Ano passado já falamos como você poderia acertar na oferta e vender muito no dia dos pais, mas hoje queremos ir mais fundo. Para isso, vamos falar sobre todo o planejamento de marketing para o dia dos pais.

Você está preparado? Se não tiver, não tem problema, faça no seu ritmo, mas o importante é fazer algo, ok? Vamos nessa!

 

Sobre o dia dos pais e o marketing?

Se você ainda é daqueles que pensa que o dia dos pais é uma data secundária, é bom que fique atento a esse texto, pois não é mais. Em 2018, as vendas na data foram as melhores dos últimos 6 anos, pelo menos no e-commerce, que ficou em segundo lugar, só atrás do dia das mães, segundo o Google.

Há quem diga que o faturamento em datas comemorativas, se bem trabalhadas, podem faturar o equivalente a três meses normais do ano. Para começar o planejamento de marketing para o dia dos pais você tem que considerar que cada vez mais as pessoas estão fazendo compras online, então, estar na web não é mais uma opção, mas sim uma obrigação.

O fato é que estar preparado para as datas comemorativas deve ser foco dentro da sua empresa, até porque elas são grandes oportunidades de negócios, o que é ótimo para quem está querendo vender sempre mais. Partiu construir uma estratégia eficiente para que você consiga atingir seus objetivos, ou seja, atrair mais consumidores e melhorar seus resultados no e-commerce, usando os benefícios que a web nos oferece na área de marketing.

Ações para o seu planejamento de marketing para o dia dos pais.

Pensando em potencializar separamos 5 ações que são super viáveis de executar e devem estar contempladas no planejamento de marketing para o dia dos pais da sua empresa. Elas se propõem a atingir o consumidor nas diferentes fases da jornada de compra do presente do dia dos pais.Partiu conhecer?

 

1 – Tenha um blog ativo

Historicamente, o pico das buscas pelo presente do dias dos pais, fica mais concentrado nas últimas semanas de julho e a primeira de agosto. Sendo assim, ter um blog com conteúdos relevantes, irá atrair a atenção de seus consumidores.

Com os conteúdos produzidos para o blog você irá dar dicas aos consumidores, mas principalmente conseguirá atraí-los para o seu e-commerce, isto é, para a fase de avaliação de alternativas, daí para uma compra é um pulo, quer dizer, um clique.

Para que fique ainda mais fácil, confira algumas ideias de conteúdos que irão atrair compradores para o seu negócio:

  • Dicas de presentes para os dia dos pais: você vai trazer oportunidades para o consumidor escolher, mas acima de tudo estará apresentando os seus produtos.
  • Lista de presentes por faixa de valor: pense em todos os consumidores, têm aqueles que poderão investir muito e, também, os que têm um orçamento bem mais reduzido.
  • Ideia para presente criativo: seguindo a ideia do faço você mesmo (DIY), mostre para os clientes como eles podem inovar no presente e como o seu produto casa muito bem com essa criatividade.

2 – Envie e-mails marketing

Promoções, novidades e materiais ricos, tudo isso pode ser enviado aos seus clientes por e-mail. Por meio dessa ferramenta de marketing você consegue segmentar os públicos de forma eficiente, entregando a eles as melhores opções de presente para o dia dos pais, de acordo com as suas preferências.

Os e-mails que não devem faltar no seu planejamento de marketing para o dia dos pais são:

  • com produtos selecionados: para os clientes que você já tem na sua base, a fim de auxiliá-lo na decisão de compra de um produto selecionado para o dia dos pais, ainda tendo a chance de comprar com desconto e/ou o frete grátis.
  • com desconto 2 e 1: se a pessoa comprar o presente do seu papai, ele terá o mesmo desconto em sua próxima compra, criando um vínculo de recompra.

3 – Tenha hotsites e landing pages exclusivos

Que a internet é uma excelente vitrine, isso você já sabe, mas que você pode ter páginas exclusivas para datas comemorativas, isso pode ser novidade. O importante é que que você esteja ciente de que essa ação deve ser contemplada pelo planejamento de marketing para o dia dos pais da sua empresa.

Podendo divulgá-las por meio das redes sociais e de banners, tanto a landing page quanto o hotsite lhe dão as seguintes facilidades na comunicação com o seu cliente:

  • apresentação de sugestões personalizadas para o presente do dia dos pais;
  • ofertar promoções exclusivas para a data;
  • fazer concursos culturais e sorteios;
  • criar enquetes;
  • atrair novos leads.

4 – As redes sociais são suas aliadas

Estar nas redes sociais é super importante o tempo todo, mas em datas comemorativas essa importância é elevada à potência 2. Para um planejamento de marketing para o dia dos pais, você deve ter em mente primeiro quais são as principais redes sociais para a sua empresa e depois traçar uma estratégia de publicação que valorize sua campanha de dia dos pais como um todo. Para isso você deve seguir as linguagens de cada rede escolhida e a identidade visual criada para as demais peças.

Escolhida as redes sociais de maior impacto, é hora de seguir o plano e executar as postagens. Entre os assuntos que podem geram mais engajamento e, por consequência, mais vendas estão:

  • post para as pessoas contarem uma história interessante com o seu pai, com distribuição de brindes para as melhores;
  • promoções exclusivas para as redes sociais;
  • criação de quiz, identificando se a sua empresa e produtos estão alinhados às expectativas dos clientes.

5 – Crie uma identidade para a campanha do dia dos pais

Para chamar a atenção para as suas ações de dia dos pais, siga uma identidade visual em seu e-commerce e em todas as outras ações que você irá fazer, assim o seu consumidor lhe reconhecerá em todos os lugares.

As peças essenciais para se manter a identidade são: hotsites, landing pages, banners, redes sociais (posts e banners), e-mail marketing. Outra forma de marcar a sua presença no mercado é investindo em embalagens personalizadas que sigam a identidade da campanha do dia dos pais. Brindes também são muito bem-vindos, pois incentivam a compra.

Dicas finais para o planejamento de marketing para o dia dos pais.

Para que o planejamento de marketing para o dia dos pais seja ainda mais efetivo, fique ligado nas últimas dicas que temos para você:

  • segmente seus clientes para fidelizá-los: diferencie quem já é cliente e quem ainda não é. Para os que já compram da sua empresa, crie ações exclusivas com mais vantagens, afinal eles já confiam na sua empresa e ainda podem ser peças fundamentais para indicar novos clientes;
  • em cada ação, segmente o público que deseja atingir: utilize as ferramentas de forma correta, para isso defina qual produto que você irá divulgar e identifique qual é o público que possa ter interesse nele. A partir daí, escolha o meio que irá atingi-lo e direcione seus esforços para esse público segmentando. Às vezes ter menos alcance pode ser mais efetivo do que atingir pessoas que não terão interesse nos seus produtos ou serviços.
  • Compreenda o dia dos pais: é possível que para o público ao qual o seu produto se destina não tenha uma relação tão direta com o dia dos pais, visto que no Brasil ainda há muita pessoas que não tem o nome do pai em sua certidão de nascimento. Perceber que outras pessoas podem ter assumido esse papel, é o primeiro passo para fazer um planejamento de marketing para o dia dos pais de forma eficiente.
  • Preste atenção à descrição dos produtos: está certo que muitos compram pelos olhos, então ter boas imagens no seu e-commerce é primordial. No entanto, quando não se pode tocar, descrições claras e completas são essenciais. Então, não economize nas apresentações dos seus produtos.
  • Lembre-se dos atrasados: há sempre aquele que lembra só na última hora que comprar o presente para o dia dos pais é importante. Nesse caso você tem dois caminhos que precisam ser percorridos: investir em ações que busquem lembrar o cliente que o dia dos pais está próximo e estar sempre preparado para atender os retardatários.

De forma geral é isso. Não tem nada de muito novo para quem já segue um planejamento voltado para vender mais. A maior diferença é que os produtos ofertados terão direção direta a uma data específica, o dia dos pais. Sendo assim, investir em um planejamento de marketing para o dia dos pais com antecedência é necessário para não ser pego de surpresa. IMPORTANTE: conte sempre com aquela ajuda especial e profissional da Mobidick, ok?

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