O que você já ouviu falar sobre Inbound Marketing? Nada? Muito? Sabe tudo? Tem dúvidas? Pode ficar tranquilo, hoje vamos esclarecer tudinho para você.

Falaremos desde a origem desse termo até te mostrar quais são os melhores caminhos para você investir na área. Vamos juntos nessa?

Inbound Marketing, origens.

Em 2006, Brian Halligan e Dharmesh Shah criaram o conceito de Inbound Marketing, com o objetivo de colocar o potencial cliente no centro de tudo, de forma a encantá-lo, usando desde então um software para gerenciamento das campanhas.

“Inbound Marketing pode ser considerado qualquer tática de marketing que se baseia em ganhar o interesse das pessoas ao invés de comprá-lo.”
HubSpot

No entanto, foi somente com o lançamento do livro “Inbound Marketing: seja encontrado usando o Google, a mídia social e os blogs”, em 2009, a estratégia se popularizou. No Brasil, o Inbound Marketing vem crescendo cada vez mais, e para continuar assim é preciso técnicas. Porém, vamos por parte, vamos falar sobre isso mais para frente, ok?

Para que serve o Inbound Marketing?

Com uma estratégia que busca compreender os estágios de compra das pessoas e atingi-las no momento certo, com a mensagem certa, como já falamos no texto sobre as melhores ações de marketing para sua empresa ser a eleita na jornada do consumidor, o Inbound Marketing usa de plataformas online para promover produtos e serviços das empresas.

Até aqui tudo certo, né? Vamos para que mesmo ele serve? Para atrair futuros consumidores para o seu site, com a produção de conteúdo exclusivo e personalizado. Mas aí você pergunta: como funciona esse processo todo? E a Mobidick te explica.

Vamos imaginar que o negócio da sua empresa seja vender pacotes de viagem, certo? Supomos que um casal esteja com tudo pronto para casar, a única coisa que falta é encontrar a lua de mel ideal. Além das inúmeras indicações de amigos, é bem provável que eles irão “dar um google” e pesquisar na internet. Se você tem a intenção de ser encontrado pelos pombinhos, você deverá ter conteúdos suficientes e interessantes sobre o assunto para que eles possam encontrar a sua empresa.

Sua dúvida agora é: que tipo de conteúdo devo produzir? Passe para o próximo ponto, por favor, vamos te contar tudinho, tudinho para você arrasar nesse mundo chamado Inbound Marketing.

Como construir uma estratégia de Inbound Marketing.

Vamos continuar no exemplo da empresa de viagens que está querendo ser considerada na jornada de compra dos futuros casados em busca da lua de mel perfeita.

Primeiros passos.

O primeiro ponto a se considerar é: apresentar para as pessoas o que elas estão buscando, como você vai fazer isso? Conhecendo o seu público. É isso mesmo, trace perfis de consumidores, tantos os que são recorrentes como os que você gostaria de atingir. Pessoas que estão prontas para casar, sempre vão pensar na lua de mel, por isso são um dos públicos chave para o negócio usado no nosso exemplo. E para a sua empresa, quais são os clientes ideais?

Definidos os públicos que precisa alcançar é hora de colocar a mão na massa, ou melhor, no teclado, pois sua rotina será pensar, escrever, avaliar, pensar, escrever, avaliar e assim sucessivamente. Escrever o quê (você nos questiona)? As respostas para as perguntas que os seus públicos farão na internet, simples assim. E onde eu descubro o que eles estão perguntando. Aí é que entra o pensar e o avaliar.

Pensar, escrever, avaliar, como faz?

Com auxílio de ferramentas como o Google Analytics e Google Trends você identifica como as pessoas se comportam na internet. Com a primeira, você terá uma visão de como as pessoas estão chegando até você, além de uma série de outros dados. A segunda ferramenta irá te mostrar os termos de busca mais usados para procurar na internet, isso separado por região, país ou cidade, além de apresentar outros assuntos relacionados.

No entanto, lembra que falamos que você terá que formar o perfil dos seus públicos? Então, pensar quais perguntas eles podem fazer na internet, que os levará até o seu negócio, é um excelente caminho.

Ainda com o exemplo da agência de viagem, ela poderia chegar à conclusão de que uma das perguntas que os noivos fariam, para encontrar a sua viagem de amor perfeita seria: “Destinos para lua de mel romântica?”. Com base nessa informação, o pessoal do texto irá procurar referências para criar conteúdos que atraiam os amantes para o site da sua empresa. Para isso irá usar algumas técnicas, como as de SEO, sobre a qual já falamos no nosso blog (leia aqui).

Sobre formatos e mais lembrete!

Mas que tipo de conteúdo eu vou ter que produzir? Quais são os formatos? Que técnicas devo usar? Acalme-se. Se você entendeu até aqui, em seguida já vamos resolver todas essas dúvidas. Antes, um LEMBRETE: nenhuma empresa é feita de um só tipo de público. Para a agência de viagens, outros públicos podem ser o de grupos de idosos, famílias e até quem viaja sozinho. Produzir conteúdos que abranjam todos os públicos é essencial, para uma estratégia de Inbound Marketing eficiente.

Agora sim! Passemos a falar dos formatos ideias de conteúdos para Inbound Marketing.

4 formatos ideias de conteúdos para Inbound Marketing.

Vamos então entender os melhores formatos para você produzir os conteúdos para sua estratégia de Inbound Marketing. Navegue e descubra o que e como fazer em cada caso.

1 – Blog

Se a essência do Inbound Marketing é ganhar a confiança das pessoas, a fim de transformá-la em clientes, um blog, digamos despretensioso, mas que esteja respondendo às perguntas feitas pelo seu público-alvo, é o primeiro formato que você deve pensar em produzir. Além disso, com o blog você vai estar alimentando o seu site ou e-commerce constantemente, o que é ideal para melhorar seu ranqueamento nos buscadores da internet.

Caso tenha dúvidas, dá uma lidinha aqui, vamos te confirmar por que você deve ter um blog

2 – E-mail marketing.

É! Muita gente pensou que o e-mail marketing tinha morrido, mas não. Em Inbound Marketing esse formato é muito utilizado. Com as ferramentas de automação, entregar a mensagem certa, para as pessoas certas, na hora certa é muito, mas muito mais fácil.

Mais vivo do que nunca, você vai usar esse formato para divulgar os materiais do blog, que falamos acima, para entregar os materiais ricos que vamos falar mais abaixo e para criar relacionamento com o seus públicos.

IMPORTANTE: para que o e-mail marketing não se transforme em um span, você tem que ter conhecimento dos gostos e preferências dos diferentes públicos. Afinal, de nada vai adiantar se a empresa de viagem mandasse para o casal que quer viajar na lua de mel, opções de viagens para fazer sozinho, né?

3 – Redes Sociais.

A queridinha de muitas empresas, as redes sociais podem e devem ser melhor trabalhadas para que consigam ser efetivas na estratégia de Inbound Marketing. A ideia principal é postar coisas que desperte o desejo de compartilhamento nas pessoas. E como faz isso? Parecemos repetitivos, mas a dica é a mesma: sabendo do que o seu público gosta.

Desde conteúdos educativos, até os divertidos, tudo pode ser conteúdo para chamar a atenção dos públicos. Conhecer as ferramentas que as redes sociais dispõem é um bom caminho para buscar a interação do usuário. Quer ter algumas inspirações, dá uma clicada aqui que temos algumas dicas de conteúdos para você.

4 – Materiais ricos

E-books, infográficos, webinars (palestras, conferências ou chats realizados online) são exemplos de materiais que despertam o interesse das pessoas. A ideia principal dos materiais ricos em Inbound Marketing é deixar o público alvo mais informado, para que na hora da escolha, tenha a sua empresa como referência.

Para se tornar ainda mais atrativo, invista em formatos variados, use e abuse da criatividade. O importante é chamar a atenção, virar autoridade e monetizar seus conhecimentos, convidando as pessoas a baixar o conteúdo ou inscrever-se nos bate-papos

O que achou dessa estratégia de marketing? Nós acreditamos que, em um mundo cada dia mais conectado, criar estratégias digitais de divulgação será necessário para as empresas sobreviverem no mercado. Por falar nisso, como a sua empresa tem atuado nesse sentido? Precisa de ajuda? Fala com a gente, temos ótimas ideias e excelentes experiências.

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