A jornada do consumidor é um dos pontos mais importantes a ser considerado ao se construir ações de marketing realmente efetivas. Sobre o fluxo de compras das pessoas, você pode entender melhor aqui 👉 Jornada do consumidor, insights para acertar no marketing, e para descobrir quais são as melhores ações segue lendo, vamos desvendar elas para você.
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Ações de marketing para cada um dos estágios da jornada do consumidor.
Longe de ser algo passivo, todas as ações de compra do consumidor têm um porquê. Saber como agir é necessário, digamos que muito necessário. Veja então as ações de marketing que indicamos para você em cada estágio da jornada do consumidor.
Para ficar ainda mais didático, vamos usar uns exemplos práticos de postagens, onde o negócio a ser divulgado é uma floricultura. Depois você deve adaptar o seu planejamento, ok? Sim? Então vamos nessa!
1 – Ações de reconhecimento de compra.
Nesse estágio o consumidor deve reconhecer que tem um problema e você pode levantar esse questionamento. Mostrar para ele que algo está por vir e ele precisa se preparar, por exemplo.
A primeira pergunta que você deve se fazer é: quando o meu produto pode ser necessário ou uma ótima opção de compra? Para a floricultura do nosso exemplo, o dia das mães, dos namorados, aniversários de 15 anos, formaturas, são ótimos exemplos de momentos que um lindo buquê de flores faz toda diferença.
Então pensando nisso, as melhores dicas de ações de marketing para essa floricultura nesse estágio são:
- criar, ao longo do ano, conteúdos que mostrem como flores podem fazer a diferença em datas especiais;
- próximo a datas comemorativas focar em publicações que lembrem as pessoas da data, dando a entender que flores são ideais para as comemorações;
- planeje suas redes sociais, com postagens que façam as pessoas perceberem que em datas comemorativas é preciso lembrar do presente, e esse pode ser flores.
- não é preciso nesse estágio falar da sua empresa, não diretamente pelo menos. Você pode se colocar à disposição para ajudá-lo no que for necessário. Daí, para a venda é um pulo.
2 – Ações de marketing para busca de informações.
Nesse estágio o cliente já sabe que ele tem um problema e agora está em busca da melhor solução. A sua empresa, nesse caso, deve se apresentar como aquela que tem as respostas para as perguntas desse consumidor.
Seguindo no exemplo acima, onde o cliente sabe que está chegando um grande dia, ele pode querer saber qual é o melhor presente para a data em questão. Para que esse consumidor lhe encontre, você já deve ter falado sobre o assunto que ele procura.
Vamos considerar que o dia das mães está próximo e você já fez algumas postagens dizendo que o presente dela não pode faltar. Agora é hora então de contar para esse consumidor qual tipo de flor é mais indicado para o dia das mães, com certeza ele deve estar procurando.
O que fazer? Abaixo você vai encontrar dicas de ações de marketing que essa floricultura poderia fazer, para que você adapte para sua realidade:
- construir conteúdos gerais e educativos (texto de blog, infográfico, e-book, passo a passo) que respondam às possíveis questões do seu cliente, ao longo do ano;
- próximo a datas comemorativas, como o dia das mães do exemplo, focar em conteúdos que sejam importantes para a data em questão;
- divulgue os conteúdos produzidos em todos os canais de comunicação (redes sociais, e-mail, site);
- em alguns casos informações técnicas, dicas de utilização e manual de bons usos são bem-vindos.
- o que é bom também é ter depoimentos sobre os produtos abertos para o público consultar.
3 – Ações para o estágio da avaliação de alternativas.
O consumidor já teve contato com a sua empresa e, provavelmente, você já tem o contato deles em mãos, assim como o seu concorrente. Sim, ele também deve estar na lista para a avaliação das alternativas. O que você tem que fazer? Se destacar, é claro!
Agora é hora de deixar claro que você e somente você tem todos os requisitos para ajudar o consumidor a resolver o problema dele. No caso do dia das mães é escolher o lugar para comprar a melhor flor para dar de presente para a mãe dele.
Nesse caso as ações de marketing indicadas são:
- as que mostrem sua autoridade no assunto.Você deve responder a seguinte questão: qual é o diferencial competitivo que a minha empresa tem no mercado?;
- crie postagens que mostrem o diferencial que a sua empresa oferece frente aos concorrentes.
- se tiver o e-mail do consumidor, que tal mandar um e-mail lembrando que você está ali pronto para ajudá-lo?.
4 – Decisão de compra: quais ações fazer.
Chegamos na fase final. O consumidor está a um passo de se transformar em cliente. O que falta? Aquele empurrãozinho. Isso mesmo, nesse estágio você pode apostar todas as fichas que restam, porque assim que ele fechar negócio, você ganha outro pacote para reiniciar o ciclo.
Veja então, quais são as ações de marketing mais indicadas para a fase da decisão de compra:
- amostras grátis, demonstrações, testes, tudo é liberado nessa fase, agora é hora de fazer o consumidor decidir pela sua empresa;
- fale sobre o preço, mostre vantagens e benefícios, que somente a sua empresa pode oferecer;
- depoimentos de outras pessoas nessa fase podem ser um diferencial.
Para fechar com chave do ouro, MAIS DICAS.
Talvez estejamos chovendo no molhado, mas preferimos pecar pelo excesso, do que deixar de falar algo tão importante. Responda a pergunta a seguir ⏩: o que acontece com o consumidor que chega ao final da jornada? Deve ser esquecido? Esperamos sinceramente que você tenha dito um NÃO sonoro, pois um cliente conquistado nunca mais deve ser esquecido. Ok?
Para não ter dúvidas, você pode ler no nosso blog sobre pós-vendas, clicando aqui. Por hora, fique com as dicas abaixo:
- mantenha contato com o cliente conquistado, não esqueça dele;
- faça promoções exclusivas para clientes, novos e velhos;
- mostre que seu cliente é importante para você, mostre que você quer saber dele e não somente vender;
- tenha um banco de dados completos com as informações dos seus clientes, esse histórico será de grande valia para o seu negócio como um todo, principalmente para direcionar a criação dos conteúdos.
E aí? Gostou das nossas dicas? Vai colocá-las em prática? Lembre-se de nos contar como foi e se precisar de ajuda, nos chama tá?
Para saber mais!
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