o consumidor não sabe esperar.

    Seguindo nossas dicas e contando com a nossa ajuda, temos certeza que Black Friday 2019 da sua empresa será um sucesso em vendas. Vamos falar sobre isso agora? Chama a gente.

Agora, deixe seus dados aqui embaixo 👇 e fique antenado em tudo que rola na área de marketing digital.

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